Expedição à Barra do Funchal: revivendo a Estrada-de-Ferro Paracatu

A EFP, como é conhecida, trouxe o desenvolvimento para nossa região e teve grande importância de caráter econômico e social, influenciando inclusive na nossa arquitetura. Um dos grandes legados é a Vila Militar e seu conjunto de praça e casas.

Atualmente a trilha por onde a EFP passou existe em alguns lugares e é possível percorrer grande parte. Assim a equipe de ciclistas de Bom Despacho resolveu fazer uma expedição à Barra do Funchal, última estação construída e que se localiza no município de Serra da Saudade.

Temos a opção de dividir em dois grupos, sendo um grupo de pessoas mais treinadas, partindo aqui de BD e outro grupo menos treinados partindo de Dores ou de Serra da Saudade.

O trecho de BD a Dores é o mais difícil do primeiro dia, tem 62Km. depois de Dores a Serra da Saudade são 22 Km, bem suave e de Serra a Barra são mais 18 Km plano, porém com obstáculos de terra e mato, visto que é pela estrada-de-ferro abandonada.

A expedição irá acontecer nos dias 14 e 15 de novembro, aproveitando o feriado. Serão 2 dias de muita adrenalina, aventura e lindas paisagens.

Estações da Estrada-de-Ferro Paracatu

Desenho: mostra os principais pontos do percurso – ilustração de Jaime, professor de arte e educação artística do Martinho Fidélis e APAE.

Mais informações com o Titão, celular (37) 8812-6557 ou e-mail probikers_bdmg@yahoo.com.br.

ATENÇÃO: no domingo (dia 31) estarei com nossos aventureiros percorrendo o trecho com o GPS para fazer as principais indicações e os pontos de apoio, quem quiser acompanhar peço procurar o Titão para saber o horário que vamos sair e a programação.

Quem quiser conhecer a história da EFP, deve acessar: www.senhoradosol.com.br.

Rápidas e Rasteiras:

Anvisa publica regras para controlar venda de antibióticos: essas substâncias, a partir de agora, só poderão ser vendidas em farmácias e drogarias do país mediante a apresentação da receita de controle especial em duas vias pelo consumidor.

Falta de profissionais preocupa servidores públicos: para a Confederação dos Servidores Públicos, o principal motivo para comemorar hoje (28) o Dia do Servidor Público é a participação nas negociações coletivas. A questão mais grave é a falta de profissionais.

Rotary Bom Despacho: no dia 21/10/2010 o Rotary Club Bom Despacho realizou uma festiva em comemoração dos 40 anos de fundação. Não é qualquer instituição que consegue chegar aos 40 anos desenvolvendo relevantes serviços para nossa cidade, hoje sob a presidência do incansável José Cardoso de Mesquita a quem cuprimentamos e desejamos nossos sinceros parabéns.

COPASA: Empresa prestadora de serviços de água e esgoto de nosso município, vem melhorando a cada dia seu atendimento, procurando atender da melhor forma possível e solucionar os problemas que aparecem no dia a dia.Cumprimentamos aqui o Eurípedes e ao Afonso que sempre estão a disposição de nossa comunidade bem como todos os colaboradores da COPASA que servem Bom Despacho.

Noite Italiana: realizada no último dia 23/10/2010 pelo Rotary Club Bom Despacho Arraial, foi mais uma vez um sucesso total com a presença de mais de 600 pessoas que deliciaram as massas e também curtiram música italiana.O clube organizador agradece a todos que prestigiaram esse belo evento de nossa cidade.

Lixo, dengue, queimada clandestina, insensibilidade: perto da sua casa tem um lote vago lotado de lixo ? é um local propício para dengue e fogo clandestino ? Veja a opinião de 2 internautas:

“Aqui no Bairro(Esplanada) tem uma porrada (sic) de lotes vagos. Moro bem perto da Av. Martinho Campos, ali tem lotes em uma esquina que são cheios de mato, lugar que com certeza há focos da doença. (…) a cidade vive suja, a população tem sua parte de culpa.” (Rodrigo Pontes)

“Bom Despacho sofreu muito com essa última epidemia, com mortes, inclusive. A população há muito vem sendo orientada, pelos agentes, sobre os perigos da doença, e os meios de evitá-la. É uma responsabilidade do poder público sim, que muitas vezes é omisso, mas essa responsabilidade se estende também a população. Muitas vezes, os agentes são mal recebidos, muitos habitantes da cidade não querem nem ouvir suas recomendações. Insensibilidade por parte da prefeitura, que não mantém seus lotes em ordem, e insensibilidade dos próprios donos de lotes, que não estão nem aí, alguns moram inclusive em outras cidades, ou estados. No caso de um lote vago, o lixo não vai parar lá sozinho, alguém tem que jogar. Então, é na verdade uma parceria que tem que haver: Estado e população, cada um tendo consciência e fazendo a sua parte.” (Daninho)

Deixe sua opinião, acesse agora: http://goo.gl/Jj0S

Carta do leitor: “Outro dia, fui à missa e o Evangelho era daqueles 10 leprosos que Jesus curou e apenas um voltou para a gradecer. Até agora, agi como os outros nove, (sic). Mas hoje, estou dirigindo-me a você para a gradecer a

publicação no Jornal de Negócios do período de 17 a 23 de Outubro. A princípio, algumas pessoas me ligaram para falar da publicação. No último domingo estive em Bom Despacho e recebi a manifestação de inúmeras pessoas que souberam, através da sua coluna, que receberei o troféu ‘Magalhães Pinto’. Isto prova o poder da comunicação. Aceite os meus sinceros agradecimentos e que sua coluna continue sendo bem usada, a serviço da informação. Um grande abraço. Rogério Santos”.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta