A certificação digital garante as transações contábeis e comerciais

Hoje passei por uma situação que me deixou muito orgulhoso. Fui até ao representante do Serasa Experian em Belo Horizonte para cadastrar a minha empresa no CNPJ Digital. Foi um processo muito simples, rápido e seguro. A partir de agora todo o relacionamento com a Receita Federal irá me cobrar (ou melhor, do meu contador) esse cartão e senha de autenticação. Em um futuro próximo cada cidadão também terá que passar por esse processo.

O certificado digital é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com presunção de validade jurídica.

Imagine-se na seguinte situação: você está em uma viagem de negócios e precisa enviar documentos sigilosos à matriz de sua empresa. Dada a distância, o jeito mais rápido de fazer isso é utilizando a internet.

No entanto, se você optasse por enviar esses documentos em papel, certamente os assinaria à caneta para comprovar a autenticidade e a sua responsabilidade sobre eles. Além disso, provavelmente utilizaria um serviço de entrega de sua confiança e o instruiria a deixar os documentos apenas com a pessoa ou o setor de destino.

Mas, como colocar em prática essas medidas quando se usa documentos eletrônicos? Digitalizar sua assinatura através de um scanner não é uma boa ideia, afinal, qualquer pessoa pode alterá-la em programas de edição de imagem. Enviar os documentos sem qualquer proteção via e-mail também tem seus riscos, já que alguém pode interceptá-los. O jeito então é utilizar uma assinatura digital.

Em Bom Despacho a ACIBOM, Caixa, Correios, também fazem esse trabalho de certificação digital. Aproveite e não deixe para a última hora. O futuro das transações contábeis e comerciais de pessoas físicas e jurídicas vai passar por esse processo.

Rápidas e Rasteiras:

Cidadania e Liderança: estamos articulando um curso para formação de líderes comunitários. Voluntários são bem-vindos. Enviem seu currículo para o contato desta coluna.

Nutribom: empresa de nossa cidade que atende a toda região na comercialização de produtos agropecuários. Destaca-se pela vasta experiência no setor e na qualidade de seus produtos e em seu atendimento. Suas novas instalações na Avenida das Palmeiras com Avenida Rio Branco já se encontram em fase de acabamento que oferecerá a seus clientes mais conforto. Aos proprietários e colaboradores, na pessoa empresa do Mozar Lúcio Costa, nossos parabéns.

Conferência do Rotary: neste final de semana acontece na cidade de Montes Claros a conferência distrital do Rotary (distrito 4760). Bom Despacho está muito bem representada pelo 2 clubes, o Rotary Bom Despacho e o Rotary Bom Despacho-Arraial. A todos participantes votos de sucesso no evento.

Registre-se: parlamentar que perdeu eleição extemporânea em cidade do Vale do Aço vai aparecer por aqui pedindo votos.

Onda UNIPAC: entrega da premiação para os ganhadores das melhores redações e trabalhos de iniciação científica apresentados na Onda será sobre a Lei antifumo e dos trabalhos de iniciação científica apresentados durante realização da Onda, acontecerá no dia 09/06, no hall de entrada, às 20h40 (durante o intervalo).

Ressaca: esta semana a coluna ficou de ressaca, devido a tanto feriado (1 de junho e Corpus Christi) mas semana que vem voltamos com mais novidades e notícias!

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta