escolha da profissao

 

Escolha da profissão é algo bastante particular e acaba se relacionando de várias formas conosco. Existem pessoas que seguem uma profissão devido ao histórico familiar, outros pelo negócio de família, talvez a continuidade do primeiro emprego, também tem aqueles que escolhem por aquilo que gostam ou têm interesse em explorar, até mesmo as habilidades e competências pessoais são predominantes nessa decisão. O que não faltam são motivos e condições que acabam aproximando os profissionais de suas atividades, o contrário vale também.

Existe trabalho mais importante que o outro? Definitivamente não. Cada um tem sua importante contribuição para dar. Como vamos ter os móveis de nossas casas ou escritórios sem habilidosos marceneiros? Já pensou como seria nossa saúde se não fossem os técnicos que fazem o tratamento de água ? Toda profissão é digna e importante para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Mas e o planejamento de carreira? Planejar a carreira é tão importante quanto planejarmos a nossa vida. Em geral nós estudamos, aprendemos uma profissão, buscamos viver com alguém, temos filhos, criamos os filhos, crescemos na nossa profissão e ensinamos aos outros o que aprendemos, para que a vida tenha sua continuidade. Planejar a nossa carreira profissional deve ser feito em conjunto com o planejamento de nossa vida, afinal os dois planejamentos caminham lado a lado e são fatores decisivos para a qualidade de nossas vidas.

O profissional que desejo ser pode e deve estar alinhado com nossas habilidades, conhecimentos, relacionamentos e uma série de fatores que nos levam a desenvolver uma atividade profissional cheia de satisfação, realização e prazer. Conheço inúmeras pessoas que disseram desejar uma profissão e hoje em dia são brilhantes naquilo que realizam.

O mercado também dá indícios do profissional que devo ser. Várias pesquisas são feitas ano após ano apontando as chamadas “profissões do futuro”. Nessas horas é bom ter bastante critério e avaliar a fonte da pesquisa, a seriedade da entidade que publicou e o mínimo razoável de lógica e bom senso desses dados. Um exemplo para essa situação é o pessoal da Engenharia. Vivemos no último ano um boom de crescimento que exigiu em muito a presença das diversas áreas técnicas. Conheci muita gente que fez o curso e estava bem claro que era para estar próximo das oportunidades. Vale lembrar a importância de sempre deixar alinhado planejamento de vida e planejamento de carreira.

Afinal o importante é ser feliz e buscar a realização profissional na realização pessoal, não o contrário, que pode ser perigoso e trazer males ao invés de benefícios.

Pense nisso e bons projetos!

Painel

Entrada da cidade: os caminhoneiros e usuários diários do acesso da BR 262 até o Posto Piraquara em Bom Despacho estão ansiosos pelas obras de recuperação. Os danos causados são muitos além de estragos nos veículos, podem ocorrer acidentes e perda de mercadoria. A prefeitura anunciou recentemente as obras para manutenção da via, agora é aguardar e torcer para que seja urgente.

Palestra no Salão São Vicente: nos vemos amanhã (domingo dia 30) às 17 hs para conversarmos sobre o tema desse meu artigo principal. Te velo lá!

1011716_588716291159261_351462587_n

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta