O que são Riscos em Projetos Industriais?

Os riscos são eventos com certo grau de certeza e certo grau de impacto que podem trazer consequências nos projetos industriais. Os riscos são condições futuras que conseguimos prever com informações importantes como qual a sua frequência de ocorrência (probabilidade) e caso ocorra como eles vão impactar o empreendimento positivamente ou negativamente (percentual de impacto). 

Podemos dizer que o risco é um evento futuro que estamos prevendo suas condições e os problemas são eventos que ocorreram e ou que estão ocorrendo neste momento no projeto trazendo consequências negativas ao empreendimento. Lembrando que poderemos ter eventos com impactos positivos ao empreendimento.

Esquematicamente na figura 1, temos:

Figura 1 – Relação esquemática entre Riscos, Eventos e Problemas

NOTA 1: não deixamos de mapear e identificar Riscos após a fase de Engenharia, porém é mais produtivo e eficiente dispensar esse esforço quando ainda estamos desenhando e modelando o projeto. 

NOTA 2: os eventos vão virar problemas (ou oportunidades), isso é certo em qualquer projeto industrial, o que vai determinar menor ou maior impacto é a capacidade das empresas que implantam projetos em se preverem e se prepararem para tal.

Um dos processos de gestão de projetos previstos no PMBOK é a identificação de riscos. O contexto de projetos nos pede que façamos uma análise dos riscos positivos (oportunidades) e dos riscos com impacto negativo no projeto (ameaças). Isso em se tratando da implantação do empreendimento, porém após essa etapa vem operação e manutenção.

Para a rotina da produção e manutenção fazemos os estudos de HazId (hazard identification) e HazOp (hazard operation). Assim, estudar riscos da implantação, do negócio e da operação é uma tarefa cíclia e somente termina após o total descomissionamento do empreendimento e seu fechamento contábil.

Por que buscar fontes de riscos em projetos industriais?

Entendido isso vamos pensar o seguinte: por que buscar fontes de dados para riscos nos meus projetos industriais? Talvez a resposta é mais simples do que sua prática. Buscamos em fontes externas aos nossos empreendimentos pois é menos traumático e certamente melhor sistematizado. Não temos o costume de registrar os acertos, muito menos os erros. 

Procuramos em fontes confiáveis, onde os autores tiveram um imenso esforço em estudar as probabilidades e impactos daqueles eventos que podem nos trazer ameaças ou oportunidades no nosso empreendimento.

Quais são fontes comuns para Riscos em Projetos Industriais no ano de 2024?

Construction Extension PMBOK:

Avaliando de forma prática de direta, é a principal fonte de riscos para projetos de construção. Neste documento, em um dos seus anexos, ao final do texto, existem mais de 50 riscos mapeados para uso em nossos projetos industriais. O documento pode ser acessado em: https://a.co/d/dQZxRYY 

Top Risks Eurasia Group:

Todo início de ano a turma do Ian Bremmer levanta suas apostas para os riscos do ano vindouro. É uma análise global dos nossos projetos industriais. Mas quem hoje em dia não tem sequer um fornecedo lá fora é muito difícil. Estamos altamente globalizados e os impactos são rápidos e diretos. 

Quais são os riscos previstos pela Eurasia Group em 2024? Vejamos:

Risk 1: The United States vs. itself. 
Risk 2: Middle East on the brink. 
Risk 3: Partitioned Ukraine. 
Risk 4: Ungoverned AI. 
Risk 5: Axis of rogues. 
Risk 6: No China recovery. 
Risk 7: The fight for critical minerals.
Risk 8: No room for error.

* mantido no idioma Inglês para não se perder o sentido original.

E tem um estudo extra que contém o Brasil no enfoque do BRICS. 

O estudo completo se encontra aqui: https://www.eurasiagroup.net/issues/top-risks-2024 .

The Global Risks Report World Economic Forum:

O pessoal do Klaus Schwab fez um trabalho intenso mapeando riscos globais que podem afetar nossa sociedade, as economias e os governos. O trabalho foi conduzido pela diretora de gestão, Saadia Zahidi e desde seu prefácio traz insights importantes para os projetos industriais.

Em sua 19a Edição o documento incluiu os seguintes componentes:


– O Cenário de Risco convidou os entrevistados a avaliar o provável impacto (gravidade) dos riscos globais ao longo de um horizonte de um, dois e 10 anos para ilustrar o desenvolvimento potencial de riscos globais individuais ao longo do tempo e identificar áreas de preocupação chave.


– As Consequências pediram aos entrevistados que considerassem a gama de impactos potenciais de um risco resultante, para destacar as relações entre os riscos globais e o potencial para agravar crises.


– A Governança de Risco convidou os entrevistados a refletir sobre quais abordagens têm maior potencial
para impulsionar ações sobre redução de risco global e como se preparar.
– O Outlook pediu aos entrevistados que previssem o evolução dos principais aspectos que sustentam o mundo no cenário de riscos.

O trabalho do Fórm Econômico Mundial sobre Riscos pode ser acessado aqui: https://www.weforum.org/publications/global-risks-report-2024/digest/ .

Como fazer a identificação e análise de Riscos nos Projetos Industriais?

Antes de responder essa pergunta, observe a imagem 1 a seguir:

Imagem 1 – galpão com embalagens empilhadas

Depois de observar a imagem, tente responder às seguintes perguntas:

  1. se neste local existe grande movimentação de empilhadeiras comuns, o que pode ocasionar o choque de embalagens, empilhadeiras e operadores?
  2. se neste local existe grande movimentação com uso de empilhadeiras robotizadas, o que pode ocasionar choque entre elas?
  3. como otimizar o espaço empilhando cada vez mais embalagens sem que possam cair?

Foram 3 perguntas que nos fazem pensar o seguinte: quanto mais conhecimento de eventos futuros eu tiver, melhor fica meu plano de resposta aos problemas futuros que podem ocorrer, o que são na verdade os nossos riscos com impacto negativo. Mas também podemos otimizar o espaço, guardar mais material e aproveitar melhor o galpão, olha aí um exemplo de risco com impacto positivo, as oportunidades!

Para que possamos fazer um controle dinâmico dos Riscos, ou melhor, a gestão de riscos, seguimos as seguintes etapas:

  1. estudamos o projeto;
  2. identificamos fontes de ameaças e oportunidades futuras (riscos);
  3. montamos um plano de respostas aos riscos;
  4. criamos um protocolo de manutenção desse plano de respostas (afinal ameaças ou novas oportunidades podem surgir a qualquer momento).

Simples! Mas sua eficiência será proporcional à importância que dermos a isso no dia a dia da implantação do projeto ou na sua rotina de produção e manutenção.

EXTRA: O Mundo em 2024, previsão da The Economist, leia clicando aqui.

Veja mais:

PARTE 1 de 3: RISCOS 2024: CONHEÇA AS FONTES DE DADOS DE RISCOS PARA SEUS PROJETOS INDUSTRIAIS – PARTE 1 DE 3

PARTE 2 de 3: RISCOS 2024: CONHEÇA AS FONTES DE DADOS DE RISCOS PARA SEUS PROJETOS INDUSTRIAIS – PARTE 2 DE 3

PARTE 3 de 3: RISCOS 2024: CONHEÇA AS FONTES DE DADOS DE RISCOS PARA SEUS PROJETOS INDUSTRIAIS – PARTE 3 DE 3

EXTRA: como levantar os riscos?

Posts Relacionados

Deixe um comentário