EDITAL DE SELEÇÃO

Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e

da Cultura – Oferta em Bom Despacho

Escola Guignard – UEMG — Universidade do Estado de Minas Gerais. Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras — Belo

Horizonte/MG 30315-030 Secretaria de Pós-Graduação. Telefax : (31) 31949308 arteecultura@uemg.br

A Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO E PESQUISA

NO CAMPO DA ARTE E DA CULTURA, faz saber que estarão abertas as inscrições para

admissão ao curso.

I – Inscrição: As inscrições para seleção serão realizadas na Secretaria Municipal de

Cultura, Praça Irmã Albuquerque, nº 45, Centro, Bom Despacho – MG, CEP: 35600.000,

(37) 3521.42069, no período de 20 a 30 de outubro de 2009 das 12:30 às 18:00 horas.

II Vagas: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas. )

III – Documentos Necessários para inscrição: Os candidatos deverão apresentar os

seguintes documentos no ato da inscrição:

a. Formulário de Inscrição, disponível na Secretaria Municipal de Cultura de Bom

Despacho

b. “Currículum Vitae”; (ou Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/ )

c. Cópia do CPF e Carteira de Identidade;

d. Cópia do diploma de graduação (frente e verso); Ou (Declaração de Conclusão de

Curso + cópia da solicitação do diploma).

e. Cópia do histórico escolar;

f. Carta de Intenções para participar do curso;

g. Pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) que será

efetuada no ato da inscrição

h. Só serão aceitos os pedidos de inscrição que apresentarem a documentação

completa e que atenderem aos itens contidos neste Edital.

IV – Oferecimento: Para que o curso seja oferecido será necessário um mínimo de 30

(trinta) candidatos inscritos e aprovados no processo de seleção.

V – Bolsas: Serão concedidas bolsas de estudos aos selecionados, ficando os mesmos

responsabilizados pelo pagamento de uma complementação de R$ 50,00 mensais durante o

período de realização do curso.

VI – Seleção: O processo seletivo será realizado no período de 30 a 31 de outubro de 2009,

e consistirá em:

VI.I – Etapa I: realização de texto individual e dissertativo sobre temáticas

convergentes aos objetos do curso: arte, cultura e educação. Nesta etapa não

será permitida a consulta a qualquer material de apoio. Esta atividade será

avaliada em 40 pontos, a partir dos critérios de organização, clareza e

profundidade da abordagem e correção formal do texto;

VI.II – Etapa II

a. Análise do Curriculum Vitae do candidato – onde serão valorizadas a

experiência no campo da arte, cultura e educação, a experiência

profissional e acadêmica e a formação complementar, resultando em

avaliação de 0 a 30 pontos

b. Análise da Carta de Intenção – onde será avaliada coerência e

objetividade das intenções do candidato – resultando em avaliação de 0 a

10 pontos

c. Entrevista – por meio da qual serão avaliados a motivação do candidato e

integração com a temática do curso , resultando em nota de 0 a 20 pontos.

VII – Aprovação: Para ser considerado aprovado o candidato deverá obter nota mínima de

60 pontos.

VIII – Critérios de desempate: Em caso de empate na classificação, os critérios para

desempate são : 1 – nota obtida na avaliação do texto argumentativo, 2 – nota obtida na

avaliação do curriculum vitae; 3 – nota obtida na entrevista

IX – Admissão: Para ser admitido como aluno regular, o candidato deverá ter sido aprovado

e estar situado entre os 40 primeiros classificados, ou integrar a lista de espera em segunda

chamada.

X – Comissão de Seleção: Será composta por um professor integrante do corpo docente e

pela Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO E

PESQUISA NO CAMPO DA ARTE E DA CULTURA.

XI – Resultados: O resultado final do exame de seleção será divulgado no dia 3 de

novembro de 2009, no site www.uemg.br e afixado em local de acesso público e visível nas

dependências da Secretaria Municipal de Cultura de Bom Despacho. Caso haja desistência,

haverá segunda chamada para preenchimento das vagas remanescentes respeitando a

ordem de classificação dos candidatos aprovados e considerados em lista de espera.

XII – Matrícula:

As matrículas deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura de Bom

Despacho, Praça Irmã Albuquerque, nº 45, Centro, Bom Despacho – MG, CEP:

35600.000, (37) 3521.42069, no período de 4 a 6 de novembro de 2009 das 12:30 às

18:00 horas, apresentando os seguintes documentos:

a. 02 fotos 3×4 recentes;

b. Original e Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação ou documento

equivalente que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de

graduação antes de iniciado o de pós-graduação, expedido por estabelecimento

oficialmente reconhecido;

c. Original e cópia do Histórico Escolar do curso de graduação;

d. Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

e. Pagamento da taxa de matrícula no valor de R$50,00 (cinqüenta reais),

Só serão aceitos os pedidos de matrícula dos candidatos que apresentarem a

documentação completa e que atenderem aos itens contidos neste Edital.

XIV – Início: O curso terá início em novembro de 2009 em data a ser divulgada pela

coordenação da Pós-Graduação da Escola Guignard/UEMG.

Belo Horizonte, 05 de outubro 2009.

