Copa 2010: oportunidades em alta

Toda a mídia fica explorando os eventos de 2014 e 2016 no Rio, mas parece que estão esquecendo da Copa da África do Sul ainda este ano. A abertura oficila está programada para 11 de junho e os nossos colegas sul-africanos estão correndo com as obras de infra-estrutura e adequação, mas o País do Futebol precisa se mobilizar e aproveitar as oportunidades.

Como um comerciante ou empresário, ou até mesmo empreendedor individual, que reside no interior do Brasil pode lucrar com tudo isso? As oportunidades são muitas, quero hoje explorar algumas que mais me chamaram a atenção, vejamos:

1-     Fabricar bandeiras do Brasil e camisas de torcida: já pensou a quantidade de gente querendo ter uma bandeira de cada time que vai à Copa 2010? Principalmente a nossa bandeira? Podemos pensar o mesmo para camisas de torcidas organizadas. Apenas um lembrete importante: a Bandeira Nacional não pode ser estampada e utilizada em roupas e qualquer vestimenta.

2-     Organizar encontros de amigos em bares pela cidade: não quero dizer “bebedeira”, quero falar aqui de uma sugestão para os donos de bares, restaurantes e trailers para se organizarem e trazerem para a população um espaço aconchegante onde o torcedor possa ir com seus amigos e família assistir aos jogos com segurança e comodidade. Lembrando que cobrar para se adentrar a esses espaços para assistir aos jogos não é legal, pois os próprios canais de televisão condenam essa prática.

3-     Aproveitar o clima de Copa e explorar aluguel de quadras e campos de futebol: isso vale para os clubes que podem alugar para aqueles que não são associados mas procuram um espaço para a prática, como também para os empreendedores que querem abrir um espaço como esse. O mesmo vale para aluguel de telões e televisores.

4-     Treinar a garotada em escolinhas de futebol: essa é uma oportunidade para os professores de educação física e profissionais da saúde, o interesse das crianças e pré-adolescentes aumenta e assim gera a demanda. Até mesmo os clubes da cidade que quiserem promover campeonatos mirins, terão oportunidade, mas tem que começar a se organizar rápido. “Time is money”.

Principal dica: procure para qualquer uma dessas oportunidades (ou outras) fazer um plano de negócios e consultar um administrador de empresas. Nossa cidade tem um ótimo curso de administração de empresas, coordenado pelo meu amigo Eduardo Couto, tenho certeza que lá vamos encontrar estudantes interessados em colaborar com o planejamento do seu empreendimento.

Curiosidade sobre a Bola Oficial: chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca “Trazendo alegria para todos”, em IsiZulu.

Rápidas e Rasteiras:

Posto Primavera: falando de nossas grandes empresas bondespachense não podemos esquecer do setor de combustivéis, tranportes, peças e hotelaria. O Zezinho e toda sua família sempre demonstraram muito desejo de sucesso em seus empreendimentos e o resultado não poderia ser outro: referência regional em postos da Rede Esso.

Centro Administrativo: tive a grata oportunidade de conhecer a obra desde o início das terraplanagens até a sua finalização. O que tenho a contar é que foi um empreendimento que abrilhanta cada vez mais o nome das Minas Gerais. Parabéns ao nosso governo por esse feito.

Homenagem às Mulheres: realizada na última reunião da Câmara uma homenagem a todas as mulheres bondespachense pelo seu dia. Iniciativa de nossos representantes do legislativo municipal. Na ocasião a professora Clarinda Teixeira Guerra recebeu da mão dos vereadores um belo ramalhete de rosas.

Rotary Arraial: Alair Conçeição do Couto será o próximo presidente do Rotary Club Bom Despacho-Arraial. Ele toma posse no meio do ano mas já está trabalhando para realizar um grande ano rotário. Todo trabalho em prol de nossa comunidade é importante e precisa ser valorizado.

Economia no campo: entre os dias 10 e 13 de março, as concessionárias Massey Ferguson das cidades mineiras de Oliveira, Bom Despacho e Curvelo ofereceram uma programação diferente para seus clientes. Através do projeto Via Shell Rimula, os agricultores e agro-empresários da região receberam orientações sobre a melhor forma de economizar com a manutenção de tratores e maquinário do campo.

Lançamento de livro: fico muito feliz ao ver o casal Jacinto e Nilce engajados na literatura. Tudo o que tomamos como importante em nossa vida é difícil começar e continuar. Eles são um raro exemplo de contínua perseverança e dedicação. Recentemente Jacinto relançou seu livro “Uma casa navega no mar” e Nilce o título “Valquíria- Contos e Crônicas”, ambos pela editora Thesaurus do Distrito Federal.

Escritores Jacinto Guerra e Nilce Coutinho – em Brasília/ DF, no último dia 10/03/2010 – Foto Correio Braziliense

Encontros de Benchmarking 2010: esse recado é para meus colegas engenheiros, arquitetos e técnicos que buscam ampliar seus conhecimentos. Dia 1º de abril vamos iniciar esses encontros para discussão de boas práticas em projetos das áreas de construção civil, mineração, siderurgia, óleo e gás, automobilística. Mais informações pelo site www.sme.org.br.

Alô da semana: vai para o meu amigo Wagner Luís, um idealista da comunicação em nossa cidade.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta