Chefe ou Líder: qual você quer ser? 

Vamos deixar claro desde o início que chefe e líder, no exemplo deste artigo, têm conotações de comportamento e não posicionamento hierárquico ou de responsabilidades dentro de uma empresa, organização ou entidade pública ou privada. Nesse contexto, o chefe é aquele indivíduo que, inicialmente atribuídas responsabilidade de conduzir um grupo de outros profissionais, age de forma muitas vezes agressiva, intolerante, repugnante e arbitrária. Foca nos resultados e não na harmonia da equipe. Por outro lado, ainda dentro desse afã de encontrar um significado para a pergunta título da matéria, líder é um profissional que, junto com a equipe, trabalha em prol dos resultados, está presente no dia a dia das decisões, acerta e erra junto com os seus parceiros de trabalho.

Uma coisa é certa: liderança e chefia são conceitos muito discutidos nas teorias organizacionais modernas e as empresas, bem como os profissionais, enfrentam esse dilema quase que diariamente.

Pense nisso e bons projetos!

Painel 

100 dias da Câmara Municipal: 
Renovada em mais de 65% (Dr. Fernando, Zé Ivo, Maurício do IMA, Robertão Cordeiro, Keké, Mauro do Cintico), a Câmara Municipal de Bom Despacho, junto da experiência dos vereadores reeleitos (Roberto Gontijo, Pedro Paula e Ricardo Alvarenga), iniciou a 23ª legislatura elegendo seu presidente, o médico pediatra Fernando Becker Lamounier. Este adotou como lema para a “Casa do Cidadão” a independência do Poder Legislativo, transparência e bom atendimento ao cidadão.
Durante esses quase 4 meses, além de diversas mudanças administrativas implementadas pela atual Mesa Diretora, vários projetos foram debatidos, aprovados e/ou tiveram iniciada sua discussão, tais como: Plano Diretor; Lei que regula a exploração do serviço de táxi; Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de listagem de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública do município; Lei que autoriza o Poder Executivo a criar o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar, etc?
E, com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população, a Câmara dará início às reuniões itinerantes, iniciando na próxima semana, dia 29, com a reunião itinerante no Distrito do Engenho do Ribeiro.
Acompanhe os trabalhos da Câmara Municipal e dos seus vereadores, pessoalmente, participando das reuniões todas as segundas-feiras às 19 horas, ou através do site wwww.camarabd.mg.gov.br ou wwww.facebook.com/camarabd

A importância da família na vida escolar do filho
A escola é um grupo social muito importante no qual a criança está inserida. Quando vem para a escola ela já traz consigo uma série de experiências pessoais que compartilha com os demais.
Nesse contexto, é fundamental a participação e envolvimento da família na vida escolar do filho. É necessário que haja um esforço conjunto da escola e da família para que resulte em bom desempenho escolar.
É importantíssimo que essa relação seja baseada no respeito mútuo. Cabe aos pais ensinar os filhos a respeitarem os profissionais de ensino e, à escola, o respeito às diferenças individuais e familiares.
Quando os pais são envolvidos o aluno se torna comprometido com seus afazeres e compromissos escolares. Para que haja bom envolvimento da família, os pais ou responsáveis devem sempre comparecer às reuniões escolares ou quando solicitados.
Acompanhar e reservar um horário e ambiente adequado para o momento das lições de casa. Acompanhar o que o filho está estudando e o boletim escolar é uma obrigação dos pais. Estimular o filho a se dedicar nas tarefas escolares. Ter livros em casa e ler para o filho são boas estratégias que contribuem para sucesso escolar.
Simeia Rodrigues Pinheiro e Caldeira – Psicóloga – Escola Coronel Praxedes

ABAP a partir de maio 
Na próxima semana vamos trazer em cada coluna o trabalho da Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção. Aproveito para agradecer a participação da Escola Coronel Praxedes, o envio semanal de textos e fotos pela diretora Perla e suas colaboradoras. Foi muito importante e enriquecedor.

Propagandas do Governo 
Anastasia e sua equipe intensificaram propagandas no rádio e TV para mostrar seus projetos. O eleitor e cidadão não é bobo, sabe diferenciar armação eleitoreira de resultados. Como acreditar em algo que não vivencia? Fica a preocupação! Como diz um movimento no Facebook: “quero morar nas cidades das propagandas do Governo de MG!”.

Como a energia solar pode mudar sua vida? 

A aplicação de sistemas fotovoltaicos no cotidiano do cidadão brasileiro já é uma realidade. Recentemente, recebemos algumas consultas de pessoas que estão se antecipando e criando os seus próprios projetos de geração de energia através de painéis fotovoltaicos.
Alguns demandavam orientação sobre o projeto ideal para sua realidade, buscando solucionar dúvidas sobre o tipo e a quantidade de painéis que deveriam ser utilizados no sistema que eles próprios haviam concebido para gerar sua própria energia.
Hoje, gerar sua própria energia pode ser uma interessante opção para o negócio de qualquer empreendedor ou usuário que queira autonomia, sustentabilidade e independência do seu negócio neste item tão relevante na matriz de custos de qualquer negócio.
Para uma residência, indústria ou comércio, pode-se conceber um projeto que atenda a necessidade de consumo de cada tipo de cliente devido à extrema flexibilidade, facilidade e rapidez de instalação dos painéis fotovoltaicos.
Na Europa e no Canadá, bem como em outros países, o uso desta tecnologia já é difundido e aplicado em diversos segmentos de negócios, trazendo os benefícios de auto sustentação na geração de energia para o usuário local, incluindo incentivos fiscais e até a compra da energia gerada pelo cidadão comum em diversas regiões do mundo.
Fale com o especialista: Engenheiro Edvaldo Laudares – edlaudares@gmail.com

Posts Relacionados

Deixe uma resposta