Anos atrás o Banco Real passou por um susto. Comentários que estava quebrando fez com que muitos correntistas corressem às agências e retirassem de lá seu dinheiro. Tudo isso aconteceu numa quente tarde de primavera e se estendeu até o dia seguinte. Internet banking não era tão comum, o que casou um estrago menor à instituição financeira.

Mais recentemente, próximo das eleições presidenciais de 2014, saiu o boato que o bolsa família não seria pago. Centenas de pessoas apareceram à porta das agências, protestando e querendo receber o auxílio. Mais um caso desagradável que serviu apenas para causar tumulto.

Em tempos de 12,3 milhões de desempregados, notícias de recebimento de currículo veiculadas por WhatsApp não param. Tem gente ainda caindo neste conto da carochinha, aparecendo no dia seguinte em filas imensas à porta de empresas. Isso ocorreu mais de uma vez.

Outra estória ocorreu com Rádio 102FM em Belo Horizonte. Nas manhãs o radialista recebe mensagens variadas pelo celular. Uma delas dizia logo no início de outubro que determinado hospital na capital mineira estava realizando mamografia de forma gratuita para a população. Nada era verdadeiro, serviu para prejudicar ainda mais o setor de atendimento do hospital.

O terremoto do Haiti além de muita destruição e mais de 1000 mortos, trouxe outra falsa notícia. Foi dito que uma Fundação mantida pela cantora colombiana Shakira havia doado US$15 milhões para ajudar as vítimas. Muitos jornais (ditos sérios) no Brasil replicaram a informação, parabenizando a menina do “estoy aqui”.

Os políticos parecem ser os mais atingidos. Nos EUA a candidata a presidência Hillary Clinton passou por situação difícil quando espalharam que ela estava com uma grave doença. Naquela semana ela havia pego um princípio de pneumonia, o que a deixou afastada da campanha por poucos dias. Lula foi o último a passar por isso. De domingo passado para segunda (dia 17) foi dito que a Polícia Federal iria efetuar sua prisão. Pouco mais de 50 pessoas (eram esperadas segundo o Partido mais de 1000 apoiadores) apareceram na porta do seu apartamento em São Bernardo para demonstrar apoio. A prisão ficará para outro dia.

Antes de sair por aí replicando mensagens, por mais verossímeis que possam parecer, procure saber a origem, confirme em mais de uma fonte confiável e não deixe de ler e entender o que está acontecendo. Existem sites na internet que testam se determinada notícia é boato ou não. No geral, nossa ânsia em querer se destacar é maior que nossa razão, acabamos nos passando por bobocas e fofoqueiros.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta