531585_494705407263624_1172186988_n

Matheus e uma manhã de aprendizado

Percebe-se claramente que os países que investem em Pesquisa e Desenvolvimento conseguem maiores resultados em suas Economias do que aqueles apenas “usuários” dos resultados dessas instituições. Gerar tecnologia e soluções para problemas simples em nossas Indústrias, Fazendas, Escolas, Empresas de Serviços, enfim, em qualquer ambiente de trabalho, faz com que custos diminuam, a sustentação inteligente do negócio seja promovida e cria-se um ambiente de criatividade e auto-motivação.

A cidade de Bom Despacho tem totais condições de receber um centro de pesquisa de aplicação de soluções baratas para melhoria de todos os negócios existentes. Existe inclusive linha de financiamento das competências Estaduais e Federais que apoiam iniciativas como essa sugerida. Para que esse sonho, que se aflora e já despertou interesse em algumas pessoas na cidade, possa ocorrer, é necessário uma entidade (ou grupo delas) que abrace a causa e saiba reunir os problemas, encontrar quem possa trazer soluções e é claro implantar essas soluções.

Somente temos a ganhar. Pensem no seguinte: uma escola que a noite possa ser um local de encontro para debater os problemas de drogas e violências na cidade, uma empresa que tenha frota de veículos com uma escola para mecânicos, uma empresa de automação de segurança residencial ou de reparo de aparelhos eletrônicos que crie uma escola de técnicos em eletro-técnica, as possibilidades são muitas, o sonho pode se tornar realidade com a ajuda de toda a sociedade.

Pense nisso e bons projetos!

PS: a foto do garoto acima foi tirada em oficina realizada com crianças na manhã de Domingo da Ação Rotária

 

 

Painel

Opinião do Especialista

Psicologia Organizacional: entre a visão e o resultado

Recebi alguns e-mails pedindo que fosse discutido sobre a colaboração que a psicologia pode trazer para as empresas e comércio em geral. As contribuições são muitas, já que trabalha com os recursos humanos da empresa. Por melhor que seja o produto ofertado sem funcionários ou clientes nenhuma empresa evolui e consegue seus objetivos.
Vamos falar um pouco de atendimento nas empresas que é o diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. Todo mundo sabe que um alto nível de atendimento resulta em satisfação e retorno de clientes, gerando crescimento nos negócios. Atendimento de baixo nível, geralmente, resulta em insatisfação, evasão de clientes e negócios que fecham tão rapidamente quanto abriram.Sam Walton, proprietário da rede de supermercados Wal-Mart, disse em reportagem: “Há apenas um chefe e se a pessoa lustra sapatos para viver ou se dirige a maior corporação do mundo, o chefe permanece o mesmo. É o cliente! O cliente é a pessoa que paga o salário de cada um e é quem decide se uma empresa será bem sucedida ou se irá falhar. De fato, o cliente pode demitir qualquer um em uma empresa, desde o presidente até as funções mais simples e ele pode simplesmente ir gastar seu dinheiro em algum outro lugar..”
O bom empreendedor consegue ver isso claramente e investem no treinamento e acompanhamento de seus funcionários. Para eles, de nada adianta uma empresa ter excelentes produtos se as pessoas que interagem com ele não refletem essa mesma excelência.Profissionais que lidam com clientes precisam se esforçar para apresentar certas qualidades. Os clientes gostam de cortesia e educação; de empresas que podem atender suas necessidades e de receber atenção adequada. Também é muito importante para profissionais que trabalham em atendimento ter toda a informação necessária sobre o produto ou serviço. Prestadores de serviço que respondem “eu não sei” ou “não é assunto do meu setor” não são bem aceitos por clientes.
Desenvolver a excelência no atendimento é desenvolver a excelência naqueles que atendem. O treinamento é uma ótima opção para desenvolver comportamentos necessários nos funcionários,  gerando o bom andamento do trabalho, atitudes proativas e inovadoras, melhorando assim, o  espírito de equipe e  criatividade.
Para ter lucro uma empresa precisa ter clientes satisfeitos que comprem seus produtos e/ou serviços e, divulguem a sua satisfação para outras pessoas. Para ter clientes satisfeitos, a empresa deve atender com qualidade e  saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve-se ter pessoas qualificadas atendendo. Para os grandes empreendedores, o treinamento  não é somente despesas, mas sim um precioso investimento, seja na organização como nas pessoas que nela trabalham.
.
Abraços.
Fale com o Especialista: Cláudia Mara Pessoa – psicologajornal@yahoo.com.br
.
Semana do Rotaractiano: terminou com grande sucesso de público e qualidade nos eventos. Parabéns a todos os companheiros do Rotary e do Rotaract, bem como os voluntários das ações sociais prestadas.
.
Mototaxi: retrocesso, é a palavra que defino essa ideia maluca de transformar Bom Despacho em Nova Delhi (cidade da Índia onde o trânsito é uma loucura). Já imaginaram a quantidade de irregulares que irão aparecer? Acidentes de moto deixam sequelas, como você vai permitir que seu filho ou esposa andem na garupa de motoqueiros malucos ?
.
Tráfico de drogas: a coisa anda feia, para acabar de uma vez com esse mal que acomete nossa cidade são necessários 3 números: 181. Trata-se do telefone do Disk Denúncia, se você suspeitar do seu vizinho, atividades estranhas próximas do seu trabalho, na zona rural próxima de Bom Despacho, não pense duas vezes, anonimamente denuncie.
.
Atividade do Leo Club:As instituições LEO Clube Bom Despacho, Grupo escoteiro e Demolay realizaram um dia de lazer para as crianças no engenho do ribeiro,com varias oficinas,como musica,brinquedos de garrafa pet,e jiu jitsu,proporcionando mais conhecimentos as crianças e lazer..
Foi realizado durante um dia de domingo numa escola com mais de 50 crianças..O projeto teve resultados satisfatórios e tem como proposito ser realizado esse ano novamente…
482810_532626243448415_413223666_n
Oficina com as crianças no Engenho do Ribeiro – Distrito sede do Município de Bom Despacho
.
Projetos para Aterro Sanitário e Aproveitamento de Resíduos: no dia 8 a Secretária de Meio Ambiente, Engenheira Beliane Xavier, recebeu os alunos de Pós-Graduação de Engenharia de Planejamento do Ietec. A visita foi conduzida pelo Engenheiro Civil Roberto Jota, na oportunidade os alunos apresentaram um questionário que serviu para a pesquisa dos seus trabalhos técnicos de final de curso. A Secretária Beliane os recebeu muito bem e respondeu a todas as perguntas. Os projetos dos alunos irão produzir insumos necessários que poderão ser empreendidos em Bom Despacho: fábrica de resíduos e aproveitamento de restos de obras para a construção civil e também o projeto de extinção, readequação do espaço atual e criação de novo aterro sanitário para a cidade. Os projetos finais serão apresentados em abril deste ano em Belo Horizonte e a Secretaria de Meio Ambiente receberá todo o apoio caso queira implantá-los ou apoiar a iniciativa privada na condução dos mesmos.
Da esquerda para direita Técnico Alexandre, Engª Viviane, Engº  Gilmar, Beliane Secretária  Meio Ambiente da Cidade de Bom
Alunos Alexandre, Viviane e Gilmar (esquerda da foto), Secretária Beliane Xavier (centro), alunos Guilherme e Roberto Jota (direita)
.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta