Dia da Indústria: cadê as nossas?

Qualquer Economia diversificada garante os altos e baixos de cada setor. Em Divinópolis temos um cluster (arranjo produtivo local – APL) ligado à moda e confecção de roupas, Nova Serrana notadamente conhecida no Brasil pelo seu APL de calçados e Martinho Campos vem se despontando com o eucalipto. E Bom Despacho?

Muito se engana pensar que aqui não temos nada, é uma visão míope, capenga e retrógrada. Defendo sempre essa idéia ao ver por aqui os grandes produtores de leite, as siderúrgicas, as fábricas de ração, fazendas de produtos específicos (feno, mandioca, milho), fábricas de embalagens, os prestadores de serviços especializados (clínicas médicas, advogados, serviços), construtoras. Vejam que escrevi no plural, não temos apenas um exemplo a mostrar e sim 2, 3, 4 ou mais.

 

Sob essa ótica de diversificação estamos muito bem. Mas é preciso profissionalizar. Não basta termos as iniciativas, precisamos de organização em cada um desses setores. A associação comercial local tem buscado isso, recentemente fez parceria com instituto de gestão para fomentar iniciativas de planejamento a longo prazo.

 

Dia 25 de maio é comemorado o dia da Indústria, as nossas estão por aí, precisando de mão de obra especializada, incentivo adequado do poder municipal e organização do setor.

 

Rápidas e Rasteiras:

 

Trânsito maluco: a situação continua caótica na Avenida Carlos Cardoso Carvalho com Avenida Vivaldi Brandão. Na semana que passou ocorreu um tombamento de um caminhão e por pouco não atingiu a residência da esquina. O tráfego de carretas é intenso e como existe um topo, elas ali sempre quebram, causando transtornos a toda comunidade. É preciso que se tome uma providência que já foi encaminhada à prefeitura pela Associação de Moradores e o Rotary Club.Vamos evitar o pior construindo um anel no entorno da cidade. Cadê a dita “vontade política”?

 

Doação do terreno: acertada a decisão da Câmara Municipal em impedir a doação de terreno para uma empresa alugar para outra, prejudicando outros empresários de nossa cidade. A doação de terreno para atrair empresas é importante quando traz a diversificação dos negócios. Por que não adquirir um terreno em uma área estratégica e construir um Parque Industrial tão sonhado pelos cidadãos bondespachenses e que geraria emprego e renda?

 

Mais festa na ABAP: 32º Forró acontecerá na quadra da entidade situada a rua 13 de maio nº 03 no dia 11 de junho próximo. Esse é um dos  forrós mais tradicionais e antigos da nossa cidade, que se mantém através da contribuição, participação e boa vontade de todos.

 

Sacolas ecológicas: alunos do CESEC Profª Zaíra Batista Teixeira, matriculados no curso técnico de Administração Empresarial, na disciplina da professora Mariana Rodrigues, iniciaram um interessante projeto sobre o uso de sacolas retornáveis, ditas ecológicas. Um dos objetivos do projeto é ” implantar as sacolas ecologicamente corretas em padarias, supermercados e no comércio em geral de Bom Despacho”. Para isso, fizeram uma pesquisa com 80 pessoas na cidade, vejam algumas conclusões:

  • Sobre os problemas ambientais que as sacolas plásticas podem causar 84% disseram saber dos problemas e 16% não.
  • O tempo que uma sacola plástica leva para se decompor no meio ambiente 65% pessoas disseram saber e 35% não.
  • Perguntamos se trocariam as sacolas plásticas por sacolas ecologicamente corretas ou retornáveis 95% pessoas falaram que trocariam e 5% não trocariam.

Os alunos, sob a liderança de Vinícius Pedro, iniciaram um projeto que semanalmente vamos relatar aqui no JORNAL DE NEGÓCIOS o seu andamento. Boa sorte!

 

Mudança de hábito: sabendo dessa iniciativa, fiquei atento e fiz a foto a seguir, flagrando como as pessoas estão mudando seus hábitos em Belo Horizonte. Na foto um carrinho com o uso de sacolas retornáveis e caixas do próprio supermercado, nada de sacola plástica. Vejam:

 

Supermercados BH: seja bem-vindo. Experientes como são, tenho certeza que irão analisar adequadamente como farão negócios na cidade, de maneira sempre ética e responsável.

 

Millenium, Marinez e Centenário: parabéns a todos que estão trabalhando nessa combinação, significa que as comemorações dos 100 anos de emancipação de BD estão além poder público.

 

Ainda sobre a conferência do Rotary: de 12 a 15 de maio último, realizou-se em Patos de Minas, a XXV conferência do Distrito 4760 de Rotary International. O que é um Distrito de RI? Um Distrito de Rotary International é um conjunto de Rotary Clubs de uma região geográfica delimitada. Temos no mundo inteiro 531 distritos e no Brasil 38. Temos no mundo um total de 1.218.719 rotarianos, sendo 202.105 mulheres e no Brasil temos 53.927 rotarianos, com um total de 10.344 mulheres. O Distrito 4760, no qual estão enseridos os Rotary Clubs de nossa cidade, abrange cidades do Alto Paranaíba, do Centro Oeste, do Noroeste e Norte de Minas, abrangendo 46 cidades nas quais temos um total de 87 clubs, com 2047 sócios. A conferência é o congraçamento destes clubs, na qual são discutidas as gestões do atual e do próximo ano rotário; palestras com os temas atuais que afligem a humanidade e momentos de companheirismo.

 

A marca e como cuidar: recentemente escrevi artigo para a revista MINASMARCA.com, sobre o cuidado que devemos ter com a nossa empresa e fatos negativos causados por empregados ou sub-contratados. Na ocasião citei um caso ligado à contratos com mineração mas lembrei-me do fato que comentei aqui na semana passada: os motoqueiros malucos e suas tele-entregas. Volto a tocar nisso, pois saibam que o mais prejudicado é o negócio e sua imagem (algo caro e demorado para construir).

 

Alô da semana: vai para o Titão (Welington Resende), pai do Lucas e do Juninho, esposo da Geralda, completou mais um ano na seara da vida. Titão, como um dos Titãs, incansável, está reunindo a turma do pedal para aventura até Aparecida do Norte em São Paulo, haja pecados para pagar!

 

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

 

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta