Já ouviu falar do termo Engenharia Social? Pedro Cipoli, em artigo para o Cantaltech, explica que Engenharia Social é a habilidade de conseguir acesso a informações confidenciais ou a áreas importantes de uma instituição através de habilidades de persuasão. Ao contrário do misticismo atribuído à técnica, não é necessário utilizar nenhum equipamento futurístico para realizar essa atividade. Para Cipoli, os atributos para conseguir informações de uma pessoa são autoconfiança, facilidade de comunicação, aptidão profissional e persuasão. Não muito diferente dos estelionatários convencionais.

O que vai trazer grande novidade a tudo isso é o uso da WWW. A grande rede de computadores que seu celular está neste momento mostrando onde você se encontra, também é o celeiro de dados e big dados seus e de muitas outras pessoas. Nesta semana analistas do Governo Temer deram um vacilo e publicaram um link contendo todas as senhas das redes sociais do Governo Federal e do e-mail que as gerencia. Imagina a festa que os chamados Engenheiros Sociais fizeram para levantar dados e informações para usos futuros.

Quem anda publicando de onde veio e para onde vai no Facebook, é bom ficar atento. Fotos de patrimônio, joias presenteadas, celulares caros, isso chama a atenção e coloca em risco você, amigos e familiares. Conseguir o CPF de uma pessoa não é tarefa difícil. Estudar seu comportamento de senha e ter acesso a mais informações é apenas o começo. Seria o prenúncio de um caos? Se não tomarmos os devidos cuidados, sim!

Recentemente uma senhora idosa sofreu mais um golpe na Praça da Matriz. De olho no valor sacado em um banco, os criminosos a seguiram, montaram um plano e sumiram com a bolsa e o dinheiro. No dia seguinte uma quadrilha foi presa com vários documentos, 20 carteiras de identidade diferentes de uma mesma pessoa. A Polícia Militar abordou 6 integrantes em um hotel da cidade.

O sistema SPC/Brasil lançou o Alerta de Documentos no início deste ano. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais e cheques deve-se procurar uma entidade parceira do SPC Brasil mais próxima. Esse registro fica cadastrado em banco de dados e sempre que uma empresa consultar o SPC receberá a informação do roubo ou perda dos documentos. O SPC ALERTA ajuda a prevenir que seus documentos sejam utilizados por terceiros em fraudes ou compras sem a sua autorização.

Você é o que você compartilha! Já dizia Gil Giardelli em seu livro de mesmo título.

 

Fontes:

https://corporate.canaltech.com.br/o-que-e/seguranca/O-que-e-Engenharia-Social/

– https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/spc-alerta-de-documentos

Posts Relacionados

Deixe uma resposta