“O arco muito tenso acaba se partindo”. A frase é do escritor brasileiro Paulo Coelho. Mas não existe também nada melhor que foco e disciplina para alçarmos resultados, seja na vida pessoal ou profissional.

Quando pousou em Marte em agosto de 2012, o robô Curiosity – o maior e mais complexo veículo de exploração já enviado ao Planeta Vermelho – levava também um pouco do Brasil: o moemense Ivair Gontijo liderou o time de engenheiros que projetou os receptores e transmissores do sistema de radar responsável por controlar a descida do veículo até a superfície de Marte através de um revolucionário sistema de aterrissagem. Gontijo também é responsável por sistemas do robô Mars 2020, com lançamento previsto para Marte em 2020.

Ivair foi o palestrante que abriu o Ciclo de Palestras 2018 do Observatório Astronômico do IAE, na quarta, 21/03/2018. No evento ele contou sua jornada do interior de Minas Gerais até o JPL (o Laboratório de Propulsão a Jato) da NASA. Revelou detalhes dos bastidores do projeto e da operação do robô que desde 2012 vem explorando a superfície marciana para responder à seguinte questão: Marte já foi um dia capaz de abrigar vida microbiológica? Gontijo falou também do futuro da exploração do Sistema Solar e apresentou seu livro A Caminho de Marte (Editora Sextante, 2018).

Bruno Alexandre

O bom-despachense Bruno Alexandre estava fazendo uma pós-graduação na sua área (ele é formado em Engenharia de Telecomunicações) no Rio de Janeiro quando tomou conhecimento de uma vaga de trabalho. Nada mais que participar da equipe da rede americana NBC para cobrir a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. Enviou seu currículo, participou das entrevistas e quando se viu estava lá, no meio do maior evento esportivo do planeta!

Em 2018 o convite foi para cobrir os Jogos Olímpicos de 2018 na Coréia do Sul. O aprendizado foi mais uma vez fantástico. Bruno pode conhecer uma cultura diferente da nossa, reforçar as amizades, fazer novos amigos.

Disciplina, foco, muito esforço, muito estudo, tudo isso nos faz dar saltos fantásticos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta