Galinha

 

Em março deste ano o jornal britânico Financial Times já fazia sua crítica ao pífio crescimento do PIB brasileiro em 2012 (2,7% e cheio de controvérsias). O jornal ainda reforça a idéia remetendo a Economia brasileira a um vôo de galinha, quando todos acham que irá subir aponta para terra e pousa.

Não está fácil para ninguém. Vários setores têm demonstrado retração e no último mês segundo a Folha de São Paulo a indústria brasileira teve uma queda de 2% na produção.

Em seu comentário matinal na Rádio CBN, o comentarista Carlos Sardenberg explicou o momento de maneira clara: a inflação alta afasta as vendas no comércio e em geral, os investidores externos por causa da alta do Dólar preferem colocar seus investimentos em outros países, no final o país fica em apuros.

Onde estão as oportunidades de negócio? O que o Governo pode fazer para aquecer a Economia? O que temos visto é uma desconcentração total das ações da trupe da presidenta Dilma. A tônica desta semana é voltada para dar uma resposta às pesquisas de popularidade que apontam 30% de aprovação do Governo. Temos visto também mais uma série de propagandas da Petrobras: as primeiras falavam de investimentos (audaciosos US$ 237 bilhões até 2017) e agora uma onda de satisfação dos funcionários da petroleira, efetividade nenhuma em novos projetos, apenas lero lero.

O programa Minha Casa Melhor, estrelado pela global Regina Casé, vem com a proposta de mobiliar a casa após ter sido adquirida pelo programa Minha Casa Minha Vida. Mas e o morador já tem a dívida do financiamento da casa e agora mais a parcela de novos móveis e eletrônicos, não existe economia doméstica que resista.

A Copa das Confederações veio, as manifestações passaram, no final nada de efetivo aconteceu. A esperança de melhora de oportunidades gerada pela Copa não aconteceu, os protestos (com ou sem razão) foram atendidos em parte (baixar R$0,20 na passagem de ônibus não vai reduzir o tempo perdido dentro das latas de sardinha que se transformaram o transporte público).

Cocoricó !

 

Painel

Livros e Revistas para a Unipac: nesta última quarta (dia 3) a Unipac recebeu a doação do livro Gestão de Projetos Brasil e revistas técnicas voltadas para a área de Engenharia. O livro é uma iniciativa do IETEC para seus cursos de pós em BH. As revistas foram reunidas durante o 1o. semestre por mim, recebidas das editoras e empresas.

Foto0245[1]

 Bibliotecária da Unipac Neusa Araújo e o estudante de Engenharia Civil Diego Ferraz: doação de livro e revistas técnicas

Café Filosófico: o primeiro evento foi muito bom, com um público de 22 pessoas muitas ideias boas foram trocadas. O desafio agora da ong Publica (promotora do evento) é realizar a 2a. edição. O tema sobre escolha profissional foi importante por diversas reflexões. Mas acredito que além disso o contato com o público foi a grande troca dessa minha participação.

cafe_filosofico_2013

 Paul César, Vitória, Ítalo e Eduardo: missão cumprida no I Café Filosófico

Posts Relacionados

Deixe uma resposta