Piscina com sistema de filtragem e renovação da água já foi tema aqui na nossa coluna. Existem bombeamentos que podem aspirar cabelo ou partes do corpo de adultos e crianças e assim causar afogamento e morte. É preciso que os sócios de clubes da cidade façam este questionamento e peçam a interdição se necessário de parques aquáticos que não trouxerem total segurança aos usuários.
 .
Procurar rios ou lagoas para nadar é furada. Fique na praia e na beira, sem afundar muito na água. Os riscos de afogamento são grandes e muitas vezes não existe fiscalização e apoio do corpo de bombeiros. Em caso de emergência o socorro pode demorar a chegar e se tornar tarde. Vai passear de barco? Não deixe de colocar um colete salva-vidas.
 .
Este calor com umidade é propício para a chegada de pernilongos e mosquitos causadores de doenças. A Febre Amarela tem sido a preocupação da vez. Se você ainda não se vacinou, procure o posto de saúde mais próximo e vacine, a doença é grave e mata. Conhece pessoas na zona rural que não se vacinaram? Informe aos agentes de saúde, protocole seu alerta e peça que façam a vacinação. A Dengue é outra doença que não foi embora. Viu um lote sujo, denuncie. Identificou algum foco de procriação da larva (como piscinas, borracharias, etc), ligue para a prefeitura e peça uma ação de imediato.
 .
Quem sofre bastante também são os animais. Cães e gatos não suportam este calor. O pelo e a proteção que muitas vezes tem pode causar um desconforto e até a morte do animal. Passear com seu bichinho no chão quente pode machucar as patinhas e causar graves feridas de queimadura. Usar sapatinhos é uma solução, mas não por muito tempo.
 .
Por fim, existe também a volta do Legislativo e Executivo Municipal. Este ano é especial, isso ocorre a cada 4 anos. As promessas de outubro passado estão totalmente sob os olhos atentos dos eleitores. Quem prometeu fazer isso e aquilo, agora precisa honrar o compromisso com seu eleitor. Concordar com aumento acima do que a lei permite é abuso aos cofres públicos. O tema vai dar muito o que falar e a gente precisa participar. A troca de acusações no Facebook é um espetáculo a parte. Mas nós os eleitores temos que cobrar duramente, afinal fomos nós quem os colocamos lá. Não é justo jamais um professor ter aumento de 6% enquanto o secretário tem 10%.
 .
É o Verão e seus perigos. Fiquemos atuantes!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta