É comum na nossa primavera tropical as chuvas ao final da tarde. O dia começa claro, repleto de luz. Quando chega a tarde nuvens aparecem e começam a ficar escuras. Um pingo dágua, vários deles, chuva! Vai passar, rapidinho, sem pressa, a Natureza sabe o que faz.

Chega a idade. Responsabilidades começam a despontar com mais força. Seja a entrada para o ensino médio ou ir para a faculdade, qual caminho seguir? Quais escolhas fazer? Hoje quero pensar mais além, imaginar um cenário melhor e mais seguro. Fazer um curso técnico? Fazer a faculdade indicada por amigos e família? Qual é o caminho?

Em se tratando de curso técnico é uma opção importante, principalmente para aqueles com seus 14 ou 15 anos e já pensam rapidamente entrar no mercado de trabalho ao final dos estudos. Área de saúde, administração e engenharia sempre demandam bons técnicos. Acabam trazendo outras oportunidades como concursos públicos que precisam deste tipo de profissional. Particular ou Público? O que vou te dizer é algo muito bom: existem vagas que não são preenchidas no ensino proporcionado pelo Governo. São cursos reconhecidos e de qualidade, vai exigir um estudo para passar no vestibular.

Olhando a faculdade. Sempre fica uma dúvida tríplice: atender demandas do mercado, nossos sonhos ou aquilo que amigos e parentes querem. Particularmente vou buscar sempre meu sonho, ele tem a ver com minhas habilidades. O que vale um bom historiador se ele queria ser geógrafo e vive sofrendo pela escolha errada? Trabalhar sem motivação mata mais que o desemprego. Os caminhos são vários, escolas particulares podem ter financiamento e ofertam bons cursos. Faculdades públicas são mais difíceis de entrar mas trazem boas opções.

Outro dilema: ficar na cidade ou me mudar? Ambos têm seus prós e contras. Mudar vai te trazer novos horizontes, novos amigos, novas experiências (a maioria advindas de muitos apertos). Ficar na cidade tem a comodidade da família, o que poderia trazer mais foco para os estudos e qualidade na formação do futuro profissional.

Chuvas de novembro, elas chegaram…

Sometimes I need some time… on my own
Sometimes I need some time… all alone
Everybody needs some time… on their own
Don’t you know you need some time… all alone

Livre tradução:
Às vezes eu preciso de um tempo… pra mim
Às vezes eu preciso de um tempo… sozinho
Todos precisam de um tempo… para si
Você não sabe que precisa de um tempo… sozinho?

November Rain – Guns’N Roses – Axl Rose – 1991

Posts Relacionados

Deixe uma resposta