obra

Esta semana concedi entrevista ao portal de Arquitetura e Engenharia AECweb.com.br , a seguir as perguntas e respostas:

1)    Como pode ser definida a gestão de contratos no setor da construção civil?

RESPOSTA ITALO: A Gestão de Contratos (também conhecida como Administração Contratual) se refere desde o planejamento dos insumos para a obra, seleção dos fornecedores, acompanhamento do processo licitatório, administração dos fornecimentos, inspeção e diligenciamento e encerramento formal das entregas dos itens adquiridos.

2)    Quais são as atribuições do gestor de contratos?

RESPOSTA ITALO: O Gestor de Contratos deverá participar de todas as etapas do processo de aquisição ainda na fase de escolha dos fornecedores, administrar os contratos estabelecidos e finalizar documentando todas as etapas do fornecimento. O Gestor de Contratos é ainda responsável por estabelecer um cronograma de monitoramento e controle das aquisições e agir nos desvios com planos de ação.

3)    Que tipo de formação ele deve ter?

RESPOSTA ITALO: O Gestor de Contratos na Construção Civil pode ter formação primária em Administração, Arquitetura, Engenharia Civil ou de Produção. Cursos voltados para a temática de curta duração são importantes, é importante pós graduação em Gestão de Projetos, temas de Planejamento e também Construção e Montagem.

4)    Quais as principais características de um contrato para o setor construtivo?

RESPOSTA ITALO: Os contratos devem ter explicitamente a característica de serem na condição do ganha-ganha para as partes, devem conter clareza nas suas cláusulas, anexos para dar suporte ao entendimento do escopo e regras para resolução de impasses ou reivindicações.

5)    Como elaborar um contrato que seja bom para o FORNECEDOR e para o contratante? Quais as principais cláusulas?

RESPOSTA ITALO: A relação entre fornecedor e contratante precisa ser recoberta de profissionalismo e o contrato é o instrumento legal para que isso possa ocorrer. O contrato para ter a característica de bom para ambas as partes ele deve ser composto por uma terminologia clara e respaldado pelos setores jurídicos dos envolvidos. Cláusulas como escopo, fora do escopo, limite de bateria (restrições), premissas e condições para resolução de pleitos devem estar presentes na documentação contratual.

6)    O gestor pode auxiliar na elaboração dos contratos?

RESPOSTA ITALO: O gestor deverá auxiliar com sua experiência, avaliar como foram fornecimentos anteriores, certifica-se que o serviço ou produto fim do contrato esteja bem explícito no seu texto principal ou anexos.

7)    Quais informações ele precisa ter sobre o projeto para a elaboração do contrato

RESPOSTA ITALO: Para apoiar adequadamente na escolha dos fornecedores, posteriormente na elaboração e condução do contrato, o Gestor precisa ter conhecimento do projeto, seus documentos de engenharia (plantas, diagramas, listas de materiais, etc) e de planejamento (cronogramas, organogramas, mapa de riscos, etc). Estando alimentado de informações completas, o Gestor poderá apoiar na elaboração do contrato sempre apoiado do setor jurídico de sua empresa.

8)    Como garantir o equilíbrio entre as partes FORNECEDOR X CONTRATANTE ?

RESPOSTA ITALO: O equilíbrio físico-financeiro do contrato é estabelecido bem antes de seu início. É necessário uma análise de 2 fatores importantes: a capacidade de construção e fornecimento da empresa fornecedora (o termo para isso é Construtibilidade) e segundo a capacidade de execução (seja financeira ou técnica). Após essa análise e o sinal verde dado para início ou continuidade, o Gestor precisa estar presente na obra para que o plano estabelecido se cumpra e haja o equilíbrio da relação ganha-ganha.

9)    Contrato assinado, qual é a atuação do gestor?

RESPOSTA ITALO: Presença constante para acompanhar o fornecimento, seja na empresa do fornecedor contratado, na obra ou em terceiros envolvidos. Monitorar e controlar por meio de relatórios de follow up, inspeção e diligenciamento. Encontrando algum desvio um plano de ação coerente e realista deverá ser estabelecido e acompanhado.

10)  Ele acompanha o desenvolvimento da obra? Faz uma espécie diário de bordo?

RESPOSTA ITALO: Para acompanhar a obra o Gestor deve solicitar diariamente ou no máximo por semana o RDO – Relatório de Obra ou também chamado Relatório Diário de Obra. Esse documento deverá ser composto por informações básicas como condições climáticas, número de profissionais e equipamentos envolvidos, ocorrências e desvios do dia, plano de ataque da semana, frentes futuras e fotografias, muitas e sempre com legenda e explicação.

11) Existe algum formulário base a ser seguido?

RESPOSTA ITALO: O RDO é instrumento certo para acompanhar a obra e dar suporte nas decisões.

12) Caso o contrato não esteja sendo seguido, qual deve ser a atuação do gestor? Rompe o contrato? Comunica as partes envolvidas? Entra na justiça?

RESPOSTA ITALO: O contrato não sendo seguido deverá ser aberta o RNC – Relatório de Não Conformidade – assim se evidenciará o desvio ou o descumprimento, a correção necessária e o prazo. O RNC irá comunicar as partes envolvidas (obra, escritório, setor de produção do fornecedor, etc) o que está ocorrendo no fornecimento e que se encontra fora dos projetos de Engenharia ou das cláusulas contratuais. Reuniões deverão ser estabelecidas e o clima amistoso deverá prevalecer. Não havendo interesse da empresa fornecedora em atender e resolver a não conformidade, a empresa contratante deverá executar as cláusulas contratuais pelos meios legais e exigir que se cumpra o que fora contratado inicialmente. È comum se utilizarem de Câmaras de Arbitragem no lugar da justiça comum (lenta e despreparada). Essas câmaras têm profissionais das áreas envolvidas que atuam independentes como especialistas e peritos nos temas controversos.

13)  Em caso de controvérsias, como deve ser a atuação do gestor de contratos?

RESPOSTA ITALO: Primeiro passo é compreender qual desvio ocorreu, o que está sendo reivindicado, as causas e conseqüências desse problema instaurado (e se realmente existe). O Gestor de contratos deve evitar fazer uso de pré-conceitos, informações insipientes ou muito rasas, deve sempre tratar com fatos argumentados e reais para que a análise seja feita e decisões possam ser tomadas de forma coerente e responsável.

14) Existe a possibilidade de o cliente/investidor, terceirizar a responsabilidade de riscos do contrato (prazo, qualidade e custos) para o gestor de contratos? Caso positivo, como isso funciona na prática? Quais as vantagens de desvantagens?

RESPOSTA ITALO: Em se tratando dos riscos financeiros, a empresa contratante pode requerer do seu fornecedor que seguros garantia ou cartas fiança possam ser parte do contrato principal e marcos contratuais. Quanto a Prazo e Qualidade fica quase impossível terceirizar a responsabilidade, o que poderá ser estabelecido é um sistema de bônus para a empresa fornecedora no caso de terminar a obra mais cedo ou fornecer na qualidade esperada dentro de custos e prazos estabelecidos entre as partes. A principal desvantagem é quando se envolvem empresas que nunca antes se relacionaram e metas quase impossíveis são estabelecidas, acaba sendo uma ameaça ao sucesso do empreendimento.

Painel

#fotobd

ponte

Local: Ponte no Rio São Francisco entre Bom Despacho e Dores do Indaiá

Fotógrafo: Gilberto Coimbra. “Usei uma câmara Sony, DSC-150, sou administrador, natural de Bom Despacho e residente em BH. Sou estudante da pós graduação no IETEC em Engenharia Ambiental Integrada e trabalho na Eletrobrás Furnas.”

Boleka avança em concurso de Música: foi o Prêmio de Música das Minas Gerais, produzido pela Produtora Ampliar (BH). A premiação foi divulgada na última segunda (15), dentre 400 inscritos foram escolhidas 15 músicas de Minas e dessas 15 Boleka está com a sua produção. Esta classificação faz parte da 1ª Etapa do Concurso. O resultado será apresentado em Diamantina, dia 27 de julho, aniversário do Boleka, na praça do Mercado Velho.

Jeitinho Brasileiro – Boleka de Mesquita
SORRIA…. É PRECISO QUE A GENTE FAÇA ESTE SACRIFÍCIO
APESAR DE TANTA FARSA POR AÍ
APESAR DA DESILUSÃO DO MEU BRASIL

O RISO NÃO É MAIS ESPONTÂNEO
O RISO É SÓ POR ENGANO
COM TANTA VIOLÊNCIA NA MORAL DO MEU PAÍS

SORRIA…. FAÇA DE CONTA QUE NÃO FOI COM VOCÊ
APESAR DE TANTA CHACOTA POR AÍ
APESAR DE PROMESSAS PLÚMBEAS QUE A GENTE VIU

O RISO TRISTE DO PALHAÇO BRASILEIRO
O RISO FALSO DA NOVELA NA TV
O BRILHO DO CARRO NOVO QUE A CHEVROLET QUER LHE VENDER

ENTÃO VÊ SE LIGA… DÁ UMA OLHADA EM SEU PAÍS TROPICAL
A CONTA QUE DEIXARAM NO PREGO MUNDIAL
AQUI NENHUM DELES SE DEU MAL

O ROMBO DO BANQUEIRO… …ACABA EM TOM FESTEIRO
LAVAGEM DE DINHEIRO, NEGÓCIO NO ESTRANGEIRO
NO BANCO DA SUÍÇA, PASSAGEM NA POLÍCIA

[ Introd – Volta tudo ]

E VIVA O RISO BRASILEIRO
QUE É ENGANADO O ANO INTEIRO
E LEVA A VIDA SEM MALDADE

…E VIVA O RISO BRASILEIRO!

Direto do Túnel do Tempo:

1017678_551396538261177_1396433162_n

Parte do texto ” Sonhe e realize, pois você é capaz”, Jornal de Negócios, 11/11/2000

Posts Relacionados

5 thoughts on “Perguntas e respostas sobre Gestão de Obras na Construção Civil

  1. Meu telhado é de eternos, mesmo com forro tá passando muito calor, se eu fizer uma estrutura simples com palets amarrado e colocado a sobre o telhado sera q ajuda? Quais seriam os pontos negativos

    1. olá Márcia, obrigado pela pergunta. Primeiro você precisa chamar alguém que conheça bem de telhados para avaliar se a estrutura irá resistir a peso extra (seja com os paletes ou outra solução). Sobre o uso de paletes, é preciso inserir plantas e uma forma de mante-las sempre irrigadas adequadamente. Não deixe de consultar um engenheiro sempre.

  2. Olá ítalo. Eu posso começar um projeto estando ele apenas registrado no cartório? Eu posso começar um projeto sendo apenas pessoa física? Eu posso arrecadar dinheiro das pessoas para comprar terreno e construir apartamentos em meu nome, com a garantia de entregar a escritura do terreno após o término da obra? Levando em conta que será feito um documento em cartório para cada comprador, da veracidade da compra? Aguardo suas respostas. Obrigada.

Deixe uma resposta