Ações locais promovem o conhecimento e cultura em nossa cidade
Até o final do ano teremos importantes eventos em Bom Despacho para a promoção do conhecimento, cultura arte e história. Esses acontecimentos agitam a cidade, o comércio, trazem hóspedes para os hotéis, clientes para restaurantes, favorecem a venda de artesanato local, tudo isso devido à iniciativas importantes para o desenvolvimento do município.

Em maio teremos a partir do dia 3 a ONDA, movimento acadêmico promovido pela UNIPAC Campus Bom Despacho, recheado de palestras, workshops, mini-cursos e apresentações acadêmicas. Esse evento envolve todos os cursos da instituição, passando desde as engenharias, cursos da área social, administração e saúde, ou seja, é a promoção universal do conhecimento em contato com a comunidade bom-despachense. Acontecerá até dia 7 e seu objetivo é promover a interação com profissionais que atuam no mercado de trabalho e contribuir para a formação holística da comunidade acadêmica. O evento se destina a todos os alunos e professores da UNIPAC, egressos, alunos de outras instituições de ensino e demais pessoas da cidade.

Programação Principal:

03/05 – Onda Cultural
19h – Lançamento do Núcleo de Carreiras – Palestra com Waldez Ludwig – www.ludwig.com.br
21h – Espetáculo com o Grupo de Dança “Primeiro Ato” – www.primeiroato.com.br

04/05 – Onda Universitária
Palestras, mini-cursos, workshops e mesas-redondas;

05/05 – Onda Científica
Apresentação de pôsteres e comunicação oral;

06/05 – Onda Profissional
Palestras, mini-cursos, workshops e mesas-redondas;

07/05 – Onda Acadêmica
Capacitação do corpo docente.

Já em junho, entre os dias 01 a 06 de junho acontecerá o II Festival de Inverno, terá como atração musical principal a apresentação do músico Flávio Venturini e Banda na Praça de Eventos no dia primeiro (aniversário da cidade). Após homenagear os reinadeiros em sua primeira edição, a 2ª edição destaca a importância dos ferroviários para o desenvolvimento do município. Este ano, além de duas apresentações musicais diárias na Praça da Estação, também serão oferecidos diversos mini-cursos com direito a certificado, workshops diversos, festival de papagaios, mostra de cinema, apresentação de peça teatral, oficina de produção de vídeos, curso de fotografia, passeio ciclístico-turístico, campeonato de skate, dança, tai-chi-chuan, entre outras atividades – todas gratuitas.

As feiras de pedra, cachaça e artesanato têm previsão para acontecer no 2º semestre, juntamente com a exposição agropecuária. Oportunidades não faltam.

Fonte: Portal da Prefeitura de Bom Despacho e website da UNIPAC Campus BD.

Rápidas e Rasteiras:

Retaliação à China eleva produção de calçados em Nova Serrana: o polo calçadista de Nova Serrana comemora a redução da entrada de calçados chineses, reforça a linha de produção e cria oportunidades para trabalhadores com mão de obra qualificada. A região pode abrir 2 mil vagas de emprego este ano. “É que vinha muito tênis da China, sendo que o calçado esportivo é o forte de Nova Serrana. Agora, vamos poder reconquistar esse espaço. Projetamos aumentar a produção em 10% este ano, em comparação com 2009. A geração de emprego crescerá na mesma proporção”, diz o vice-presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova), João Sebastião Neto. Dono da Calçados Alvorada, ele é um exemplo do que já ocorre na cidade. Tem 36 funcionários, contratou seis este ano e abrirá outros quatro postos até junho, quando começam os trabalhos para atender os pedidos de fim de ano. “A medida antidumping nos beneficiou diretamente”, afirma.

Escola Criativa: atendendo a convite dos alunos da Escola Criativa o Vereador Ricardo Alvarenga e um dos presidente da Associação Comunitária dos Bairros São José e outros, Sr. Milton, compareceram à escola para um debate com os alunos sobre a questão do “lixão”, coleta seletiva e os trabalhos desenvolvidos pela associação de moradores.Parabéns a diretoria, professores e colaboradores pela iniciativa,pois isso desperta desde cedo em nossos jovens a impotância de debatermos temas importantes para a coletividade.

Turma do Pedal: está crescendo o número de adeptos ao ciclismo em nossa cidade. Nesse último domingo estiveram em Pitangui. Veja os principais resultados: Bruno(terceiro na Sub-23); Caio(primeiro na Sub-30); Orlandão(sexto na sub-50); Gil(sétimo na sub-50); Titão(último na sub-45 e ainda ficou perdido).

Desenvolvimento Econômicio: deu entrada na última reunião da Câmara Municipal um projeto de lei que trata da Política Municipal de Desenvolvimento Econômico.Sem dúvida nossa cidade, como já referimos aqui em matérias anteriores, necessita de uma política voltada para esse tema. Esperamos que os vereadores aprovem rapidamente para que seja colocado em prática ações objetivando nosso desenvolvimento.

Sindicato Rural: tem desenvolvido um importante trabalho na luta pela melhoria das condições dos produtores rurais, essa classe tão importante para o desenvovimento de nosso País. Parabenizamos ao Dr. Paulininho atual presidente e a todos os integrantes desse movimento que continuem nessa árdua batalha.

Copa Mineira de Rally de Regularidade: disputa realizada em Betim, no sábado, dia 24, contou com 48 carros. Resultado oficial sairá no dia 2 de maio por causa de uma pane no sistema de apuração. Durante mais de cinco horas 48 carros (“jeeps”) percorreram um trajeto de aproximadamente 100 quilômetros composto por áreas rurais e urbanas. No caminho, paisagens como a represa Várzea das Flores, montanhas e o Rio Paraopeba. Entre os desafios encontrados pelos competidores balaios, trilhas rápidas, estradas de terra e travessia de rio. Essa foi a primeira das sete etapas que compõem a Copa Mineira de Rally de Regularidade 2010. A próxima etapa vai ser disputada em Bom Despacho, região Centro-Oeste de Minas Gerais, no dia 22 de maio. O campeonato está previsto para terminar em Piumhi, também no Centro-oeste, no dia 13 de novembro.

27º Congresso Mineiro Mineiro de Municípios: consolida o conceito de gestão pública permanentemente, criando uma agenda sobre o tema e envolvendo municípios, prefeitos e agentes políticos na melhoria da gestão municipal. O tema da 27ª edição “Gestão e Tecnologia” condiz com a filosofia da AMM que tem, como alguns de seus norteadores, a gestão eficiente e de resultados, a tecnologia fomentadora, a potencialização das informações e a melhoria da qualidade da administração pública. O foco é a promoção do desenvolvimento mediante a reversão de quadros de déficits orçamentários, da reorganização e modernização do aparato do município. Irá acontecer entre 04 e 06 de maio, mais informações em http://www.amm-mg.org.br/congresso.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta