Nesta semana a ACIBOM anunciou mais uma vez eventos para que os empresários, comerciantes, empreendedores, possam dominar a arte de atender. O bom atendimento é raro na nossa cidade, não fica difícil de comprovar. Passei por 3 situações as quais quero relatar como aprendizado.

Consertando o rádio:

– Bom dia, tenho um rádio PX, ele precisa ser reparado.

– A gente aqui somente instala, procura em Pará de Minas. – respondeu o rapaz.

– Quantas pessoas passam por aqui e pedem para consertar seu rádio? – não poderia deixar de perguntar.

– Muita gente.

As oportunidades aparecem para quem está preparado. Treinar um funcionário é tarefa difícil. Porém se começar agora os resultados aparecem em pouco tempo. O movimento de carretas naquele posto era intenso, uma clientela em potencial. Não só para o rádio de comunicação mas também para outras parafernálias eletrônicas que os caminhoneiros gostam de instalar. Ensinar é uma característica para quem quer empreender.

Reparando a bicicleta:

– Quanto tempo para me devolver?

– Pode ser na quinta, antes do feriado.

Acabou entregando no feriado, quase no final do dia. Serviço supimpa, recomendo! A gente viu aí um exemplo de sobrecarga de trabalho. Sabe por quê? O dono é quem faz, ele quem domina a arte da mecânica das bikes. Até aí tudo bem, serviço de qualidade, mas prazo é importante também. Seria hora de treinar alguém para ajudá-lo? Fazendo assim teria maior volume de atendimento e compensaria o investimento? É preciso fazer as contas.

Contratando um marceneiro:

– O cliente quer que faça desta forma.

– Mas vou fazer o reparo de outra maneira.

– Não pode, é assim que o cliente deseja.

Ficamos aguardando o orçamento, até hoje não chegou. A marcenaria toda repleta de materiais inflamáveis e fios soltos. Perigo à vista. Informei ao marceneiro os riscos, segundo ele estava com a rede elétrica desligada, mas não me passou confiança. Quando nos pedem para fazer de uma maneira e querem pagar assim, não temos outra opção, o melhor é atender. O que me preocupa é a resistência, saber ouvir realmente é uma arte maior do que saber falar.

Atenda bem seu cliente, se prepare para ofertar um preço justo e um serviço de qualidade. O sucesso aparece para aqueles que não têm medo, sabem encarar de frente as oportunidades.

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