Tomada de decisão e o exemplo da Seleção de Futebol
Imagine você como técnico do time que é o esporte de maior devoção no Brasil. Agora se veja no lugar do mesmo no momento de escolher os jogadores que irão participar da Copa do Mundo de Futebol que acontecerá daqui a 20 dias na África do Sul. Já conseguiu imaginar a cobrança sofrida por quem ocupa esse cargo? As inúmeras explicações que terão que ser dadas, não justificando o motivo das escolhas, mas o porquê de não ter optado por outro jogador.

O técnico Dunga passou por isso nessa semana. Junto com seu assistente Jorginho, precisaram encarar uma coletiva de imprensa e no meio da noite ainda participou de entrevista no Jornal Nacional, respondendo perguntas ao vivo de internautas.

Qual lição tirar de uma situação como essa?

Para mim a principal delas é a coerência que se traduziu em critérios para a escolha de cada jogador. Por exemplo, todo jogador escolhido já havia vestido a amarelinha, não eram marinheiros de primeira viagem. Depois, o comportamento de cada um em equipe havia sido avaliado em outras ocasiões e se demonstrado bom ou excelente. Assim, “filtrou” estrelinhas e beberrões, aqueles que estavam mais para marcar gols do que garantir a vitória, aqueles que queriam suar a camisa do que bater recorde de número de jogos em copas do mundo. A coerência de Dunga e sua equipe técnica é um grande exemplo para nossas tomadas de decisão no dia-a-dia.

Seja na empresa ou em nossa vida pessoal, é importante termos uma linha de raciocínio norteada pelos nossos objetivos. È fundamental ser coerente conosco e com nossas metas. Pode ter certeza, facilita em muito para vencer partidas de futebol, conseguir novos mercados para nossos produtos e serviços, alcançar uma boa nota numa prova e por aí em diante.

Pense nisso!

Rápidas e Rasteiras:

SESC LACES: tive a grata oportunidade de almoçar com meus familiares e amigos no restaurante do SESC, logo após fiz uma caminhada pelas dependência e pude perceber a riqueza desse empreendimento para nossa cidade. Parabéns ao Wilton e a Selma que zelam pela manutenção de todo o complexo e aos nossos conterrâneos fica o pedido e dica para freqüentarem mais vezes o local.

Ivan do Posto Rodão: destacando o grupo de empreededores de nosso município vale ressaltar o nosso querido Ivan Araújo que atua juntamente com sua família nos negócios de comércio de combustíveis (posto), materias de contrução, indústria de calçados (Nova Serrana) e também como produtor rural. Exemplo de honestidade nos negócios, sempre participando de outros trabalhos em prol do desenvolvimento de nossa terra. Ao Ivan e toda sua família nossos parabéns e que continuem a apoiar nossa terra.

IPTU 2010: finalizou essa semana que passou o prazo para pagar o IPTU com desconto. Agora a alternativa é pagar parcelado em 3 vezes, o que economicamente será mais viável. Conversei recentemente com o Secretário Municipal de Arrecadação e Fiscalização, que me explicou a lógica da cobrança do imposto e sua importância para as contas públicas do município.

CEMIG: estamos com alguns projetos com a concessionária de energia de nosso Estado e quando fazia minha visita semanal tive a grata surpresa de ver a foto do Ronaldo Gontijo, que foi meu aluno (do curso de pós da UNIPAC) e é funcionário da empresa em nossa cidade. A foto também trazia o nome de Bom Despacho, era uma campanha interna da empresa para divulgar ações voltadas a intranet da empresa.

Sétimo Batalhão: instituição centenária que orgulha e eleva o nome de nossa cidade Brasil afora e agora sob o comando do competente Tenente Coronel Wagner Soares Santana. Wagner tem recebido as mais diversas representações de nossa comunidade com suas reivindicações e tem procurado atender da melhor forma possível.

Tião e a dengue: primeiro foi meu pai, depois meu cunhado, agora o primo Titão. Esse mosquito é terrível e continua entre nós, na época do inverno é preciso ficar mais atento, pois concentrado com as doenças típicas do período pode agravar a doença. Limpem os seus quintais, terreiros, lotes e cuidem para não terem água parada em suas casas. Somente assim poderemos ajudar uns aos outros a combater esse mal.

Aniversariantes: forte abraço para os amigos José Antônio Melato Jr. (Biscoitinho), Lúcio Emílio do Espírito Santo Jr. e Geraldo Mota, todos comemoraram mais uma primavera nessa semana que passou.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta