O PIB do Agronegócio do Estado de Minas Gerais é calculado pela Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) com apoio financeiro da Federeção da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e da Secretaria de Agricultura, Peduária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG).

Segundo o CEPEA, a participação estimada do agronegócio mineiro no PIB ficou em 13,80% no primeiro trimestre de 2017. Como as estimativas podem variar, este percentual pode ter uma pequena alteração.

Entre os dias 18 de julho e 29 de julho ocorreu em Belo Horizonte a 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. O evento estava repleto de competições, leilões, desfile dos animais, entretenimento e movimentação de negócios no setor.

Quem marcou presença foi a Fazenda Santa Helena de Bom Despacho. Reconhecida produtora de feno, atualmente a maior parte da produção atende haras em todo o Estado de Minas Gerais. A empresa bondespachense marcou presença com seu stand de vendas.

Fazenda Santa Helena presente no Parque das Gameleiras na Capital mineira

SONY DSC

Stand de vendas logo na entrada da maior exposição de cavalos Mangalarga Marchador do Brasil

Oportunidades neste setor estão se destacando e gerando emprego e renda para muita gente. O Estado reconhecido pela produção agropecuária tem se fortalecido nos últimos anos, mas mesmo assim precisa se reinventar para manter participação representativa na Economia mineira.