Ex-secretário de Turismo retifica notícia sobre tombamento da Vila

Nas últimas semanas tenho mantido contato com o Sérgio Guimarães, ele foi Secretário de Turismo em Bom Despacho no 2º mandato do Prefeito Haroldo Queiroz. Nessa oportunidade falamos sobre o apelo que fiz em matéria aqui no JORNAL DE NEGÓCIOS pela preservação do Patrimônio Histórico da Vila Militar. Ele me explicou que o tombamento já foi realizado, acompanhem a correspondência que me foi enviada:

 

“Foi publicada no Jornal de Negócios uma matéria sobre a ausência de uma política de preservação arquitetônica mais atuante em Bom Despacho. A matéria retratava principalmente o descaso com a preservação da originalidade do conjunto arquitetônico do 7º Batalhão de Polícia Militar – 7º BPM (quartel, vila, colégio, capela, mata, garagem e estande de tiro) e a urgente necessidade de tombamento de tal conjunto arquitetônico.

 

Pois bem, resolvi lhe escrever para remediarmos um equívoco: o conjunto arquitetônico do 7º Batalhão de Polícia Militar – 7º BPM teve seu tombamento provisório com a notificação de tombamento Nº 009, emitida pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – CMPC, entregue no dia 28 de Março de 2006 e endereçada a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais e ao comando do 7º Batalhão de Polícia Militar – 7º BPM.

 

 Logo em seguida, foi dado o prazo de 15 (quinze) dias corridos a partir da data de recebimento desta correspondência para uma possível impugnação ao tombamento provisório, com seus respectivos argumentos.

 

 Por último, como não foi oferecida nenhuma impugnação ao tombamento provisório, o Conselho Municipal do patrimônio Cultural – CMPC se reuniu novamente (não me lembro a data, vc consegue com a Anastácia no livro de tombo do conselho) e decidiu pelo tombamento definitivo.

 

É importante frisar que o conjunto arquitetônico do 7º Batalhão de Polícia Militar – 7º BPM já está tombado, cabe à Secretaria Municipal de Cultura, Artes e Turismo e também ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – CMPC zelarem por tal patrimônio entrando com ações jurídicas contra quem realizar quaisquer intervenções (edificação, construção demolição ou até mesmo reforma) não previamente autorizadas.”

 

 

Rápidas & Rasteiras:

 

Visita do Vice-Governador reforça a importância da Gestão Pública Eficiente: no último dia 9, mais de 1200 pessoas compareceram ao SESC LACES Bom Despacho para assistirem à palestra do vice-governador Anastasia. Ricardo Alvarenga, vereador em nossa cidade, comentou o ocorrido: “foi sem dúvida o grande evento do ano de nossa prestimosa UNIPAC. Os rumos que nossa administração pública têm que tomar são os elencados por ele, ou seja planejamento,capacitação,eficácia,resultados e avaliação.Os serviços públicos têm que melhorar para alcançarmos bons resultados nas demais atividades (o lucro da empresa pública deve ser um bom serviço). Sabemos das dificuldades que estão sendo e serão enfrentadas para implantação desse novo modelo , mas não vejo como avançar se não forem implementadas tais atividades. Enfim tomara que todos presentes responsáveis pela nossas organizações públicas tenham assimilados seus ensinamentos e o que é mais importante coloque-os em prática.”.

Roteiros Turísticos em Bom Despacho: essa semana vamos apresentar o Roteiro Branco, ou Entorno da Praça Olegário Maciel. Nesse roteiro é possível conhecer: Paineira da Santa Casa, Museu da cidade ( Matriz de Bom Despacho – Pintura à Óleo), Amurada e Escadaria da Praça da Estação, Árvores das Amazônia, Estação ferroviária, Locomotiva, Prédio Antigo onde foi a Câmara e a Vila Militar:. Para maiores detalhes basta acessar http://www.senhoradosol.com.br/turismo.php#roteiros.  

Armadilha contra o mosquito da Dengue será testada em Bom Despacho: a notícia é do jornal O TEMPO, informa que a primeira armadilha para capturar fêmeas grávidas do mosquito Aedes aegypti será lançada na manhã dessa quarta-feira (11), às 9h, no Centro de Esmeraldas, na região metropolitana da capital. O equipamento foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig). Além de  Bom Despacho e Esmeraldas, outras 23 cidades receberão o material.

Marchinhas de Carnaval e Encontros de turmas agitam a festa na cidade: já fiquei sabendo de antigos amigos que irão se reunir em sítios e fazendas da cidade para curtirem juntos o Carnaval. Para abrilhantar mais ainda os bons tempos desta prestigiosa festa, acontecerá no sábado de Carnaval, às 20:30 horas do dia 21 de fevereiro, no SESC LACES Bom Despacho, show de marchinas promovido pelo Boleka, Juraci e Cibele. Vale a pena participar !

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

Deixe uma resposta