Bom Despacho 98 anos de emancipação: o futuro é agora
È motivo de orgulho comemorarmos os 98 anos de emancipação política em nossa cidade. O município se desenvolveu passando por fases diferentes de crescimento econômico e social. Nos seus primeiros 50 anos a estrada de ferro e a produção agrícola era o forte da economia e movimentava nossa cidade influenciando a arquitetura e nosso modo de viver. A partir dos anos seguintes, aos poucos esse perfil foi mudando e diversificando. Hoje é muito forte a presença de nossa cidade na região para a prestação de serviços e educação.

Sempre fazemos planos para 2, 5 e 10 anos, seja em nossas empresas ou em nossas vidas. Para a nossa cidade não poderia ser diferente, ainda não temos claramente um plano de desenvolvimento para a cidade alheio a interesses políticos. O que quero dizer é que independente de prefeitura e câmara, seria muitíssimo importante para a melhora da nossa qualidade de vida a instalação de um programa de desenvolvimento social e econômico.

O futuro é agora e não podemos esperar pelo porvir, precisamos agir rapidamente para não perdermos as oportunidades que nos surgem.

Esse planejamento poderia ser facilmente composto de algumas ações como:
– formação de lideranças (capacitação e incentivo);
– integração de todas as entidades de ações assistencialistas e de desenvolvimento do ser humano, bem como de casas de serviço;
– infra-estrutura viária;
– infra-estrutura de água e esgoto;
– viabilização do parque industrial com incentivos;
– capitação de novas empresas;
– criação de uma escola técnica federal com vários cursos;
– mais áreas de lazer em conjunto com o belo complexo do SESC LACES Bom Despacho;
– espaço local para divulgação de bandas de música da cidade;
– espaço para a cultura e preservação da história da nossa cidade (integração de reinadeiros, museus, artesanato, costureiras, etc);
– ações de preservação do meio-ambiente e criação de parques municipais e grandes áreas protegidas.

São algumas propostas nas quais acredito e vejo como factíveis, mas desde que você, eu e nós sejamos a mola propulsora desses objetivos que têm como pano de fundo um povo criativo, capaz e que tem ânsia por ações como essas.

Rápidas e Rasteiras:

Exemplo de Cidadania: até pouco tempo a esquina das ruas Benedito Valadares e Francisco Araújo Lopes Cançado se encontrava com lixo que os moradores próximos deixavam aguardando a vinda dos lixeiros. Esse lixo era todo revirado por animais e quando chovia se espalhava pelas ruas. Um morador que reside a alguns metros da agorenta esquina resolveu procurar uma fábrica próxima dali que também deixava seu lixo a céu aberto, e solicitou autorização para colocar uma faixa dizendo: “Coloque seu lixo na porta de sua residência. Faça desta esquina o prolongamento de sua casa.”. Miraculosamente o coração (e nariz) dos moradores próximos fora tocado e o local ficou livre do lixo. Participe, mande você também uma ação de cidadania.

Foto: Matheus Tavares – em 25/05/2010

Falcões da Estrada: o moto clube Falcões da Estrada está preparando mais um encontro nacional de motociclistas a ser realizado nos dias 9,10 e 11 de julho de 2010 . Trata-se de um belo evento que eleva o nome de nossa cidade a nível nacional. Maiores informações www.falcoesdaestrada.com.br.

Ponto Ótico: destacamos essa semana essa empresa que atua há mais de 20 anos no ramo de ótica em nosso município atendendo também a toda região. Seu atendimento aliado a qualidade dos seus produtos que trabalha geram a satisfação de seus clientes. Nossos cumprimentos ao Magela e Geraldinho sempre também colaborando com ações sociais em nossa cidade.

Forró da APAE: realizado no dia 21/05 na Praça de Eventos foi um evento muito bem preparado e organizado pela equipe competente da APAE objetivando arrecadar recursos para os trabalhos desenvolvidos por essa entidade que é motivo de orgulho de todos bondespachenses. A todos que organizaram e participaram nossos parabéns.

Câmara aprova projeto para proteção de nossos recursos hídricos: esse projeto lei tem como proposta a preservação de nossas áreas dos mananciais, já que a água hoje é um bem cada dia mais precioso e necessitamos preservar através de parcerias e instrumentos legais, principalmente o Rio Capivari que abastece todo nosso município e até hoje não possui uma política de preservação e conservação. Precisamos de ampliar as matas ciliares e toda a vegetação que compõem a bacia do referido Rio. O projeto foi de autoria do Vereador Ricardo Alvarenga e aprovado pelos vereadores de nossa cidade.

Pós-graduação Práticas de Alfabetização e Letramento: a Universidade Federal de São João Del Rei promoveu essa especialização que se deu à distância iniciando em outubro de 2008 e se encerrando nesse sábado do dia 22/05. Foram 6 encontros presenciais no pólo de Pompéu para avaliações e orientações. Parabéns às professoras que amam sua profissão e se dedicaram nesse objetivo. A seguir, foto das participantes:

Foto: Gisa – em 22/05/2010
Da esquerda para a direita: Alice (prof. de Inglês município); Josiane prof. da Escola Tancredo Neves e Supervisora no Cel. Praxedes; Ana Lúcia prof. da Escola Tancredo Neves ; Maria Helena prof. da Escola Tancredo Neves; Heloisa Helena prof. e Supervisora na E. Dona Duca; Rita; Lílian; Joesse; Elaini; Sinara; Helena dias, todas professoras da Escola Dona Duca; Rocilda, tutora do curso em Pompéu e; Gislene Lopes Prof. e Vice-diretora do Cel Praxedes.

Mountain Bike em alta: no último dia 22/05 participaram em Nova Serrana 18 atletas de Bom Despacho: Orlando, Sidney Valençola, Gilberto Gontijo, Adelino, Dengo da Vidromat, Machado, Eduardo, Silvinho da Hot-som, Ramon, Felipe do Cássio, Titão da ARW, Erivelto da Circullare, Caio e Thiago da Metal Bike, Saul da Forest Park, Rodrigo da Cemig, Guilherme do Santa Edwirges, Ricardo “Cacá” Advogado. O circuito da prova é dos melhores, com trilhas técnicas e trechos de velocidade, Todos superaram os obstáculos e sentiram o prazer de realizar uma prova tão difícil. Dessa vez o Titão não se perdeu e concluiu a prova, mesmo estando num estado pós-dengoso.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta