Expansão de negócios reflete em novos empregos

No ano de 2009 foram contratados 4.617 profissionais em nosso município. Em contrapartida foram demitidos 4.281, o saldo resulta em 336 novos postos de trabalho, 7% de aumento no período de janeiro de 2009 a dezembro. São informações diretamente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.

As categorias que tiveram saldo negativo durante o ano de 2009, ou seja, no final do período haviam mais desempregados, foram: motorista de caminhão, trabalhador agropecuário em geral, carpinteiro de obras, operador de bobinadeira e gerente administrativo. Do outro lado, aquelas que ao final do ano mais empregaram foram: auxiliar de escritório, em geral, alimentador de linha de produção, montador de artefatos de couro (exceto roupas e calçados), servente de obras e vendedor de comércio varejista.

Aqui mesmo no Jornal de Negócios já tivemos a oportunidade de citar o crescimento e expansão de novos negócios como concessionária de veículos que está construindo nova sede, atacadista sendo erguido às margens da BR262, indústria de maquinário agrícola, fazendas de produção de leite e crescimento de número de cursos em instituição de ensino estabelecida no município.

No final deste mês inaugura outro importante negócio que fortalece nossa cidade no fornecimento de insumos para a agropecuária: a Cooperbom está aguardando apenas uma liberação do Ministério da Agricultura para dar início à sua fábrica de rações. O empenho da atual diretoria, encabeçada pelo presidente José Antônio Cardoso (Zé do Nô), em conjunto com o superintendente administrativo, Geraldo Majela Araújo, estão realizando uma verdadeira revolução no campo. Enquanto muitas outras cooperativas no Brasil inteiro passam por dificuldades, a Cooperbom é uma das mais rentáveis pertencentes ao Sistema Itambé, com filiais em quase todas as cidades que fazem limite com Bom Despacho.

Assim, as oportunidades de trabalho e ações empreendedoras têm se demonstrado presentes na nossa cidade. Mas é bom lembrar que sucesso não vem com sorte, sucesso vem com muito trabalho, competência e conhecimento.

Alguns números da nova Fábrica de Rações da Cooperbom:

– capacidade de processamento: 24 toneladas por hora

– potência do moinho: 200 Cv

– misturador horizontal: 2 toneladas por batida

– produção: 4.600 toneladas por mês

Rápidas e Rasteiras:

Cadastro Cultural: atenção produtores de Artesanato, Gastronomia, Teatro, Folclore, Música, Dança, Canto, etc.

Neste sábado, dia 06 de fevereiro de 08 ao meio dia, na Praça da Matriz, haverá cadastramento de todos produtores de arte da cidade e região. Este cadastro de artistas permitirá que participem dos eventos culturais da Secretaria de Cultura e do Centro de Arte e  Cultura. Venha e se cadastre. Mostre seu trabalho. O cadastro da produção cultural municipal irá facilitar o estreitamento de relações de produtores culturais das mais diversas áreas como Artesanato, Gastronomia, Teatro, Folclore, Música, Dança, Canto e o empresariado interessado em apoiar a cultura de nosso município. Interessados devem procurar pela barraca de cadastramento que será montada na própria praça.

Carta do leitor: “…Caro Ítalo, agradecemos a gentileza de suas considerações no Jornal de Negócios da última semana. Opiniões sinceras iguais a sua, são para nós um incentivo e nos incentiva acreditar cada vez mais no potencial promissor da nossa Bom Despacho. Ledir S. Silva – BOVEPE.”

CAC-BD retoma atividades: o Centro de Arte e Cultura de Bom Despacho, realizou reunião no último dia 1º de fevereiro, na Escola de Música Dom Maior. Na ocasiao puderam discutir sobre os projetos a serem inseridos para o ano corrente. Cada membro e ou participante pode trazer suas idéias e seus ideiais para discussão de propostas.

Música na Praça: este projeto foi elaborado pelo SESC – Laces Bom Despacho em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a iniciativa privada e será executado em praças públicas de Bom Despacho e região visando apresentar à população trabalhos musicais de artistas da região. Será uma oportunidade de resgatar às comunidades o espaço de convívio social que são as praças públicas da cidade. As apresentações ocorrerão, nas praças, em regime de rodízio, entre bairros da cidade, sempre nas 2ª (segundas) 6ª (sextas) feiras do mês, permitindo que todas as comunidades possam usufruir desta opção cultural.    Esta alternativa de lazer e entretenimento cultural abrirá espaço para músicos da cidade para mostrarem seu trabalho artístico. Parabéns aos envolvidos e sucesso no decorrer do ano. Mais informações com a Secretaria de Cultura pelo e-mail cultura@bomdespacho.mg.gov.br.

Um carnaval legal e sem polêmica: parabéns ao SESC pela promoção do Carnaval dos Carnavais, que será nos dias 05 e 06 de fevereiro, nas dependências do clube. Haverá apresentação de conjuntos musicais, desfile de fantasias, muito confete e alegria. Mais informações pelo telefone 3522-7253.

Bom Despacho na mídia:

“PF prende três acusados de fraudes contra a Caixa Econômica em Minas Gerais” – Jornal O Globo, 03/02/2010

“Governo de Minas alerta para surto de dengue no estado” – Jornal Estado de Minas, 03/02/2010

“Saúde na terceira idade” – ALÔ DOUTOR, Jornal da Alterosa, 02/01/10. Nessa edição o entrevistado é o geriatra João Baptista Campos, da cidade de Bom Despacho. A qualidade de vida do idoso é o tema principal do programa.

Governo reduz imposto para compensar alta da gasolina: a partir de sexta-feira, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) ficará menor para a gasolina. A alíquota cairá de R$ 0,23 para R$ 0,15 por litro. A desoneração valerá até 30 de abril.

Câmara Municipal volta às reuniões ordinárias: nessa semana que passou os vereadores voltam à Casa do Povo, para mais um ano legislativo. Na ocasião o Vereador Ricardinho Alvarenga apresentou projeto a ser instituído onde a cada criança que nascer, uma árvore será plantada. Outro projeto discutido foi sobre a obrigatoriedade da publicação dos horários de trabalho dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde do Município, sua especialidade, bem como em qual unidade de saúde devem atender e o tempo  que precisam permanecer em cada uma delas.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta