energia

 Texto de Opinião: o ano agora parece ter apenas 11 meses

Esse ano foi chegando o início de novembro e muitas lojas já apareceram enfeitadas para o Natal de 2012. Na televisão o tempo todo apareciam chamadas para o fim de ano. Não falando do dia 20 ou 25 de novembro e sim bem lá no começo, depois do feriado de Todos os Santos (ou Finados, como queiram).

A ideia de fatiar o tempo em meses, semestres, meses, dias, horas é uma coisa de louco. Quanto mais programações e planejamento temos, mais apressado ficam os prazos para alcançarmos nossos objetivos pessoais e de trabalho. Por falar em trabalho, a maioria de nós tem 11 meses por ano de atividades e 1 mês de descanso, sem falar em feriados, feriados delongados por “pontes” e finais de semana. Mal termina um feriado e já estamos de olho no próximo.

Para mim toda essa loucura não passa de armação dos capitalistas que a cada Natal e demais feriados (Páscoa, dia das mães e pais, dia das crianças, etc) quer nos fazer consumir, consumir mais e mais, batendo recordes de venda. Pode parar! Tudo tem um limite e esse limite é em primeira instância nosso bolso e depois nossa capacidade e estrutura psicológica para suportar tudo isso.

Voltando ao ano de 11 meses que estamos mais uma vez vivenciando. Chega dezembro as empresas param de contratar (a não ser o comércio, alguém precisa vender e muito). Somente após o Carnaval do ano seguinte é que os planos serão colocados em prática. Tenho percebido que de dezembro a meados de fevereiro todo mundo para, os executivos tiram férias, as decisões ficam para depois. Ops! Assim nosso ano não mais será de 11 meses e está parecendo que virou 10 meses! Que loucura!

Como o frio, tudo isso é psicológico. Imagine o seguinte, para um finlandês (seu verão é de no máximo 20 graus acima de zero) o nosso inverno de 16 graus é um clima ameno. Nosso corpo e mente se adaptam facilmente. O problema é que estamos nos programando para um “reset” mental que nos busca reenergizar. E se esse “reload” não acontecer? Vamos ter uma série de agravantes, não vamos começar tudo de novo e não iremos planejar bem nossos próximos períodos de vida, ou melhor, de escravidão desse sistema maluco.

Pense nisso, bons projetos e Próspero 2013!

PS: dê um CTRL+ALT+DEL na sua vida e seja feliz no ano vindouro

 

Painel

Vissunga vem aí com força total: os organizadores do evento que será no próximo dia Primeiro de janeiro estão conseguindo o grande feito de unir a cidade em prol da Arte, Cultura e História. O evento está sendo divulgado amplamente nas rádios, outdoors pela cidade, rádios, internet. O trabalho gráfico demonstra o zelo que todos estão tendo com o projeto cultural.

Uma foto que vale por 2: na última segunda tive a grata satisfação de me encontrar com o Wendell Silva (nosso especialista que esteve na coluna nos últimos 3 meses) e com a Carolina Moreira (arquiteta e incentivadora da Cultura e História em Bom Despacho).

Wendell Carolina
Encontro com Wendell Silva (último especialista de 2012) e Carolina Moreira (facilitadora da visita orientada ao Museu dos Ferroviários no dia da Vissunga Cultural)

 

Opinião do Especialista
Você já está preparado para os dispositivos pós-PC?Já tratamos sobre o assunto, mas vou trazer novamente a questão para a pauta. Devido alguns questionamentos de pessoas que estão à procura de seu primeiro tablet, achei interessante compartilhar um artigo sobre o tema. Sempre me perguntam se vale a pena comprar um tablet para substituir um computador. Pra responder essa questão, vou fazer uma adaptação de um post publicado recentemente no blog Br-Mac, mantido pelo administrador e gerente de projetos Augusto Campos.O post é basicamente uma pergunta: As pessoas ao seu redor também começaram a trocar os computadores por dispositivos pós-PC?Ao discorrer sobre o assunto, Campos menciona que algumas pessoas de sua convivência já aposentaram seus computadores e adotaram um tablet com sucesso. Ele, porém, não usou essas pessoas como referencia, até mesmo porque em alguns casos, muitos usam computadores em suas atividades laborais, sendo que o uso do tablet ou smartphone fica em segundo plano, em casa. Sua intenção com esse texto foi buscar nos frequentadores, respostas para aferir se a troca dos PC’s pelos tablets e smartphones já é um realidade e tem tido resultados positivos. Abaixo listo respostas de alguns frequentadores do blog.Bruno LeandroTirando aquelas tarefas que são dependentes exclusivamente de PC (por enquanto, né…), a tendência é a migração para os dispositivos mobile.
O que a grande maioria das pessoas fazem no notebook, é perfeitamente possível num tablet (até smartphone). O fator que predomina ainda, como sempre, além da questão financeira, é a resistência à nova tecnologia. Mas, a mudança é inevitável.
Rogério NascimentoSim, as coisas estão mudando. As pessoas ao meu redor estão todas sempre ligadas no iPhone/iPad/outros Tablets, resolvendo problemas de trabalho ou em redes sociais. Eu estou totalmente dependente do iPad, sou pianista e carrego o equivalente a dezenas de songbooks além de escrever partituras.

