Analisar dados é importante para percebermos alguns comportamentos. No Esporte, mais especificamente no Futebol, existem empresas fazendo fortunas. Elas sabem antes do jogador cobrar o pênalti se o goleiro vai pegar ou não (pelo menos estatisticamente falando). Não seria nada diferente na Política, as informações dos nossos candidatos à Câmara e à Prefeitura dizem muito de nós mesmos, da nossa realidade.

Bom Despacho terá 3 candidatos a prefeito, em 2012 eram 5 prefeitáveis. Este ano, Haroldo, Fernando e Maurício, irão disputar votos dos quase 36 mil eleitores. Dos 3 apenas um tem superior completo. Juntos eles podem gastar na curta campanha de 2016 (apenas 45 dias) o montante de R$630.000,00, conforme a legislação eleitoral permite. Fernando está com 65 anos, Haroldo com 56 e Maurício 51. Todos já participaram de outras campanhas, mas somente 2 ganharam algum cargo elegível (como vereador e prefeito).

Analisando aqueles que almejam a Câmara Municipal, são 112 candidatos em 2016, contra 129 de 2012. Dos atuais 9 vereadores, todos estão se recandidatando. A mais jovem candidata tem 18 anos de idade e o mais velho 75. São 25% que se declararam com ensino fundamental incompleto e 21% com ensino superior completo.

Outra análise interessante é a quantidade de candidatos por gênero. São 17 mulheres contra 95 homens. O nome que mais se repete é “Maria”, são 6 candidatas. Dessas 17 mulheres, apenas 3 têm superior completo. Os candidatos se organizaram em 2 coligações e um partido. 97 candidatos são naturais da cidade e 15 nasceram fora do município. E profissão mais comum é Servidor Público Municipal, representam 15%.

Dados assim demonstram a diversidade de nossos candidatos. Nosso país é assim, nossa cidade não poderia ser diferente. E viva a Democracia!

Download dos dados principais utilizados neste artigoeleicoes_bomdespacho_2016_candidatos

Posts Relacionados

Deixe uma resposta