O Livro do Fogo e o Livro do Vento (parte 3 de 4)

O ocidente tem cada vez mais buscado respostas a questões de cunho pessoal e empresarial em antigas recomendações do oriente. A própria palavra “orientar” significa dar rumo e foco a algo, seja uma embarcação ou a um negócio. Dessa vez nosso samurai nos orienta em questões com evidências do entendimento da teoria dos fractais e entender como estamos envolvidos sistemicamente nos acontecimentos.
Representação do Livro do Fogo

Miyamoto Musashi escreve no terceiro capítulo, Livro do Fogo, sobre a luta, a estratégia em si, e fica bem claro que o seu estilo era baseado na eterna prática e disputa, onde ele nos alerta que muitos usando apenas espadas de bambu, treinavam questões insignificantes da destreza. O espírito do fogo é feroz, seja ele pequeno ou grande; o mesmo acontece nas batalhas. O caminho das batalhas é o mesmo, tanto em lutas de dois homens como em lutas com dez mil de cada lado. A essência deste Livro é a de que o guerreiro tem que treinar dia e noite a fim de tomar decisões rápidas. Na estratégia, é importante tratar o treinamento como parte da vida normal, sem qualquer mudança de espírito.

A aplicação de simulados, jogos de negócios, estudos de mercado e previsões, ou de outra forma, a experiência em pequenos empreendimentos ou projetos, para depois buscar atuar em negócios de maior magnitude, levará o empresário a entender o porvir, saber combater as indecisões e estar apto para mais desafios. É mais barato fazer estimativas ou tentar em pequenas ações, do que gastar os recursos em empreitadas mais robustas. O micro se reflete no macro, pura teoria dos fractais.

Representação do Livro do Vento

O quarto livro é chamado de livro do Vento. Neste livro analisa outros estilos contemporâneos, comparando-os a seu estilo. Por vento refere-se a tradições antigas, tradições atuais e tradições familiares de estratégia. É difícil que uma pessoa se conheça, se não conhecer os outros.

A cultura oriental tem muito disso: você não consegue compreender na primeira leitura, corre grande risco se acreditar na primeira interpretação.  A mensagem principal encontra-se nas entrelinhas, como um tesouro a minerar. O quarto livro à sua primeira leitura é bastante sutil, mas quando se analisa percebe-se a mensagem principal: não somos uma ilha, não somos um exército de um homem só. A empresa está sujeita a oscilações locais e globais. Não é possível avançar nos negócios sem conhecer a mão-de-obra local, a cadeia de suprimentos, a infra-estrutura, a logística de vendas e os estudos mercadológicos. Remete-nos aos estudos de ameaça e oportunidades aos quais nossa empresa está o tempo todo sujeita.

Acompanhe:

11/Nov: O Livro dos Cinco Anéis

21/Nov: O Livro da Terra e O Livro da Água

05/Dez: O Livro do Fogo e O Livro do Vento

19/Dez: O Livro do Vazio

Fonte da imagem e parte do texto: New York Magazine, 29 de junho de 1981, páginas 29 a 31.

Rápidas e Rasteiras:

Lixo nas ruas: o secretário Marco Aurélio explica que a coleta de lixo teve falhas na última semana devido a necessidade de revisão em um dos veículos coletores de lixo (defeito mecânico), sendo que fora colocado outro coletor para fazer o serviço em dois turnos, o que gerou atraso na coleta em alguns bairros da cidade, mas foi coletado o lixo em todas as rotas normais. A expectativa é de normalizar a coleta até dia 04 de dezembro. Vamos acompanhar, afinal trata-se de um serviço fundamental para a manutenção da saúde dos munícipes.

Projetos na Câmara: aprovado na Câmara o Orçamento Municipal para o ano de 2010. Também aprovada a Lei do Silêncio,o Projeto que cria a Câmara Jovem,dentre outros. Tudo isso mostra que o legislativo anda bastante atuante e a participação popular tem sido fundamental.

Lançamento de livro: O bondespachense Itamar de Oliveira (Brasinha) fez o lançamento do livro “O Sonho é Possível” no ultimo dia 30/11. No livro, autor explora a história da universidade mineira sob a perspectiva daqueles que dedicaram suas vidas ao sonho de Dom Cabral: instituir em Minas uma universidade comprometida com a doutrina social da Igreja Católica. Em comemoração aos 50 anos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o jornalista e professor Itamar de Oliveira lançou o livro no Hall das Bandeiras (em frente à praça Carlos Chagas). A obra é um livro-reportagem que apresenta, de maneira peculiar, a memória histórica da instituição que, desde a sua fundação, em 1958, funciona como centro de conhecimento, pesquisa e tecnologia, responsável pela formação de milhares de cidadãos. Parabéns ao nosso Brasinha por mais essa obra.

Homenagem às diretoras escolares: foi realizada no Rotary Arraial uma homenagem aos diretores escolares que realizam um belo trabalho em nossa cidade apesar de todas as dificuldades enfrentadas, lutam por uma melhor educação.

Analfabetismo funcional atinge 28% da população brasileira: cerca de 28% da população ainda pode ser classificada como analfabeta funcional, enquanto 25% dominam plenamente o uso da língua. Essas são algumas informações do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2009, do Instituto Paulo Montenegro.

Campanha para ajudar o Asilo São José: está sendo desenvolvida pelo 6° período de Administração da Unipac, uma campanha para arrecadação de produtos de higiene pessoal para o Lar do idoso- Asilo São José de Bom Despacho. A campanha tem por objetivo promover a integração social da comunidade com a entidade social. Está sendo arrecadado: creme dental, sabonete, papel higiênico, álcool em gel, sabão em pó, saco de lixo, sabão em barra e desinfetante. Os postos de coleta são: Rádio Ativa, Latarias Andrade, Cia do Papel e Sala de Apoio da Unipac, até o dia 10/12/2009.

Centenário em 2012: o ano se foi, uma pergunta perdura, o que estamos fazendo para comemorar os 100 anos de emancipação do município de Bom Despacho? A partir da 1ª edição de 2010 vou publicar aqui, com a ajuda dos leitores e amigos, idéias e ações simples e eficazes, para chegarmos ao centenário com uma cidade melhor. Participe!

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta