livro1

 

PROJETO BIBLIOTECA- ESPAÇO DE SONHOS E DO SABER
O Projeto Biblioteca – Espaço de Sonhos e do Saber, nasceu com o intuito de fortalecer na Escola Municipal Coronel Praxedes, o vínculo entre o leitor, seja ele estudante ou não, e os livros. Além disso, tem como meta criar um espaço dinâmico, com atrações criativas, inovadoras e cativantes de leituras .

A Escola Coronel Praxedes conta com a participação de ex-alunos e colaboradores que querem fazer parte desta história, doando um livro literário, com dedicatória, para enriquecer seu acervo literário.

Lembrando muito bem Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros”, a escola está reinaugurando a sua Biblioteca. Para enriquecer o projeto e renovar o seu acervo, eles estão pedindo a toda comunidade para doar um livro de literatura infanto-juvenil (novo) contemplando a faixa etária de 04 a 12 anos.

Praxedes 2013 506

Foto: alunos da escola em momento de leitura

Sua contribuição será de enorme valia para enriquecer o mundo literário das crianças. É bom lembrar que ao adquirir o livro para doação, observe se o mesmo já se encontra dentro das novas normas ortográficas.

O projeto já se iniciou e vai dia 18 de abril. As doações poderão ser entregues de 8 as 18 hs todos os dias de segunda a sexta.

Nota do Colunista: a partir da semana que vem a Escola Coronel Praxedes irá figurar semanalmente na coluna durante o mês de abril.

Painel

Opnião do Especialista

Entre o mundo real e o mundo virtual
Internet é uma rede mundial de pessoas conectadas umas com as outras por meio de tecnologias digitais, através da qual é possível acontecer coisas positivas ou negativas. Presenciamos novas formas de relacionamentos que permite a interação de um extraordinário número de usuários com diversas finalidades: troca de informações, aquisição de notícias em tempo real, compartilhamento de experiências de todo o tipo com pessoas em todo o mundo. Essas facilidades melhoram o trabalho, estudo e lazer de muitas pessoas e influenciam comportamentos, mas também podem gerar prejuízos na vida real.
Como são muitas as possibilidades da Internet, muitos serão os usos e os usuários suscetíveis para as múltiplas aplicações, e uma delas é a infidelidade virtual, que a cada dia parece reunir mais adeptos. A ilusão de proximidade de conhecimento e intimidade, mesmo diante de grandes distâncias geográficas, é um dos aspectos negativos da virtualidade. A Internet serviu para muitos casais se conhecerem, iniciarem uma relação, bem como para destruir relacionamentos reais. Mesmo que nunca se transfira para vida real, uma vez descobertas, as chamadas infidelidades virtuais, têm capacidade de machucar um relacionamento amoroso real. Certamente não é a Internet a responsável pelo ciúmes das pessoas ou discussões, mas provavelmente ela potencializa o dano, sobretudo de uma relação fragilizada.
A falta de comunicação é um dos principais fatores que levam os usuários a tais serviços. Outra hipótese é a tentativa de aproveitar o espaço virtual para compensar o que não se vive na vida real ou fugir da realidade.
Ninguém está salvo. O WWW (world wide web) seria uma teia perigosíssima que estaria aprisionando nossa juventude.  Nesse caso a inclusão digital de toda a família é fundamental. Os pais devem ter um diálogo aberto com os filhos sobre o uso de tecnologias digitais e monitorar o que o filho faz na rede, estabelecendo regras, instalando softwares de monitoramento, tentando preservar a privacidade do mesmo não monitorando em segredo.
Muitas crianças fazem pressão para usar as redes sociais, é importante respeitar a idade mínima exigida pelo site e exigir que do filho que adicione os pais em seu perfil, para facilitar o acompanhamento e para conhecer os amigos virtuais dele.
Além disso, é fundamental que a criança e adolescente intercale o uso da tecnologia com outras atividades da vida cotidiana como sair com a família ou com os amigos, brincar, ler livros, praticar esportes, etc. A presença física do amigo, do amado, do familiar, do próximo nos reconecta com nosso mundo.
No fundo, tanto no mundo real ou no virtual, a necessidade é uma só: estar junto. Na era da pós-modernidade nos damos conta de que o principal afeto é o da amizade.  Mesmo no ilimitado mundo sem fronteiras da Internet, não há substituição para necessidade da presença física do outro, do corpo do outro, do seu enigma, do cheiro, cor, som, movimento, textura, olhar, que não sabemos traduzir em bytes. A web ainda não substitui a presença física.

Fale com o Especialista: Cláudia Mara Pessoa – psicologajornal@yahoo.com.br

Destaque na TV Candidés: o advogado bondespachense Eduardo Augusto Araújo, em conjunto com Tereza Lada, apresentam o programa de TV Sintonia Popular. Trata-se de um programa de utilidade pública destinado à informação e orientação da população em várias áreas: Jurídica; Psicológica; Médica; Social; Política e etc. A ADECCOM, Associação de Defesa dos Consumidores do Centro-Oeste de Minas, por meio do programa, leva até a população conhecimento e orientação. A população pode interagir pelo telefone (37) 32225052 ou E-mail: sintonia.popular@hotmail.com Participem! Todas as quintas-feiras, de 8 às 8h:55min pela TV Candidés ou pelo site: www.candides.com.

299152_461437010599585_1946213637_n

Foto: o advogado Eduardo Augusto, nosso conterrâneo

Páscoa no Leo Clube: no último domingo membros do Leo Clube de Bom Despacho visitaram uma residência no Bairro JK para doação de uma cesta de chocolates. O objetivo foi levar aquela família a mensagem de Páscoa e alegrar as crianças presentes.

Sistema alternativo de construção: graduandos do 9º período do curso de Engenharia Civil conheceram um sistema alternativo de construção utilizado em outros países que está ganhando espaço no Brasil. No dia 23/03/13 os alunos do 9º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho visitaram um condomínio residencial na cidade de Nova Lima/MG. A visita contribuiu para mostrar aos alunos este sistema alternativo de construção e permitiu ampliar os conhecimentos e incentivá-los a desenvolver o senso crítico para analisar vantagens e desvantagens das diversas modalidades de construção. (fonte: UNIPAC)

Odnanref será entrevistado por Olati: quem leu “O Menino no Espelho” de Fernando Sabino vai entender direitinho a mensagem. Para os desavisados é importante saberem que semana que vem vamos trazer um resumo de 100 dias do Governo Cabral. Vocês vão ver que não trocamos Bode por Cabra(l).  Até lá!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta