Fotograma: Filme: 1492 – A Conquista do Paraíso. Com Gerard Depardieu e Sigourney Weaver, dirigido por Ridley Scott

 

Nos anos finais do século XIII, um genovês chamado Cristóvão Colombo resolveu fazer a maior empreitada de todos os tempos: descobrir um novo caminho até às Índias (pois os caminhos por terra haviam sido tomados pelos mulçumanos).

A aventura teve patrocínio do governo espanhol, que em troca dominou boa parte do Novo Mundo por quase 4 séculos (de exploração, matanças, extermínio religioso e ideológico). No filme de Ridely Scott, em determinado momento, Colombo é chamado para defender o seu projeto perante a corte espanhola, nesse instante ele faz uma reflexão: “… o que vocês enxergam? (aponta ele para as janelas da sala fechada onde se encontram). Eu vejo além dessas janelas (nesse instante ele abre com força, mostrando a linha do horizonte e o mar com sua imensidão).

Apesar de apontar para o infinito, Colombo trabalhou as bases locais para sua expedição. Caso não conseguisse o apoio correto, tudo poderia se perder. Durante a travessia teve que enfrentar vaidades e dificuldades. Quando chegou no seu destino, não fora diferente, a ganância mostrou a verdadeira face daqueles que o acompanhavam.

A tudo que nos propomos fazer pensamos ver muito a frente, mas trabalhar as condições de agora e locais para que tudo corra bem. Não basta ter um bom plano, é preciso saber guiá-lo e mudá-lo quando necessário.

Pense nisso e bons projetos!

PS: para os distraídos, último dia 12 é comemorado o Descobrimento da América por Cristóvão Colombo.

 

Rápidas & Rasteiras

Revolução Constitucionalista: há 79 anos atrás tinha fim o golpe dado pelos paulistas para tomar o governo ditatorial de Getúlio Vargas. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil. No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 – sendo o último dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates

Figura: M.M.D.C. é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo mortos pelas tropas federais num confronto ocorrido em 23 de maio de 1932, que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista de 1932.

Movmentos atuais: na semana que passou, grupo contra a corrupção em Bom Despacho cobrou do Poder Judiciário medidas efetivas quanto às acusações apontadas contra o prefeito Haroldo e seu acessor executivo, Acir. No dia 12 de outubro em diversas capitais de estados da federação e em Brasília, o dia foi marcado com marchas contra a corrupção. Os protestos têm se intensificado e não podem deixar de ocorrer. Serão fortes o quão forem organizados e conseguirem apoio de vários setores da sociedade.

Ciberguerra: semana passada 2 eventos demonstraram que estamos entrando numa era de ataques virtuais cada vez mais intenso. Em Belo Horizonte o PDT teve seus computadores invadidos horas antes de enviar a lista de afiliados na última hora do dia 7, data final para afiliações de futuros candidatos às eleições de 2012. Nos Estados Unidos, o comando de frota aérea de aviões não tripulados com destino ao Oriente Médio, foi invadido e por alguns instantes um terror se instaurou.

Dilma sanciona sem vetos lei que estende prazo do aviso prévio: a partir de agora, o aviso prévio pode ser proporcional ao tempo de trabalho, atingindo o máximo de 90 dias para quem for demitido e tiver 20 anos trabalhados na empresa. A medida será publicada na próxima quinta-feira.

Usina em Martinho Campos: a ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, inicia planos para explorar o gás residual emitida durante a produção de carvão vegetal para produzir até 30 megawatts de eletricidade. Com tubos, que encaminham os gases combustíveis para geradores de energia até 2016, Augusto Valencia Rodriguez, gerente de tecnologia e logística da empresa sediada em Luxemburgo, disse em entrevista por telefone ao canal de economia Bloomberg: “Ninguém hoje está a fazer uso desse gás de uma maneira racional”, disse ele. A tecnologia “fará com que nossas operações de carvão muito mais eficiente.”. BioFlorestas, empresa florestal brasileira, está desenvolvendo um projeto-piloto de R$9 milhões. O projeto vai tirar gás de pirólise chamados a partir de 10 fornos para alimentar uma turbina de 100 quilowatts-e será instalada na cidade de Martinho Campos, um dos cinco núcleos de produção de carvão vegetal em Minas Gerais. Fonte Bloomberg 10/10/2011.

 

Produção de café será mapeada em todo o Estado: a produção de café em Minas será mapeada em 600 municípios, através de parceria entre o governo do Estado e a Universidade Federal de Lavras, que coordenará os trabalhos. O objetivo é obter dados precisos que deem sustentação à formulação de políticas públicas para o setor. O levantamento, quantitativo e qualitativo, servirá também para os cafeicultores planejarem com maior segurança os investimentos na cultura.

Faltam 230 dias para Bom Despacho comemorar 100 anos!

  • Mais informações sobre o Centenário em:http:www.senhoradosol.com.br
100 anos/ 100 soluções:

  • 39 – Plano Diretor alinhado com propostas para reurbanização e atração de indústrias;
  • 40 – Internet em praças públicas, em parceria com a iniciativa privada.
    .

Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

Posts Relacionados

One thought on “Veja além dos horizontes: mas atue debaixe do seu nariz

Deixe uma resposta