Já tem produtor rural em Bom Despacho instalando painéis para a geração de eletricidade. A energia produzida é utilizada nos processos da fazenda, desde a ordenha, iluminação e nas casas do proprietário e dos trabalhadores.

Isso tem sido possível devido ao barateamento de todo o sistema. Para você gerar energia elétrica a partir do sol são necessários painéis, baterias, conversores e integração com a sua rede interna e da concessionária (neste caso da Cemig).

Para se ter ideia desta aplicação, uma família que consome em sua casa R$ 300,00 por mês recupera o investimento em 8 anos. As placas têm vida útil de 25 anos em média. No caso da fazenda em Bom Despacho o retorno será em 6 anos.

Postos de gasolina, galpões industriais e quadras cobertas – todas essas construções são excelentes lugares para se instalar os painéis. Os serviços e materiais podem ser facilmente adquiridos de empresas em nossa cidade e também em Belo Horizonte, o que facilita a manutenção futura.

Conforme seja configurada a planta de geração ainda será possível vender energia. Tem se tornado comum empresas como drogarias ou lojas de bens de consumo construirem suas plantas em locais fora dos grandes centros. Como o sistema é todo interligado, a energia produzida no Sul de minas pode ser utilizada em BH por um sistema de compensação. O extra ainda pode ser vendido para a concessionária de energia.

Ou seja, é um bom negócio em qualquer lugar.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta