O trabalho da aluna Adriane de Oliveira Lima (IETEC, 2012) apresenta alguns projetos de aventuras que deram certo, que acrescentaram na nossa história, e que podemos utilizar como referência em nossas vidas pessoais e profissionais.

Foi descrito um resumo biográfico dos cinco aventureiros, a expedição a que se destinaram a realizar e as dificuldades apresentadas por cada um, mostrando como a gestão de projetos ajudou na realização de seus objetivos.

Dois dos aventureiros, Grace Downey e Robert Ager deram a volta ao mundo em um Land Rover, uma viagem demorada, mas que rendeu diversas experiências, motivação e aprendizado, com os aventureiros tendo que planejar cada passo que dariam para se terminar a viagem.

 

Amyr Klink em uma de suas aventuras.
Amyr Klink em uma de suas aventuras.

Waldemar Niclevicz, brasileiro, que mesmo com dificuldades financeiras, trabalhou e estudou muito para conseguir realizar o sonho de escalar o Everest, que só foi realizado depois de muito planejamento e dedicação.

Assim como os demais casos apresentados, as aventuras só tiveram sucesso porque, mesmo sem utilizar a expressão Gestão de Projetos, utilizaram de todas as ferramentas e processos que definem os procedimentos e o estudo para gerenciamento de um projeto.

Palavras-chave: Aventuras, Lições aprendidas, Gerenciamento, Planejamento.

Saiba mais sobre Projetos de Aventura, clique aqui.

Quadro comparativo Klink, Niclevicz, Costeau, Shackleton, Downey - Fonte: autora; 2012
Quadro comparativo Klink, Niclevicz, Costeau, Shackleton, Downey – Fonte: autora; 2012

Download do Trabalho completo: proejtos_aventura_adriane_ietec2011.pdf

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta