Inovação para superar a crise do produtor de leite

Quando penso que já comentamos muito sobre inovação aqui no JORNAL DE NEGÓCIOS, tenho uma grata surpresa no domingo de manhã. O último programa Globo Rural apresentou a matéria “Esterco como aliado do criador de gado de leite” trouxe o empresário Cláudio Martinelli apresentando sua fazenda. Cláudio desenvolveu um sistema com uso de biodigestor e um antigo motor automotivo. Com essa dupla de equipamentos ele gera energia elétrica, calor e fertilizante. Pois bem, vou explicar:

– o esterco é liquefeito e enviado para uma grande bolsa, o biodigestor, lá dentro as bactérias digerem a massa orgânica, o resultado é um suco rico para o solo e gás;

– o gás é enviado para a câmara de combustão de um antigo motor, recuperado e preparado para o processo de geração de energia elétrica, por meio de um alternador;

– uma serpentina passa pelo sistema de escapamento do motor e gera água quente, utilizada para lavar o vasilhame utilizado na ordenha de leite;

– o suco resultante é utilizado para fertilizar o pasto, que gera alimento para o gado e o processo se renova.

Tudo muito simples e cheio de inovação. Para quem pesquisa e estuda o assunto, nada de mais, porém o empresário conseguiu com suas habilidades de mecânico e inventor, utilizar princípios da termodinâmica já conhecidos há muitos anos e gerar energia de forma eficiente. Exemplo: o filtro do sistema é feito de esponja e palha de aço, no mercado o similar iria custar um bom dinheiro em relação à essa improvisação.

Parabéns ao Cláudio e pela bela fazenda. Outro ponto que soube inovar foi na descontração e camaradagem. Os funcionários da fazenda têm gosto pelo trabalho e finalizaram a reportagem com uma boa moda de viola em homenagem ao patrão cientista.

Na foto o repórter José Hamilton Ribeiro e o empresário Cláudio Martinelli. Fonte: TV Globo (website)

A reportagem completa pode ser assistida no link:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1147102-7823-ESTERCO+COMO+ALIADO+DO+CRIADOR+DO+GADO+DE+LEITE,00.html

Rápidas e Rasteiras:

Visita à Maxivinil: no último dia 23/10 os vereadores e o prefeito de Bom Despacho foram convidados a conhecer a fábrica de tintas da Maxivinil onde foram apresentadas as instalações,o processo de produção e o quadro de funcionários.Os vereadores destacaram a importância desse empreendimento para o desenvolvimento de nossa cidade.Fica nossos parabéns a toda equipe Maxivinil em especial aos dois jovens empresários Breno e Eduardo.

Formatura de novos soldados: foi realizada nesta última semana a formatura de mais uma turma de soldados que irão servir a toda região, levando mais segurança à população civil.Parabéns aos formandos, agora precisamos lutar para que permaneça a companhia escola da PMMG que sempre trouxe benefícios e visibilidade ao nosso município.

Promoção: a paróquia de São José esta realizando uma rifa em benefício de seus trabalhos. Serão sorteados no dia 12 de dezembro: 01 moto 0km, 01 TV 42 polegadas, 03 prêmios de R$1.000,00 em dinheiro e 01 quadro.O bilhete custa apenas 10,00.

Feira de produtos orgânicos reflete crescimento do setor: a Biofach, uma das maiores feiras do ramo, foi aberta em São Paulo. Segundo a coordenadora do evento, Rosina Cordeiro, a primeira edição da feira, em 2003, contou com 80 expositores, número que chegou a 300 este ano. Os produtores bondespachenses interessados em desenvolver produção orgânica, podem procurar a Associação de Agricultura Orgânica (www.aao.org.br).

Clandestinos apreendidos na BR262: foram 4 ônibus repletos de passageiros e bagagens, com destino ao Nordeste do Brasil. A Polícia Rodoviária Federal prendeu os veículos que estavam totalmente irregulares no último dia 26 de outubro. Nossa cidade é rota entre SP e os Estados nordestinos. Parabéns à PRF pela atuação. O transporte clandestino além de prejudicar economicamente as empresas que trabalham gerando riqueza e empregos é também perigoso para quem o usa, uma vez que não se têm garantias da manutenção dos veículos, seguros contra danos pessoais e em geral os motoristas são desqualificados.

Sábado teve marcha contra a dengue: parabéns aos bravos atiradores do Tiro de Guerra e ao sempre alerta 88º Grupo de Escoteiros de Bom Despacho pela passeata do último dia 24, convidando todos a combaterem o mosquito aedes egypti e os focos transmissores. Além de combater esse problema, essas ações promovem a limpeza de terrenos, ribeirões, quintais e vias públicas, eliminando outros males. Na foto abaixo, veja o desfile:

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

One thought on “Inovação para superar a crise do produtor de leite

  1. Bom dia, eu sou marilete bornagui de sao miguel do oeste – SC
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta nao sei o que ta acontecendo com as vacas dos meus pais elas tao dando leite acido nos 4 tetos mas tem um pequeno detalhe na prova do leite com os produtos nao da acido e se ferve tambem é bom so com o produto alizorol. Muito por que na comida delas nada de diferente foi feito. Gostaria de saber o que esta acontecendo peço uma ajuda a voces! muito obrigado

Deixe uma resposta