A popularização da Tecnologia de voos não tripulados tem colaborado para a execução de serviços técnicos.

Os veículos aéreos não tripulados (sigla VANT) são conhecidos popularmente como drones. Sua utilização no Brasil está sendo regularizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que irá trazer muitos benefícios para quem os opera de maneira profissional. A ANATEL, agência do Governo que regulariza o setor de telecomunicações, também está atuante e já tem em sua página instruções para registro desses equipamentos que operam em rádio frequência liberada para hobbymodelismo e tráfego de dados.

Engenheiros e técnicos estão cada vez mais fazendo uso dos VANT´s. É possível fazer a tomada aérea da evolução de uma obra ou construção com um custo imensamente resumido e qualidade bem maior. Para se ter ideia, um voo de helicóptero, aparelho anteriormente usado para a mesma função, não sai por menos de R$10 mil, utilizando o drone é possível fazer praticamente pela metade.

Ocorre nesta semana o XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias. O evento vai até sexta e um dos trabalhos escolhidos trata diretamente da aplicação dos VANT´s para a Engenharia. Mais precisamente para Avaliações de bens, imóveis, equipamentos e Perícias e vistorias de construções, estruturas, etc. Um dos autores do trabalho, o engenheiro Ítalo Coutinho, diretor do IBAPE-MG, segundo ele “É uma tecnologia que não tem volta, os bons profissionais e os mais importantes escritórios de Avaliações e Perícias acabarão por terem um equipamento desses, seja próprio ou em parceria com empresas de filmagem e imagens aéreas”.

Ainda segundo Coutinho o mercado de atuação dos VANT´s é imenso, podendo substituir técnicas atuais por ações muito mais seguras. “Ao invés de se contratar a montagem demorada de andaimes ou fazer rapel, o equipamento faz o voo e levanta imagens a partir de câmeras de alta definição ou especiais, como termografia por exemplo”, reforçou o engenheiro.

O evento ocorreu no Hotel Mercure entre os dias 28 de setembro e 01 de outubro em Belo Horizonte/MG.

Artigo completo apresentado no COBREAP 2015: clique aqui

Apresentação (PPT): clique aqui

Fotos do evento:

IMG_0496
Ítalo Coutinho, Carlos Cunha, Daniel Ribeiro – apresentação do artigo sobre VANT no COBREAP 2015

 

 

IMG_0454
Filgueiras, Ítalo Coutinho – participação no COBREAP 2015

Video utilizado na apresentação:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta