Comunidade e Rede de contatos: parte 4 de 4

O trabalho que pode ser compartilhado flui melhor. A gente deixa de ganhar mais, pois precisamos dividir os louros, mas ele se torna menos pesado, pois os momentos de dificuldade são compartilhados. As boas práticas relativas a desenvolvimento de comunidades de relacionamento são antiqüíssimas, por exemplo: Maçonaria, Sindicatos de Trabalhadores e Cooperativas. No fundo todo mundo quer perpetuar alguma coisa, sejam valores imateriais ou boas condições para propiciar qualidade de vida.

O ser humano não é uma ilha e precisa do outro para se desenvolver. É bem mais fácil aceitar novas oportunidades de trabalho quando conhecemos outros que podem nos ajudar, do que quando estamos só e não conhecemos ninguém com quem possamos contar. Unidos poderíamos ser muito mais. Caso fôssemos mais unidos para tratar dos nossos problemas sociais saberíamos, por exemplo, em quem votar, quais solicitações fazer ao Estado para resolver problemas coletivos, ajudaríamos o outro no momento de desespero, ou seja, todos têm a ganhar.

Há uns 5 anos descobri uma coisa importante: muitas vezes não preciso saber fazer, preciso saber quem sabe. Esse é um dos axiomas para o empreendedorismo, mas é um frágil corrente. Uma aliança de trabalho é algo muito sério e não pode ser estabelecida com qualquer um que apresente animado e disposto a empreender. É um processo lento, gradual e de conhecimento. Confio em quem se demonstrado preparado para realizar a missão que tenho para ele. Confiança não é algo que se pode ter apenas a metade, você confia mais ou menos em determinado produto? Já imaginou confiar mais ou menos em uma marca de pneus? Não existe isso, ou você tem certeza que aquele produto ou serviço lhe atende, ou você não adquire.

Ser corajoso para empreender e buscar alianças é também saber dizer não. Quando as coisas para você vão bem um tanto de gente nos procura querendo beber dessa água limpa e saborosa. Mas, quando as intempéries batem, poucos são os que ficam pára ajudar a limpar a água depois de uma ventania.

Pense nisso: conheça pessoas, estabeleça parcerias, confie, busque validar os votos de confiança, crie comunidades ao redor de um mesmo tema, aumente sua rede de contatos.

Rápidas e Rasteiras:

Dia do Administrador: aprovado na Câmara Municipal, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Ricardo Alvarenga que institui o Dia Municipal do Administrador a ser comemorado no dia 09 de setembro em conjunto com as comemorações do dia nacional. Com o objetivo de fortalecer a presença dos administradores,uma classe de fundamental importância para o desenvolvimento de nossa cidade. Está sendo articulado com o Administrador Eduardo Couto, professor da UNIPAC, o encontro regional de administradores públicos, será uma ótima oportunidade para troca de experiências entre os municípios.

Cooperbom: “em time que está ganhando não se mexe”. Nossos parabéns ao José Antônio Cardoso Cançado (Zé do Nô) e a todos componentes da diretoria pela reeleição à frente desta empresa de destaque estadual no setor do cooperativismo, vocação de nossa Bom Despacho.

Promoção Paróquia São José: contribua comprando um bilhete de R$5,00 e concorra a um Fusca, uma TV e a 3 prêmios de R$1.000,00 em dinheiro a ser sorteado dentro das comemorações dos quatro anos da paróquia de São José.

Padre Paulo Barbosa: homem obreiro, passou por nossa cidade e deixou grandes realizações. Conseguiu unir a comunidade do São José em prol de uma das igrejas mais lindas de nossa cidade.

Copa Internacional de Mountain Bike: nossos atletas de MTB estiveram em Araxá, para participar da Primeira etapa. Os melhores resultados foram de 2 segundos lugares. Caio Melo na categoria Sub 30 e Welington Júnior (Ninho) na categoria Mirim. Parabéns para os dois que realizaram uma corrida com muitas ultrapassagens arrojadas e para os demais participantes da Equipe Metal Bike Racing.
[FOTO em anexo ao e-mail]

Cicloromaria: na noite de quinta-feira Santa, tivemos a tradicional Pedalada Noturna, até o tumulo do Padre Libério em Leandro Ferreira.

Samonte: empresas de Bom Despacho estão descobrindo o mercado de Santo Antônio do Monte, que sempre foi dominado por Divinópolis, em breve trarei um relato mais completo.

Parabéns: o meu abraço é para o Anderson da Frango & Cia, que aniversariou dia 24, muita paz e saúde, que continue sempre assim, trabalhador e amigo.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta