Maria Antonieta: exemplo em nossa cidade de empreendedorismo social

Para a School Social Entrepreneurship, do Reino Unido, empreendedor social “é alguém que trabalha de uma maneira empresarial, mas para um público ou um benefício social, em lugar de ganhar dinheiro. Empreendedores sociais podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e comunitários […] Empreendedores sociais nunca dizem ‘não pode ser feito’.”

 

Conheci a Maria Antonieta no ano de 1999, na ocasião a ABAP havia deixado de receber recursos do então prefeito (Haroldo), fiquei sabendo do fato e me ofereci para ajudar, criando assim a 1ª versão do site deles na Internet, com o objetivo de divulgar a entidade em outras esferas e captar recursos para mantê-la. O tempo passou, a tempestade passou e com essa série de artigos que iniciamos aqui no JORNAL DE NEGÓCIOS, resolvi entrevistar a senhora Maria Antonieta Leite Assunção, sem dúvida exemplo para nossa cidade. Ela é formada em Direito, estudiosa do assunto Serviço Social e há 26 anos atua na ABAP.

 

Ítalo-Como você iniciou o trabalho na ABAP?

Dona Maria- Fui convidada quando a ABAP já tinha o CIAME, era um programa da antiga FEBEM, na época fui a Belo Horizonte e fiz o teste para trabalhar ,havia uma vaga, era justamente o trabalho que eu gostaria de fazer, esse trabalho com crianças e adolescentes, esse convite pra mim caiu do céu.

 

Ítalo- Quais as principais dificuldades encontradas para começar esse?

Dona Maria- Nossa dificuldade minha e de todo mundo que trabalha comigo geralmente é a financeira, todo trabalho social no Brasil não merece muito apoio, então a dificuldade maior é a questão de recursos, que a gente vai vencendo com muita confiança em Deus e com muito apoio da comunidade de Bom Despacho.

 

Ítalo-Como tem sido a atuação do empreendedor social em Bom Despacho?

Dona Maria– Olha eu acho que está precisando demais da união dos empreendedores que trabalham com crianças e adolescentes, todo mundo que trabalha com adolescente está preocupado com a situação em que eles se encontram, ma cada um preocupado no seu canto, fazendo o possível e o impossível. Agora um grupo de pessoas da Secretaria de Saúde  e a Promotoria (Dr Luciano) decidiram formar uma rede que unisse  todo mundo que faz esse trabalho, estamos precisando formar essa rede para trabalharmos juntos.

 

Ítalo-Como tem sido o trabalho dos alunos de Serviço Social da UNIPAC?

Dona Maria– Nós conseguimos um grupo para fazer o estágio lá dentro da ABAP, já teve uma turma que formou e agora iniciou outra e nós contamos muito com esse pessoal. Eles se reúnem com uma professora especializada da UNIPAC, que passa toda a parte técnica de um trabalho social no meio do povo, depois eles saem visitando as crianças,as famílias e passam para a gente aquilo que está sendo feito,aquilo que está acontecendo nas famílias em que a gente precisa dar  apoio maior e que depois nós mesmos precisamos visitar para ver como que andam as coisas,é um trabalho realmente muito bom.

 

Ítalo- Na observação da Maria Antonieta, o que é o empreendedor social?

 Dona Maria– O empreendedor para mim é uma pessoa que assume determinado trabalho conforme a sua qualidade, para o empreendedor social ele tem que ser uma pessoa muito desligada por exemplo do interesse financeiro, uma pessoa que se dedique dia e noite quase  sem ter outras .

 

Ítalo- Há se eu soubesse 25 anos atrás..

Dona Maria– Há eu não sei,eu acho que para o trabalho mesmo eu não mudaria muita coisa, é claro que agente não é uma pessoa perfeita em área nenhuma então eu na minha formação por exemplo quando eu estudei fiz foi Direito porque eu não tinha condição de fazer o Serviço Social então, se eu tivesse feito… Gostaria de agradecer muito a comunidade de Bom Despacho porque sempre nos atendeu,sempre nos atende ,sempre conheceu nosso trabalho e isto para nos nós é muito importante para dar continuidade, aproveito para pedir que continue nos ajudando porque é muito importante esse apoio.

Endereço do site da ABAP na Internet: www.bomdespachomg.com.br/abap

Rápidas e Rasteiras:

Planejamento Estratégico de Bens e Serviços: o administrador de empresas Sylvio Castro, da empresa Saletto, irá promover o treinamento nos dias 30 e 31 de julho, maiores informações no site www.unipacbomdespacho.com.br.

Lagoa da Prata e Congonhas, próximas etapas de competição do ciclismo bondespachense: os competidores participarão dia 26 de julho em Lagoa e dia 2 de agosto em Congonhas, maiores informações com o Caio da Metalbike (tel. 3522-6012).

Eleições 2008 – fica mais restrito a propaganda política: foi-se o tempo das camisetas, calendários, showmícios e qualquer publicidade que o TSE não permita, ganha a nossa sociedade, nossos candidatos precisarão fazer um corpo-a-corpo mais intenso e democrático.

Museu da Cidade: no 10º Aniversário do MdC, foram distribuídos 2 livretos: Geraldo de Todas as Fidelidades, de Itamar de Oliveira, em homenagem a Geraldo Fidelis, e Vamos Conhecer o Museu, redação e pesquisa de Julio Benigno, Jacinto Guerra e Nilce Coutinho. Colabore com o Museu, fale com o Sr. Júlio (tel. 3522-2553).

Posts Relacionados

Deixe uma resposta