EDITAL DE SELEÇÃO

Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e

da Cultura – Oferta em Bom Despacho

Escola Guignard – UEMG — Universidade do Estado de Minas Gerais. Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras — Belo

Horizonte/MG 30315-030 Secretaria de Pós-Graduação. Telefax : (31) 31949308 arteecultura@uemg.br

EDITAL DE SELEÇÃO
Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e
da Cultura – Oferta em Bom Despacho
Escola Guignard – UEMG — Universidade do Estado de Minas Gerais. Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras — Belo
Horizonte/MG 30315-030 Secretaria de Pós-Graduação. Telefax : (31) 31949308 arteecultura@uemg.br
A Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO E PESQUISA
NO CAMPO DA ARTE E DA CULTURA, faz saber que estarão abertas as inscrições para
admissão ao curso.
I – Inscrição: As inscrições para seleção serão realizadas na Secretaria Municipal de
Cultura, Praça Irmã Albuquerque, nº 45, Centro, Bom Despacho – MG, CEP: 35600.000,
(37) 3521.42069, no período de 20 a 30 de outubro de 2009 das 12:30 às 18:00 horas.
II – Vagas: Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas. )
III – Documentos Necessários para inscrição: Os candidatos deverão apresentar os
seguintes documentos no ato da inscrição:
a. Formulário de Inscrição, disponível na Secretaria Municipal de Cultura de Bom
Despacho
b. “Currículum Vitae”; (ou Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/ )
c. Cópia do CPF e Carteira de Identidade;
d. Cópia do diploma de graduação (frente e verso); Ou (Declaração de Conclusão de
Curso + cópia da solicitação do diploma).
e. Cópia do histórico escolar;
f. Carta de Intenções para participar do curso;
g. Pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) que será
efetuada no ato da inscrição
h. Só serão aceitos os pedidos de inscrição que apresentarem a documentação
completa e que atenderem aos itens contidos neste Edital.
IV – Oferecimento: Para que o curso seja oferecido será necessário um mínimo de 30
(trinta) candidatos inscritos e aprovados no processo de seleção.
V – Bolsas: Serão concedidas bolsas de estudos aos selecionados, ficando os mesmos
responsabilizados pelo pagamento de uma complementação de R$ 50,00 mensais durante o
período de realização do curso.
VI – Seleção: O processo seletivo será realizado no período de 30 a 31 de outubro de 2009,
e consistirá em:
VI.I – Etapa I: realização de texto individual e dissertativo sobre temáticas
convergentes aos objetos do curso: arte, cultura e educação. Nesta etapa não
será permitida a consulta a qualquer material de apoio. Esta atividade será
avaliada em 40 pontos, a partir dos critérios de organização, clareza e
profundidade da abordagem e correção formal do texto;
VI.II – Etapa II
a. Análise do Curriculum Vitae do candidato – onde serão valorizadas a
experiência no campo da arte, cultura e educação, a experiência
profissional e acadêmica e a formação complementar, resultando em
avaliação de 0 a 30 pontos
EDITAL DE SELEÇÃO
Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e
da Cultura – Oferta em Bom Despacho
Escola Guignard – UEMG — Universidade do Estado de Minas Gerais. Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras — Belo
Horizonte/MG 30315-030 Secretaria de Pós-Graduação. Telefax : (31) 31949308 arteecultura@uemg.br
b. Análise da Carta de Intenção – onde será avaliada coerência e
objetividade das intenções do candidato – resultando em avaliação de 0 a
10 pontos
c. Entrevista – por meio da qual serão avaliados a motivação do candidato e
integração com a temática do curso , resultando em nota de 0 a 20 pontos.
VII – Aprovação: Para ser considerado aprovado o candidato deverá obter nota mínima de
60 pontos.
VIII – Critérios de desempate: Em caso de empate na classificação, os critérios para
desempate são : 1 – nota obtida na avaliação do texto argumentativo, 2 – nota obtida na
avaliação do curriculum vitae; 3 – nota obtida na entrevista
IX – Admissão: Para ser admitido como aluno regular, o candidato deverá ter sido aprovado
e estar situado entre os 40 primeiros classificados, ou integrar a lista de espera em segunda
chamada.
X – Comissão de Seleção: Será composta por um professor integrante do corpo docente e
pela Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO E
PESQUISA NO CAMPO DA ARTE E DA CULTURA.
XI – Resultados: O resultado final do exame de seleção será divulgado no dia 3 de
novembro de 2009, no site www.uemg.br e afixado em local de acesso público e visível nas
dependências da Secretaria Municipal de Cultura de Bom Despacho. Caso haja desistência,
haverá segunda chamada para preenchimento das vagas remanescentes respeitando a
ordem de classificação dos candidatos aprovados e considerados em lista de espera.
XII – Matrícula:
As matrículas deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura de Bom
Despacho, Praça Irmã Albuquerque, nº 45, Centro, Bom Despacho – MG, CEP:
35600.000, (37) 3521.42069, no período de 4 a 6 de novembro de 2009 das 12:30 às
18:00 horas, apresentando os seguintes documentos:
a. 02 fotos 3×4 recentes;
b. Original e Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação ou documento
equivalente que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de
graduação antes de iniciado o de pós-graduação, expedido por estabelecimento
oficialmente reconhecido;
c. Original e cópia do Histórico Escolar do curso de graduação;
d. Prova de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
e. Pagamento da taxa de matrícula no valor de R$50,00 (cinqüenta reais),
Só serão aceitos os pedidos de matrícula dos candidatos que apresentarem a
documentação completa e que atenderem aos itens contidos neste Edital.
XIV – Início: O curso terá início em novembro de 2009 em data a ser divulgada pela
coordenação da Pós-Graduação da Escola Guignard/UEMG.
Belo Horizonte, 05 de outubro 2009.

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