Quando chega o termino da graduação começam as cobranças sobre o Lattes e/ou Orcid estão atualizados. Chegando na pós-graduação já se torna comum manter as duas plataformas atualizadas, surgindo outras como ResearchGate e ResearchID entre outras.
Fizemos um breve resumo sobre elas:
É a plataforma de currículos do CNPq, a nível Brasil é o padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país.
Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
É um identificador para indivíduos usarem com seu registro único enquanto desenvolvem atividades de pesquisa, bolsas de estudos e inovação, valido em todo mundo onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única e conectados a seus contribuidores e afiliações, entre disciplinas, fronteiras e tempo.
Ao fazer cadastro é gerado um número único de identificação.
Seu lema é “ construído por cientistas, para cientistas”, com a missão de conectar o mundo da ciência e tornar a pesquisa aberta a todos.
É uma rede social da ciência onde você pode fazer perguntas, verificar o impacto das outras pessoas e também compartilhar artigos e até encontrar um emprego.
Fornece uma solução para o problema de ambiguidade autoral dentro da comunidade de pesquisa acadêmica. Cada membro é atribuído a um identificador único, que permite aos pesquisadores gerir as suas listas de publicações, rastrear seus tempos citados, contagens e h-index, identificar potenciais colaboradores e evitar erros na identificação de autoria.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta