Ministério do Trabalho muda regulamentação para fabricação e operação de máquinas

 

A nova NR 12 promete revolucionar a proteção dos trabalhadores em relação às máquinas. Uma primeira olhada sobre o conteúdo já chama atenção pelo tamanho. Enquanto a versão anterior contava com um ­texto base de seis itens principais e mais dois anexos, um para mo­tosserras e ou­tro para cilindros de massa, a nova tem texto base com 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um ­glossário. São 14.500 caracteres, um total de cin­co pá­ginas, contra mais de 230 mil letras, o que proporcional­mente dará cerca de 80 páginas para a nova norma. Dessa forma, traz explicações bem mais detalhadas sobre ins­tala­ções e dispositivos de segurança.

“Agora é outro mundo, com explicação muito mais clara sobre o que é necessário. Uma evolução drástica do texto em si e com a criação de um grupo de trabalho permanente que vai discutir melhorias. A situação que tínhamos antes era de uma norma valendo de 1978 até 2010. A tecnologia avançou, e a norma trazia algo de 32 anos atrás. Se atualizou o texto e se coloca a ­oportunidade de uma atualização contínua”, avalia o engenheiro de segurança João Baptista Beck Pinto, que coordena um GT de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), no Rio Grande do Sul.

 

Criada pela Portaria 3214, de 08 de junho de 1978, a NR 12 sofreu uma primeira alteração em 1983. Em 1994, a norma ganhou o anexo de motosserras e, em 1996, o de cilindros de massas. Mais duas pe­quenas mudanças ocorreram em 1997 e em 2000. Já a publicação da nova NR 12 traz uma transformação total, alcançada de forma tripartite. O nome da norma também mudou. Agora chama-se NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. “O mais importante da nova versão são as informações mínimas para que a máquina seja concebida de forma se­gura. Queremos a médio prazo uma no­va geração de máquinas”, afirma a coorde­nadora do GTT da NR 12, a auditora ­fiscal da SRTE/RS, Aida Becker.

 

Já para os trabalhadores, há avanços em to­da a concepção da norma. “Modernizada, buscou contemplar a maioria dos dife­rentes modelos de máquinas e equipamentos inseridos nos distintos processos de trabalho. Ela se ateve aos rumos da glo­balização, com visão atual alinhada às nor­mas – nacionais e internacionais – mais re­centes; e vislumbrou proteger, de fato, os envolvidos no processo de fabricação, en­­volveu compradores e usuários, e vis­lum­brou a segurança no ambiente ao redor da máquina. Em sua nova roupagem, vejo como um dos melhores trabalhos ge­rados pelo processo tripartite e dará uma no­va dimensão à Segurança do Trabalho a grande parte dos setores produtivos”, analisa o técnico de segurança do Sindicato dos Meta­lúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Adonai Ribeiro.

 

Rápidas e Rasteiras:

 

Servas promove capacitação para gestores e cuidadores de idosos de 261 instituições: o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) iniciou, nessa terça-feira (14/06), uma série de capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade. A primeira regional a ser capacitada será Poços de Caldas, no Sul de Minas. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito pólos regionais do Estado. A capacitação será oferecida para as equipes de ILPI (instituição de longa permanência de idosos) das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.

 

 

Faltam 349dias para Bom Despacho comemorar 100 anos! 

Mais informações sobre o Centenário em:

http:www.senhoradosol.com.br

 

100 anos/ 100 soluções: 

5- Reforma e manutenção do Terminal Rodoviário, Praça da Estação e seu entorno;

 

6- Apoio a esportistas locais e implantação de aulas de esportes para alunos e comunidade ao redor das escolas municipais e estaduais.

 

Mande sua sugestão de 100 soluções para a cidade para o contato desta coluna, sua participação é fundamental!

 

 

ABAP agradece: a todos que participaram do tradicional forró da ABAP realizado no último sábado dia 11/06. Foi um belo evento organizado pela equipe da entidade. Contou com a presença de mais de 1000 pessoas. Parabéns a todos que compareceram, aos que trabalharam e aos patrocinadores.

 

Visita ao Asilo: o Rotary Club Bom Despacho-Arraial organizou no dia 11/06 mais uma visita aos assistidos do Asilo São José. Levando alegria, entretenimento e muito amor para todos que ali residem. Participaram do evento além dos rotarianos do R.C Arraial ,o presidente do R.C Bom Despacho José Cardoso de Mesquita, Marta Anacleto presidente do Clube da Melhor Idade e o presidente do Asilo Magela.

 

 

Foto: Ac

Apoio às Micro e Pequenas Empresas: apresentado na última reunião da Câmara, requerimento de autoria do Vereador Ricardo Alvarenga, solicitando ao Prefeito a regulamentação da Lei da Pequenas e Micro empresas com o objetivo de fortalecer esse importante setor de nossa economia.

 

Encontro dos Motociclistas: recebi a mensagem a seguir do Marco Aurélio Resende: “…Quero te parabenizar pela sua postura firme, sincera e imparcial na coluna de sua responsabilidade no JN. Gostaria de convidá-lo para participar do 10º Encontro Nacional de Motociclistas em BD [8, 9 e 10 de julho], que acontecerá na Praça da Estação, promovido pelo Motoclube Falcões da Estrada onde teremos atrações de alto nível. Irão se apresentar em BD: Banda Lurex (Queen cover), Vinícius Vellys (vencedor do maior imitador 2010 do programa do Faustão e cover de Jota Quest), Banda RockNights (de BH cujo vocalista é Luís Armando – bondespachense e filho do Armando da cachaça e do asilo), J. Peron (cover de Raul Seixas – participante recentemente do programa da Ana Hickman na Record) e Gleison Túlio (show men – tem trabalhos em novelas da Globo e participou da gravação do último DVD de Emmerson Nogueira).Grande abraço e esperamos por você.” – é mais um acontecimento que coloca nossa cidade no circuito de eventos no mês de julho, com certeza contará mais uma vez com o sucesso dos anteriores, virando marca registrada do clube Falcões. Com certeza irei, podem contar com minha presença, como pedestre e bom apreciador do rock´n roll.

 

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

 

Contatos para esta coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br

Posts Relacionados

Deixe uma resposta