Biblioteca Municipal brilhou com sua Exposição de Livros
Quando me propus a toda semana contribuir com o JORNAL DE NEGÓCIOS, escolhemos à época como tema assuntos de empreendedorismo, negócios e engenharia, todos como pano de fundo a cidade de Bom Despacho, seu povo, cultura e história.

Não canso de falar e sempre que tenho oportunidade volto com esse pensamento: não iremos desenvolver nossa cidade, Estado e País, sem que tenhamos fortes incentivos à Educação. Deixa-me triste ver que os professores precisam fazer greve para conseguirem o que já lhes é de direito, mais triste ainda ao ver a miséria que recebem mensalmente. Falta-nos visão de futuro, se não plantarmos boas sementes em bons terrenos férteis, não vamos ter uma população consciente, que saiba votar em bons cidadãos para nossos governos e fazer valer seus direitos.

Meu primeiro contato com Monteiro Lobato foi com a série “Sítio do Picapau Amarelo”, depois conheci livros dele como “Cidades Mortas”. Agradeça a minhas professoras que me apresentaram este grande escritor e grande também como cidadão, foi um verdadeiro exemplo de homem de bem, lutou pelo nosso petróleo e deixou-nos a célebre frase: “um país se faz com homens e livros”.

A Exposição Itinerante-Monteiro Lobato: vida, realidade e sonho foi enviada pela Superintendencia de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, que tem como objetivo incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes através do universo de Lobato. A exposição ocorreu durante todo mês de abril, com mais de 1000 visitantes. Houve apresentação de teatrinhos das escolas Cel. Praxedes, Egídio de Abreu, Novo Ser e Raio de Sol, um seminário elaborado pela professora Maria do Socorro e suas alunas de pedagogia da UNIPAC, e ainda contação de estórias pelas colaboradoras Aline, Clélia, Giselda, Heloisa, Maria Helena, Sheila e Zilvane. Segundo a Ada Azevedo, o sucesso se deu pela participação de todos. Parabéns a todos que puderam fazer com que esse evento viesse a ocorrer, vamos aguardar por mais exposições como essa, serão importantes para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

Rápidas e Rasteiras:

Energia solar: foi muito oportuno o informe publicitário da última semana sobre aquecedor solar. Desde a época de faculdade que sou um incentivador do uso desse tipo de energia, barata, limpa e que rapidamente traz o retorno do investimento. Atualmente existem “kits” e tubulações preparadas que podem ser facilmente adaptadas a qualquer tipo de residência ou empresa que queiram fazer uso em seus banheiros e vestiários. Parabéns a Vidromat que tem incentivado o seu uso. O José Márcio (Dengo) foi nosso padrinho de formatura no Colégio Tiradentes em 1994, e vem desde então, junto com sua família, conduzindo os negócios em nossa cidade. Abaixo, foto de uma visita que fiz a Enalter em novembro de 1997, na ocasião pesquisando sobre o tema.

Comunidade da Extrema: o povoado da Extrema caracteriza-se pela luta de um povo ordeiro em prol das atividades rurais predominantes naquela região. Recentemente com a ajuda de diversas pessoas fizeram uma bela reforma na Igreja, dignificando aquela comunidade.Aguarda anciosa o asfaltamento prometido, bem como a construção de uma Praça para compor com a bela Capela. Nosso abraço e apoio a todos comunidade.

Secretaria de Saúde: nossa coluna recebeu com tristeza a saída da Dra. Joice da secretaria de saúde. Como noticiamos aqui, diversos benefícios estavam sendo implementados pela secretaria buscando maior transparência e eficiência nos serviços prestados. Esperamos agora que seu (ua) substituto (a) dê sequencia ao trabalho que estava sendo desenvolvido.

Novo Uno: estive com o gerente de marketing e pesquisa de comportamento do consumidor da FIAT na semana passada. O novo Uno foi todo estilizado discutindo conceitos de design e conforto por meio de pesquisas realizadas em mais de 80 cidades do Brasil, ou seja, um carro fabricado por brasileiros para o gosto dos brasileiros.

ETE da Codevasf/Copasa: esta semana pude conversar com algumas pessoas que me disseram que as obras da ETE retornaram após acertos de projeto e liberação de área para a passagem de conectores. Essa obra é importante para a despoluição do Rio São Francisco.

Operário Futebol Clube: está se preparando para o campeonato municipal. Já promoveu algumas melhorias no seu estádio, a prefeitura vem contribuindo, a Associação de Moradores dos bairros São José e outros fechou uma parceria para ajudar o clube. Nossos cumprimentos a toda diretoria e sucesso no campeonato, basta se espelharem no Flamengo/RJ e no Cruzeiro/MG que o sucesso é garantido.

Programa Lalá Remix: sábado, dia 07, à noite, estarei acompanhando pessoalmente a apresentação do programa na Rádio Nova Veredas. Ouça na sintonia 89,3 FM, a partir das 20horas.

Alô da semana: grande abraço para o Fabinho (João Alves) que trabalha na Maxvinil e para o Dr. Alisson Melo Franco, advogado e contador em nossa cidade.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta