* Artigo Originalmente publicado no Jornal GAZETA, em Setembro/2017.

 

Se você tem ideias, você tem o principal ativo que você precisa, e não haverá qualquer limite para o que quer fazer nos negócios ou na sua vida. Ideias são as grandes conquistas que um homem pode possuir!”

 

– Harvey Samuel Firestone – foi um empresário americano (EUA). Ficou conhecido como o industrial que estabeleceu a companhia de pneus e borrachas Firestone, empresa que foi, durante cerca de 80 anos, a maior fabricante de pneumáticos do país.

 

Há quase dez anos atrás (março de 2008) escrevi um insight sobre o que imaginava de suma importância para provocar o crescimento das empresas. Padrões, guias e modelos um pouco exauridos e de eficácia contestável, com a crise batendo à porta, nada melhor que boas ideias para revirar tudo isso.

 

O que eu havia proposto hoje muitos empresários têm aplicado. Que bom! Sinal que meu lado Nostradamus não anda tão enfraquecido assim. Certamente motivado pelos estudos do mestrado em administração que fazia à época e boas trocas de conhecimento e debates com professores e colegas de sala.

 

Enfim, vamos a elas:

 

IDÉIAS A DISCUTIR: RECEITA DE 4 INGREDIENTES PARA FOMENTAR O CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

 

Cultura do Gratuito: criar referência

Quando a gente compartilha produtos, serviços ou apenas conhecimento, nossa marca, nome e identidade se difundem positivamente e numa velocidade incrível. É preciso alinhar essas ações com outras em andamento na empresa. Muita esmola o santo desconfia, já nos alerta o ditado popular.

 

Empresas colocam à disposição em seus websites manuais e e-books sobre temas de suas áreas de atuação. O público interessado se informa e deixa seu contato. Posteriormente é feito um trabalho de mídias sociais para fortalecer a posição da empresa naquele assunto.

 

Valor de utilidade: preço justo

Compreender valor das coisas e cobrar o que realmente é adequado. Não adianta mais tentar aproveitar com o mais caro. A ideia de que barato é ruim está acabando. O justo é o melhor, comporta assim um preço que paga as contas daquele serviço ou produto e atende ao usuário final.

 

Outras formas de economia como Criativa, Social, Colaborativa, estão surgindo para rever o conceito de preço e valor. Em geral os preços são mais em conta e um serviço de qualidade é prestado. De grão em grão o empresário tem seu lucro e remunera toda a cadeia.

 

Rede de parcerias: dividir o bolo

Quanto mais negócios, mais oportunidades. Encarar o concorrente como parceiro é talvez a grande mudança de paradigma. Entender que todos podem participar de oportunidades e buscar conquistar isso é o desafio para alguns ambientes e negócios.

 

Quando você tenta ser o número 1 no seu ramo muito esforço é feito. É melhor pensar em ter saúde nos negócios e garantir ganhar sempre, mesmo que seja menos. A única forma de se fazer isso é compartilhar recursos, conjuntamente melhorar a cadeia de fornecedores, fortalecer o mercado e treinar funcionários.

 

Comunidade e Rede de contatos: talvez não saiba, mas sei quem sabe

Conhecendo quem sabe você vai longe. Adquirir todas as expertises em sua empresa ter profissionais o tempo todo pode gerar custos desnecessários. Criar o networking em conhecimentos e habilidades que sejam complementares ou de apoio ao seu negócio, fica mais barato que ter todo mundo debaixo do seu teto.

 

Participar de eventos, proferir palestras, trazer uma rede de parceiros que seja positiva ao seu negócio, algumas formas de tornar o trabalho menos árduo. Uma rede de conhecimentos é algo tão importante como uma rede de clientes.

 

Pense nisso e bons projetos!

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