5º Seminário Meio Ambiente e Cidadania do Hoje em Dia

Debater questões ligadas ao meio ambiente, divulgar iniciativas sociais de preservação da natureza e propor caminhos e ações de desenvolvimento sustentável são os principais objetivos do Seminário Meio Ambiente e Cidadania.
O seminário já se firmou na agenda de eventos da cidade que marcam as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Desde a primeira edição, o evento tem mantido recorde de participação, contando com a presença de caravanas do interior do estado.
Em 2006 mais de 400 pessoas, entre ambientalistas, estudantes, autoridades e outros profissionais, prestigiaram o evento.
Este ano, o seminário foi ampliado e terá um bloco noturno com o tema “Aquecimento Global”, e vai atender aqueles que não podem participar durante o dia em função do trabalho ou de outras atividades.
5ª Edição do Seminário Meio Ambiente e Cidadania
Data: 12 de junho 2007
Local: Auditório da CDL – Av. João Pinheiro, 495 – Belo Horizonte – MG
Proposta de temas/programaçã o:
09h00 – Abertura/mesa autoridades
10h30 – 1º Bloco

– Tema: Saneamento Básico: Copasa na Bacia do Rio das Velhas
Palestrante: Valter Vilela – Superintendente de Meio Ambiente da Copasa
Currículo do palestrante: Engenheiro civil com especialização em engenharia sanitária na UFMG e especialização em engenharia econômica pelo INEA. Superintendente da COPASA deste 1983, sendo desde 1990 gerente da Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente-SPAM. Conselheiro do COPAM – Conselho Estadual de Meio Ambiente- desde 1989, presidiu a Câmara de Recursos Hídricos de 1990 a 1998. Atualmente representa a SEDRU – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana na Câmara de Infra-Estrutura e no Plenário do COPAM. Atualmente representa a COPASA no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, nos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco, Paraopeba e rio das Velhas.
12h00 – Intervalo

14h00 – 2º Bloco
– Tema: Pneu – reutilização e responsabilidades.
Apresentação do Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis e a criação da Reciclanip.
Palestrante: Álvaro Greenhalgh, Gerente Geral da RECICLANIP e diretor da ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneus.
Currículo do palestrante:
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e cursando atualmente o MBA em Logística Empresarial, Álvaro Greenhalgh iniciou sua carreira na área de Aviação da Esso Brasileira de Petróleo. De 1998 a 2004, foi responsável pela gestão operacional da área de Logística da Unidade Gerdau de Divinópolis – MG, e posteriormente foi promovido, assumindo a gestão de Logística da Unidade Gerdau de São José dos Campos – SP. Em 2006, assumiu a Gerência Geral da Anip e, mais recentemente, da Reciclanip.

16h00 – 3º Bloco
– Tema: Árvores nas Cidades.
Palestrante: Vergilius Maro Clemente
Currículo do palestrante: Engenheiro Florestal formado pela Universidade Florestal de Viçosa, atualmente é Gerente de Conservação e Recuperação do Cerrado e da Caatinga, pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas.
– Tema: “Perspectivas para a Arborização Urbana no Brasil”
Debatedor: Pedro Mendes Castro – Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

Currículo do Debatedor: Engenheiro Agrônomo – Universidade Federal de Viçosa, 1983. Especialização em Gestão de Recursos Hídricos – Universidade Federal de Viçosa, 1997. Arborista Certificado pela International Society of Arboriculture. Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, período de 2006 a 2007. Atividades Profissionais: Extensionista da EMATER – MG até 1986; Engenheiro da Superintendência de Meio Ambiente da Cemig até 1997; Coordenador de Meio Ambiente da Cemig Distribuição e Comercializaçã o a partir de 1997.
Mediador: Sérgio Kochi – Engenheiro Florestas – Diretoria de Desenvolvimento e Conservação Florestal / IEF – Instituto Estadual de Florestas.
Currículo do Mediador: Engenheiro Florestal, formato pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, atualmente é Analista Ambiental pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas.

19h00 – 4º Bloco
– Tema: Aquecimento Global – Mudanças Climáticas, mitos e verdades.
Palestrante: Ruibran Januário dos Reis – coordenador do Centro de Climatologia MG Tempo Cemig/Puc Minas.

Currículo do palestrante:
Formado em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Foi pesquisador do Centro Técnico Aeroespacial – CTA ;
Fez os créditos de mestrado no ITA, com defesa de Tese pela Universidade Federal de Minas Gerais em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
Possui inúmeros artigos publicados em Congressos, revistas nacionais e internacionais;
Meteorologista da Cemig;
Doutor pela PUC Minas;
Professor de Climatologia dos cursos de graduação e mestrado da PUC Minas;
Meteorologista da Itatiaia e da Rede Globo;
Coordenador do MG tempo.

Inscrições Gratuitas
Sujeita a lotação do auditório
Todos receberão certificado de participação no evento.

Para confirmar sua participação envie os seus dados pessoais, nome completo, telefones de contato, cidade, email, informando ainda o interesse no evento (trabalha no setor, interessa pelo Meio Ambiente, estuda o assunto, etc), para o endereço marketing@hojeemdia .com.br
Você receberá a confirmação de sua inscrição no email indicado.
Maiores informações: (31) 3236.8039 ou 3236.8146

http://www.hojeemdi a.com.br/ seminario/

Posts Relacionados

Deixe uma resposta