gerenciamento-de-riscos

Pergunta do aluno: 
Boa noite professor!
 
Gostaria que você esclarecesse a questão da análise de riscos em projetos industriais. Qual a melhor forma de fazê-lo?
 
Saudações!
Thiago Veloso – veloso.gomes@yahoo.com.br

 

Resposta do Professor Ítalo Coutinho:

olá Thiago e demais leitores:

boa noite,
obrigado pela sua mensagem,
Identificar e Gerenciar Riscos é para poucos, mas quem está fazendo direito está bem a frente de muita gente.
Digo isso porque é difícil sentar a equipe no início do Projeto e levantar Riscos, eles com muita dificuldade passam experiências de outros projetos, imagina focar em erros (e acertos também).
O mundo ideal é identificar “especialistas” de cada disciplina do projeto industrial (comissionamento, segurança, meio ambiente, administrativo, almoxarifado, segurança patrimonial, engenharia, comercial, etc) e fazer uma pergunta simples: O que pode dar certo ou errado neste projeto que vamos começar?
A partir daí você mapeia os riscos, identifica, categoriza-os, ranking, ações preventivas e estabelece reuniões periódicas para avaliar esse quadro inicial estabelecido.
Pergunta para comercial se tem dinheiro para bancar alguma mudança de rumos para evitar algum problema grave futuro, estuda soluções. envolve as pessoas para que elas se sintam importantes para ajudar na administração de riscos do projeto.
Tenho certeza que assim teremos mais facilidade em desenvolver e gerenciar o projeto industrial.
Mas como disse é o mundo ideal, o mundo real é mais difícil, existem muitos incrédulos, é preciso levar a eles a luz do conhecimento para acreditarem que planejamento e gerenciamento dá certo e traz resultados seguros.
Respondi sua pergunta?
Abraços.
Prof. Italo Coutinho
contato@italonaweb.com.br
facebook.com/italonaweb

Posts Relacionados

Deixe uma resposta