montagem_mec_nica_das_virolas_do_kiln_s

Foto: montagem de forno no Projeto Onça Puma (c) Blog da Monique

Pergunta do aluno: 

Preciso urgente de uma ajuda. Preciso apresentar um plano de ação de uma obra que está com atraso para a montagem mecânica de 3 meses, por causa da empresa de Civil. Devo apresentar para o cliente, só que tenho dúvidas quanto a elaboração do mesmo. É a primeira vez que irei desenvolver este tipo de serviço. Preciso de um modelo até amanhã no final da tarde.

Pode me ajudar? Ficarei muito grata.

Eliane

elianefs32002@yahoo.com.br

 

Resposta do Professor Ítalo Coutinho: 

olá Eliane,
bom dia!

Confesso que não tenho um documento padrão para servir como exemplo, mas vou te orientar a desenvolver o seu Plano de Ação.

Veja só:
– utilize modelo de relatório (cabeçalho, numeração, margens, etc) da sua empresa e que você já está utilizando em outros documentos como RDO, Relatório Mensal, etc.

– Coloque os seguintes itens:

* Objetivo do Plano de Ação

* Documentos de Referência (atas, Relatórios Mensais, RDO´s, inspeções) – apenas título, data e assunto desses docs

* Situação Planejada da Obra: explique em quais condições a obra deveria se encontrar se não fossem os empecilhos encontrados, inclua o Cronograma Planejado

* Situação Atual da Obra com Cronograma Master Atual: faça um relato de como a obra se encontra e coloque um cronograma ATUAL reduzido que caiba na folha A4 desse Plano de Ação

* Desvios ocorridos e seus impactos: aponte os desvios ocorridos e quais impactos que eles geraram

* Plano de Ação: aponte no modelo 5W2H quais as ações necessárias para recuperar esses desvios

* Riscos envolvidos: aponte aqui possíveis riscos envolvidos, é melhor alertar agora do que ter que ficar revisando e justificando mais a frente, obviamente, além de apontar os riscos, as medidas para saná-los

* Conclusão final: termine pedindo empenho e motivação de todos para que os envolvidos tenham boa vontade em resolver, afinal o interesse de finalizar o projeto é de todos (ou deveria ser)

Pois bem Eliane, é assim que já fiz outros relatórios para mostrar ao cliente um plano de recuperação, mas você precisa avaliar essa minha ideia e verificar se encaixa na sua necessidade (e realidade).

Abraços e boa sorte!

Prof. Italo Coutinho
contato@italonaweb.com.br
facebook.com/italonaweb

Posts Relacionados

One thought on “Pergunta da aluna:”Preciso urgente fazer um plano de ação de recuperação da montagem mecânica, nunca fiz algo assim, como fazer?”

  1. Apenas uma sugestão complementar ao excelente caminho apontado pelo Prof. Ítalo:
    Você precisa agir com relação ao subempreiteiro da Civil, que segundo suas informações causou os atrasos. Se prepare porque é sempre assim. Solicite, formalmente, ao subfornecedor um Plano de Ação através do qual ele irá recuperar o atraso e recuperar o cronograma, sob pena de multa ou rescisão contratual. A empresa precisa colocar mais recursos ou trabalhar extra para recuperar o atraso. O contrato com o subempreiteiro deve prever punições assim como é seu contrato com o cliente… se assim não for, deve fazer um aditivo contratual neste momento… se prepare para o plano B: outro fornecedor.
    O PA do fornecedor é uma das bases do seu PA.
    Isto não vai melhorar sua imagem junto ao cliente, porque em todos os casos a responsabilidade é de sua empresa, mas poderá documentar responsabilidades.
    Dentre as atividades previstas no PA, incluir no 5W2H, datas de reuniões de progresso, dia sim, dia não, com nomes e datas dos responsáveis pela recuperação do cronograma.
    Mantenha seu cliente informado todos os dias, antes dele te cobrar!
    Prof. Adm. EPC J. Maurício Kfoury

Deixe uma resposta