 

Fausto AlmeidaEu não largo mais o iPad. Até mesmo o iPhone teve seu uso reduzido após a compra do tablet. Tenho vários apps para consumo de notícias, games, editores de texto etc. Meu iMac passou a ser usado com menor frequência, mas ainda sim não consigo me ver sem um Mac.

 

Além desses três relatos, outros usuários deixaram sua impressão positivas e negativas sobre essa troca. Apesar de ser um assunto que envolve acima de tudo produtividade, em muitos dos casos, sob minha ótica os tablets e smartphones já possibilitam muitas outras tarefas, porém, ainda não substituem plenamente um computador. Este texto, por exemplo, foi escrito no iPad, mesmo assim, para outras tarefas mais específicas, ainda recorro ao MacBook.

Portanto fica a dica, antes de adquirir um aparelho desses, nada melhor que avaliar até onde essa tecnologia vai lhe ser útil, afinal, não estamos na época de jogar dinheiro fora!

 

Para ler todo o post e os comentários, visite o blog Br-Mac: http://miud.in/1xJQ

O autor autorizou citar o texto e os comentários.

 

 

Fale com o Especialista: Wendell Silva – wendell.silvabd@gmail.com

Nova especialista começa em janeiro: no ano de 2013 a coluna terá participação de 4 especialistas, voluntários e escolhidos por convite ou indicação. Quem começa na próxima edição do Jornal de Negócios é a Cláudia, vejam a sua apresentação:

“É com satisfação que escreverei durante alguns meses na coluna “Opinião de Especialista”. O tema dos textos será voltado para Psicologia, ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência… Você pode participar enviando um e-mail para:psicologajornal@yahoo.com.br falando sobre assunto, tema ou dúvida que você tem e que podemos discutir no próximo jornal. Até lá.

Cláudia Mara Pessoa
Psicóloga Clínica”
claudia  
Psicóloga Cláudia Mara

 

Paróquia do Rosário no Facebook: o perfil dos devotos do bairro que leva o mesmo nome em Bom Despacho traz sempre notícias e fotos do que tem ocorrido na comunidade. Abaixo vejam foto da recente reforma que a Igreja de Nossa Senhora do Rosário recebeu.

rosario  Foto: divulgação na Internet, mostrando a reforma do interior da igreja, em especial os bancos

Bares e butecos no final de ano: lamentável o atendimento de alguns estabelecimentos na cidade. Além da dificuldade de comprar alguma bebida ou comida, fica mais difícil ainda pagar a conta. Já pensou um estabelecimento com mais de 300 pessoas e apenas 1 caixa? Pois é, assim nos tratam alguns mals comerciantes. Vale a pena o Corpo de Bombeiros fazer uma visita e também a Vigilância Sanitária do Município, pelo menos assim alguém forçosamente vai ter que nos tratar melhor.

Cachorro Pitbull ataca moradores no São José: a cena foi cinematográfica. Morador no São José estava passeando com sua esposa e sua cadela de estimação e de repente foram atacados por um cão da raça Pitbull totalmente enfurecido. O animal depois de detido foi colocado em lote vago aguardando as autoridades para buscá-lo. Foi lavrado um boletim de ocorrência (o que todos devem sempre fazer) e felizmente o dono e sua cadela não foram mais do que leves esfoliações. Fica a pergunta: e se fosse uma criança de 10 anos passeando com sua cachorrinha? O resultado seria dramático, com certeza.

Ações do Rotaract Club de Bom Despacho: a partir desta semana vamos trazer resultados das atividades dos jovens que participam ativamente. Última sexta, dia 28, foi inaugurado o marco na principal via da cidade, Avenida do Rosário. Veja a foto:

Marco do Rotaract que foi inaugurado recentemente
Marco do Rotaract que foi inaugurado recentemente

Posts Relacionados

Deixe uma resposta