Mercado imobiliário na nossa cidade está agitado

Na última edição do JORNAL DE NEGÓCIOS (03 de abril de 2010), vimos a inauguração do empreendimento Praça Mall, localizado na praça da Inconfidência, que já conta com diversas lojas instaladas, inclusive uma rede nacional de lanchonetes. Também não é difícil observar o crescimento do mercado imobiliário em praticamente todos os bairros da cidade. Nas imediações do Bairro Santa Ângela, novas casas são construídas, na região central prédios riscam os céus, nos parece até que cada empreendedor do setor de construção civil compete para ver quem faz o mais belo e mais alto.

Um fato é curioso, se observarmos o crescimento do número da população da cidade, vamos ver que não está condizente com a quantidade de construções já realizadas ou em andamento. Vejam só: a estimativa da população segundo o IBGE no ano de 2000 era de 39.943 habitantes, no final da década éramos 42.260 bom-despachenses, um crescimento percentual de 6 pontos. Comparando com Minas Gerais e todo o Brasil, estamos acompanhando o mesmo comportamento.

Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – www.ibge.gov.br

Cidade grande e cheia de gente não é sinal de qualidade de vida, muito pelo contrário, quanto mais pessoas vivem numa determinada localidade, maiores são os problemas de esgoto, falta de escolas, fornecimento de alimentos, fornecimento de energia elétrica, trânsito, falta de espaços para realização de eventos ao ar livre, só para citar alguns.

Belo Horizonte era na década de 80 a 3ª região do país mais populosa, devido à criação de escolas, universidades, centros de serviços do Estado, hospitais, tudo isso no interior do nosso estado, assim evitamos o acúmulo de pessoas na capital mineira, distribuindo os serviços públicos.

Podemos fazer algumas análises da razão do crescimento do número de construções de moradia na cidade: pessoas que investem na cidade, moradores de outras cidades (como Nova Serrana) que usam a cidade praticamente apenas como dormitório, a geração da década de 70 e 80 saiu de casa se casou e foi buscar moradia longe dos pais, universitários que moram temporariamente durante o período dos estudos. Como disse são especulações que valem uma pesquisa mais aprofundada.

Rápidas e Rasteiras:

Panolli: grande empresa de nossa cidade que destaca-se no abastecimento de toda região no setor alimentício. Nosso abraço ao Juquinha , toda sua família e todos os seus colaboradores.

Visita á Câmara Municipal: na última reunião da câmara municipal os vereadores receberam a visita ilustre do grande jovem empresário Breno Rivinus da Maxivinil,na oportunidade foi conhecer os trabalhos legislativos que nossos vereadores exercem.Foi saudado por todos pelo seu destaque empreendedor e pela sua extraordinária recuperação de sua saúde.Faça como o Breno e tantos outros participe e acompanhe o trabalho dos vereadores.

Linha Telefônica na BR 262: foi solicitado pela câmara municipal a extensão da rede telefônica para atender as empresas que já se encontram instaladas e as que estão sendo implantadas como o Atacado Fidélis e a Bovepe. Esse benefício é imprescindível para que tais empresas possam desenvolver sua atividade,esperamos que a OI atenda essa solicitação o mais breve possível.

PM reduz criminalidade: a 7ª Região da Polícia Militar, com sede em Bom Despacho, desencadeou diversas ações de caráter preventivo durante a Semana Santa. Para isso, montou um esquema especial de policiamento nas zonas rural e urbana e nas rodovias, empregando 3.059 policiais militares. Foram realizadas blitze e operações de combate ao tráfico de drogas e posse ilegal de armas de fogo, nas 51 cidades de responsabilidade da Unidade. Em todo o feriado, os PMs visitaram escolas, onde ministraram palestras sobre segurança pública, com destaque especial para medidas de autoproteção, meio ambiente e leis trânsito. Cada aluno recebeu uma cartilha sob título Compromisso da Família por uma Semana mais Segura, para ser lida em família e devolvida à direção da escola, assinada pelo aluno e pelo responsável.

Projeto do Senado impede corte de luz, água e telefone: as instituições beneficiadas são hospitais, presídios, centros de internação de menores e famílias de baixa renda por inadimplência

Trabalhos acadêmicos: a Onda é um evento realizado anualmente pela Unipac Bom Despacho, que visa estimular atividades de iniciação científica e trazer ao aluno conhecimento em sua área de atuação. Possui uma programação artístico-cultural, realização de mini-cursos, mesas-redondas, palestras, workshops e outras atividades de extensão. Alunos e professores apresentam trabalhos nas modalidades de pôsteres e/ou comunicação oral;
O é promover a interação com profissionais que atuam no mercado de trabalho e contribuir para a formação holística da comunidade acadêmica. O evento se destina a todos os alunos e professores da UNIPAC, egressos, alunos de outras instituições de ensino e demais pessoas da comunidade.

Programação da Onda 2010:
03/05 – Evento Cultural (palestra e show);
04/05 – Palestras, mini-cursos, workshops e mesas-redondas;
05/05 – Iniciação científica (apresentação de pôsteres);
06/05 – Palestras, mini-cursos, workshops e mesas-redondas;
07/05 – Capacitação do corpo docente (professores).
O período de inscrição para apresentação dos trabalhos é de 18/3/10 a 9/04/2010. Mais informações em www.unipacbomdespacho.com.br.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe um comentário