A seguir texto do meu amigo Breno Régis, publicado no jornal Folha de Bom Despacho e no website da UNIPAC.

Meio ambiente, temos de vivenciá-lo!!!

Prof.Drº. Breno Regis Santos – UNIPAC Campus Bom Despacho

No dia 5 de junho de 2007 devemos vivenciar mais um dia mundial do meio ambiente. Esta data é de extrema importância para a humanidade, sendo uma oportunidade para potencializar a conservação da natureza. Desta forma, deve-se preconizar a educação ambiental, promovendo a sustentabilidade e a conscientização pública sobre as questões ambientais, demonstrando que estas são essenciais. Sem um forte apoio global à educação ambiental, não haverá mudanças reais nas atuais práticas contrárias ao desenvolvimento sustentável.

A vida futura de nosso planeta estará condenada caso não sejam tomadas medidas emergenciais de preservação do meio ambiente. Já é fato que a preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando atualmente. Muito se comenta sobre as atividades humanas que têm ocasionado problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer os recursos naturais; mas ainda são poucas as ações efetivas tomadas em prol da manutenção da vida do planeta.

A sociedade vem evoluindo no tocante à preservação ambiental, principalmente em função das ações realizadas pelas instituições de ensino, organizações não governamentais e a mobilização dos governantes mundiais. Todavia, as mudanças nesta percepção ocorrem num ritmo mais lento do que seria desejável para o não comprometimento dos nossos recursos naturais.

Atualmente, o chamado desenvolvimento sustentável é o único capaz de propiciar condições de preservar os recursos naturais e condições de vida saudável para as gerações futuras.

O futuro do planeta depende das ações que a humanidade tomará nos próximos anos para alcançar as metas ambientais de sustentabilidade. Se não repararmos os danos causados ao meio ambiente pela ação humana, a cada dia presenciaremos novos desastres ecológicos, afetando a continuidade e a qualidade de vida.

Assim, além de comemorar o dia mundial do meio ambiente, devemos vivenciá-lo, fazendo a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir no que mais precisamos conservar: os nossos recursos naturais.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta