*artigo exclusivo para o Jornal Voz da Metrópole (BH/MG)

Temos visto muitas empresas e particulares instalando em Belo Horizonte sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica. O retorno do investimento acaba ocorrendo entre 5 a 7 anos, dependendo do porte do empreendimento e de quanto atualmente o consumidor tem pago de conta de luz.

É bom considerar na hora da instalação do sistema questões como a segurança elétrica, aterramentos, estrutura do telhado, suportes, acesso para manutenção e cuidados para futura limpeza. Com o passar do tempo é comum acumular pó e a eficiência do sistema pode cair. A estrutura do telhado é outro ponto importante, caso contrário não irá suportar o peso extra.

Não é necessário instalar o sistema na sua residência ou empresa diretamente. Espaços nos arredores da cidade ou até mesmo na zona rural, próximos a linhas de transmissão e transformadores, podem ser avaliados como oportunidade. Assim facilita a instalação e a manutenção futura.

Exemplo de painel solar utilizando o telhado de uma construção comercial.

Formação de ninho de insetos, marimbondos, abelhas, até gambá, pode surgir entre a placa e o telhado. É preciso também conter esse tipo de problema, antes que seja tarde. Uma ninhada de pombos pode causar deslocamento de telhas e até futuras infiltrações.

Sempre faça a cotação com empresa idônea e que tenha um engenheiro eletricista como responsável técnico. O barato pode sair muito caro.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta