A organização civil para desenvolvimento de uma localidade, seja em caráter assistencialista ou comércio/indústria, tem se demonstrado em muitos locais do nosso País com bons resultados, alcançanndo alguns objetivos do Estado sem sua interferência. São planos de desenvolvimento locais, câmaras de comércio, associações de bairros, casas de serviços, uma série de açõe que se organizadas em torno de objetivos nobres e comuns consegue muito mais do que isoladamente.

Ter uma boa idéia não bast! É preciso saber construir ao seu redor um projeto para planejar, implantar e acompanhar.

Para levar adiante projetos sociais o esforço frente a iniciativas empresariais e de empreendimentos é muito maior sob a dimensão dos acordos a serem feitos, as convergências de interesses, o financiamento da iniciativa e até mesmo encontrar uma pessoa que consiga desenvolver sua equipe para levar adiante as ideias levantadas. O papel desse indivíduo é de liderança, sua presença é fundamental mas tudo vai funcionar bem com ele ou sem ele, signfica que sua equipe é tão bem estrutura que pode desenvolver as atividades mesmo sem sua presença. Com certeza esse profissional é o sonho de toda associação ou grupo de pessoas que levam adiante projetos sociais e com objetivos em atender necessidades onde o Estado não quer chegar ou não consegue estar.

Líderes não brotam em qualquer terreno. Mesmo aqueles com lideranças nata precisam ser preparados para organizar seus trabalhos.

A proposta de formação de líderes passa necessariamente por questões como :

– contabilidade básica

– gerenciamento de projetos

– comunicação

– negociação

– noções de direito

– gerenciamento do tempo

– finanças e plano de negócio

– linhas de financiamento

Formar profissionais com um mix dessas habilidades e competências é possível e não custa caro. Com iniciativas da própria comunidade local professores e profissinais que detêm esses conhecimentos podem produzir aulas e treinamentos específicos. Mais uma vez a sociedade civil precisa se organizar e realizar uma simbiose social.

Pense nisso e bons projetos!

Painel

Minas ao Luar: com um público fiel à boa música (novas e antigas), Carlos Felipe, apresentador do projeto, transformou a Praça num verdadeiro salão de danças. Muita gente curtindo as belas canções e aproveitando essa importante iniciativa do SESC-MG. Parabéns ao organizadores e o público de bom gosto pede Biz!

Foto: Praça da Matriz em 23/06/2012

Convenções Partidárias: Acontece hoje (sábado) a maioria das convenções partidárias que indicarão os candidatos a prefeito. vice-prefeito e vereadores para disputar as eleições em outubro.

Sitio Dona Lizeta aumenta seu rebanho: na foto novo habitante com menos de 24 horas de vida.

O Sítio localiza-se no Povoado da Passagem, 12 km de Bom Despacho.

Ipês na Avenida dos Pequis: o Rotary plantou 25 ipês  em comemoração das bodas de prata pela fundação do clube. Agradecimentos ao IEF pela doação das mudas, a Madereira Vila Verde ( Sr. Espicho), a Copasa e a todos empresas, pessoas físicas que patrocinaram adquirindo uma placa e a comunidade local (será a principal beneficiada com as próximas floradas).

Governo federal quer criar agência para prestar assistência técnica a produtor: a presidenta Dilma Rousseff informou que o objetivo é suprir a fragilidade do país na área e disseminar boas práticas agrícolas. “Temos certa fragilidade na área de assistência técnica e extensão rural”. Ao discursar no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, ela disse também que o governo trabalha em um Plano Nacional de Armazenagem.

 Concurso 2012: os Correios vão ampliar seu quadro de pessoal em 9.904 novas vagas. A autorização foi dada na quarta, dia 27 de junho de 2012, pelo Ministério do Planejamento, devendo essas contratações serem iniciadas primeiramente a partir da convocação dos aprovados no atual concurso, que estão em cadastro reserva. Além disso, um novo concurso será aberto a partir do segundo semestre de 2012, principalmente para atender às demandas daquelas localidades e cargos que não possuam cadastro de reserva disponível. Mais informações pelo site www.correios.com.br .

Opinião do Especialista
Amigos empresários, esta é minha última participação desta seqüência de dicas sobre “qualidade no atendimento”. Agradeço, acima de tudo, pela oportunidade que me foi dada pelo Ìtalo Coutinho, em poder apresentar aqui as minhas idéias e sugestões objetivando a melhoria do trabalho e o rendimento nos resultados de sua empresa. A partir da próxima edição teremos outro especialista com novos temas importantes para o seu desenvolvimento. Agradeço a todos vocês e me coloco a disposição para atuarmos juntos e diretamente no seu empreendimento, caso queiram.Indico-lhes sempre esta página com Ítalo Coutinho, que deve ser lida assídua e atenciosamente por todos os empresários e empreendedores. Aproveito então, este espaço e sugiro a vocês para que busquem parceiros em seu negocio, seja na divulgação, na ampliação do leque de produtos, no treinamento e qualificação de sua equipe, na reestruturação física de seu espaço ou no suporte administrativo. Não tenham medo de arriscar, inovar, dar o primeiro passo. Equilíbrio e estabilidade não quer dizer ficar parado, fazendo sempre a mesma coisa que sempre fez, do mesmo jeito. Isto significa ficar parado no tempo – ficar para trás.  Equilibrar-se hoje é Andar, criar ações necessárias, a cada momento, para dominar o novo caminho. É olhar para frente e enxergar alternativas novas e agir rápido, com coragem, firmeza e confiança.Procurem sempre melhorar, crescer, não se acomodem nem tenham medo de investir no seu pessoal, quanto mais satisfeitos mais irão produzir, menos trocas de funcionários e mais produtividade você terá. Com boa equipe e bons parceiros vocês irão dividir as despesas, multiplicar o alcance do atendimento, fidelizar e satisfazer as necessidades do seu cliente. Objetivem o bom relacionamento e o equilíbrio dinâmico. Certamente não criou uma empresa/indústria para funcionar por pouco tempo, nem para lhe tirar o sossego e a paz. E você não precisa fazer tudo sozinho…. Existem empresas, associações, consultores e especialistas além da sua própria equipe (gerentes, supervisores e colaboradores) que muito poderão contribuir para seu SUCESSO.
Muito obrigado e BOA SORTE!
Fale com o Especialista: Prof. Flávio Pereira da Silva (Candu) (37)9943-9922 /fcrcandu@oi.com.br

Indicadores  Econômicos:

Indicador Valor R$ Fonte / Data de Referência
Suíno 1Kg – a vista  2,10 Apucarana/PR – Agrolink (28/06/12)
Arroz Irrigado em Casca Sc 50Kg – a vista  26,50 Araranguá/SC – Agrolink (28/06/12)
Manga Haden Produtor 1Kg – a vista  1,30 Jequitaí/MG – Agrolink (28/06/12)
Moeda 1 EURO R$ 2,59 Banco Central do Brasil (28/06/12)

Banana nanica primeira produtor Cx 22 kg – BAHIA – Agrolink (28/06/2012)

 

Mudanças na coluna: a cada 3 meses teremos um novo especialista para contribuir com a coluna. Meus agradecimentos às excelentes contribuições do Prof. Flávio. No dia 7 de julho começa conosco toda semana o Eduardo Melo, professor e coordenador de cursos na UNIPAC.

SAI =>

Prof. Flávio (Candu)

ENTRA <=

Prof. Eduardo Melo

É melhor a Cigarra pegar no batente e ajudar a Formiga: o Banco Central (BC) reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2012 de 3,5% para 2,5%. O PIB, que é a soma das riquezas produzidas no País, deve ser menor este ano em função da crise financeira mundial que, na visão do BC, abala a confiança de empresários estrangeiros, impacta os fluxos de comércio exterior e de investimentos. As previsões foram publicadas nesta quinta-feira no relatório de inflação, produzido a cada três meses pelo BC.

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta