A entrevista a seguir foi concedida para a jornalista Hosana Pedroso, do Via Verbo, para o Portal AECWeb, um dos principais sites sobre Engenharia no Brasil. Na oportunidade pude apresentar o conceito de Construtibilidade nos projetos e obras de Construção Civil.

1. Quais os critérios que definem a construtibilidade de um projeto?
A Construbilidade de um empreendimento pode ser definida como as habilidades que dizem respeito à construção que a Construtora e seus fornecedores têm para desenvolver o projeto e fazer dele um sucesso. Construtibilidade é o somatório de experiências e competências que as empresas têm para alcançarem seus objetivos na obra.

Impacto x Custos
Impacto x Custos

2. Quais os passos para alcançar a construtibilidade?
Para que Construtoras alcancem a Construtibilidade é preciso que tenham equipamentos adequados e com manutenção em dia, equipe treinada na frente do projeto e no backoffice, engenharia consolidada e atuante também na obra, gestor da obra com experiência para construir e conduzir o time do projeto. O primeiro passo é mapear as competências e habilidades internas para construir, o que chamamos de know how, mas isso precisa estar presente e bastante claro em todos do escritório a obra.

3. O estudo de construtibilidade cabe ao Gestor de Projetos? Há outras áreas da construtora envolvidas?
O Estudo de Construtibilidade de uma obra diz respeito avaliarmos as metodologias construtitivas a serem empregadas e como a Construtora irá atuar. O Gestor de Projetos participa deste projeto, mas é um trabalho de equipe, que reúne os profissionais experientes desde a fase de Engenharia, passando por Suprimentos, Obra e entrega do empreendimento. Ou seja, outras áreas da Construtora devem estar envolvidas para desenvolver o Estudo de Construtibilidade.

Exemplo de interferência em estrutura
Exemplo de interferência em estrutura

4. Produtividade e eficiência do ciclo de vida do projeto são o principal alvo do estudo de construtibilidade?
O estudo de Construtibilidade deve levar em consideração o foco na metodologia construtiva ou plano de ataque e também na avaliação das condições para a Construtora desenvolver o projeto, ou seja, fazer aquilo que ela sabe fazer de melhor que é construir. Produtividade dos equipamentos e pessoal envolvido e a eficiência em cada ciclo de vida do projeto são indicadores que precisam participar desse estudo e serem considerados na estratégia de construção.

5. Aplicado o conceito de construtibilidade num projeto, é possível dizer que haverá custos menores de construção e redução no cronograma de obras? Tudo isso é mensurável?
Quanto mais se estuda a metodologia construtiva e as condições necessárias para construir, mais se consegue estabelecer uma linha de trabalho que irá favorecer o resultado financeiro do projeto, a qualidade final e atendimento ao cronograma. Será possível também reduzir custos e prazos desnecessários, otimizando o orçamento e o cronograma da obra, para isso a experiência dos envolvidos irá contribuir em muito.

Exemplo de interferência em tubulação
Exemplo de interferência em tubulação

6. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas construtoras que se dedicam ao estudo de construtibilidade de um empreendimento?

A principal dificuldade é conhecer o processo de Construtibilidade, seus detalhes e como pode ser aplicado na construtora. Após vencida esta etapa outro empecilho encontrado diz respeito à organização e difusão do conhecimento adquirido e lições aprendidas de projetos anteriores, pois trata-se de ponto crucial para o Estudo de Construtibilidade.

7. Esse procedimento é usual entre as construtoras?
As Construtoras têm processos de Construtibilidade e fazem isso de maneira orgânica e sem até mesmo perceber. Como a maioria tem o hábito de concentrar o conhecimento e as decisões em poucos colaboradores, principalmente nos Gestores, acabam por realizar esses estudos de maneira pouco sistematizada e profissional. Por isso é possível maximizar as possibilidades de acerto nas obras e assim melhorar os resultados, pelo simples fato de aplicarem Estudos de Construtibilidade em suas obras.

Jornalista: Hosana Pedroso / Via Verbo / AECWeb

Posts Relacionados

Deixe uma resposta