Internet via rede elétrica em breve chega para todo o Brasil

A informação é de Sabrina Craide, da Agência Brasil de Notícias, órgão de comunicação do Governo. Segundo ela os brasileiros poderão acessar a internet banda larga por meio da rede de energia elétrica ainda este ano. A conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emília Ribeiro garante que o seu relatório sobre a regulamentação da questão estará pronto no fim de março. Depois disso, as normas devem ser analisadas pelo Conselho Diretor da agência e, se forem aprovadas, as empresas já podem oferecer o serviço.

 

“É muito importante decidir essa questão, porque é mais uma forma de expandir a banda larga para todo o país de forma mais barata, para aumentar a competição também”, afirmou a conselheira, em entrevista à Agência Brasil. Ela diz que está ouvindo todos os setores interessados, e que algumas experiências já estão sendo realizadas no país.

 

Em Belo Horizonte, a empresa FITEC (Fundação para Inovações Tecnológicas) desenvolveu um protótipo dessa  tecnologia. As dificuldades técnicas de viabilização do sistema estavam praticamente ligadas a oscilação que a rede elétrica sofre em momentos de maior pique. O projeto foi acompanhado pela engenheira Carolina Hamdan, bom-despachense.

 

Com a transmissão de dados em alta velocidade pela rede elétrica, sistema conhecido como BPL, as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, se conectadas a um modem. A conselheira explica que os dados serão transmitidos por meio de fio elétrico ou por outro cabeamento no poste de energia. O sinal da internet banda larga chega até as residências pela caixa de energia elétrica e é transmitido por dentro da rede.

 

Rápidas & Rasteiras:

 

Visita do Vice-governador antecipa cenário político de 2010: no próximo ano, nas eleições para o Governo do estado de MG, os comentaristas políticos das rádios da capital têm falado em nomes como Hélio Costa, Anastasia, Patrus Ananias, Fernando Pimentel, como possíveis candidatos ao Palácio da Liberdade. Vai ser uma briga boa, pois todos são próximos do Governador Aécio e vão querer o seu apoio.

 

PMDB desponta: com as atuais presidências do Senado e da Câmara, o partido tem se fortalecido muito desde as últimas eleições municipais, onde em todo o país teve a maioria em vereadores e prefeitos. Tem gente em Bom Despacho que saiu do PMDB e foi para o PT (não entendo até hoje a razão ideológica) que deve ter ficado com uma pulga atrás da orelha vendo o crescimento de seu antigo ninho partidário.

 

Lista de radares nas rodovias mineiras: o DER-MG publicou recentemente na Folha de São Paulo a lista de radares estáticos que entraram em operação após o dia 2 de fevereiro, vejam só:

Rodovia MG 420

Km 14 e Km 38 – Trecho Pompéu/Entrada BR 040

Rodovia MG 415

Km 26 – Trecho Morada Nova de Minas/Biquinhas

Rodovia MG 176

Km 49 – Trecho Dores do Indaiá/ Luz

Rodovia MG 164

Km 82 e Km 85 – Trecho Martinho Campos/Pompéu

Rodovia MG 164

Km 123 – Trecho Bom Despacho/Martinho Campos

A informação foi enviada pelo leitor do JORNAL DE NEGÓCIOS, Marcelo Drumond, engenheiro e professor da UNIPAC.


Roteiros Turísticos em Bom Despacho:
esta semana vamos apresentar o Roteiro Preto. Nesse roteiro é possível conhecer: Igreja Matriz, Casa Paroquial, Fonte da Biquinha, Igreja da Cruz do Monte, Vila Operária, Igreja São Vicente, Castelinho da Força e Luz, Agência do Correio. Para maiores detalhes basta acessar http://www.senhoradosol.com.br/turismo.php#roteiros.  

ACIBOM não atende mais aos sábados: o comunicado foi feito na semana passada pela gerente administrativa da entidade, Camila Cunha. O motivo foi a baixa procura de associados para atendimentos. Os serviços relativos ao CDL e SPC poderão ser consultados pelo telefone. Maiores informações pelo contato 3522-3683

Vale a pena lembrar: Marchinhas de Carnaval no SESC. Acontecerá no sábado de Carnaval, às 20:30 horas do dia 21 de fevereiro, no SESC LACES Bom Despacho, show de marchinhas promovido pelo Boleka, Juraci e Cibele. Vale a pena participar!

Aula inaugural dos cursos de pós da UNIPAC: será no próximo dia 6 de março, com a presença do engenheiro Márcio Tibo, presidente da SUCESU-MG e coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos. Sua palestra será sob o tema “Pós-graduação: um projeto de educação continuada”, às 19 hs no Campus Bom Despacho.

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br .

Posts Relacionados

One thought on “Internet via rede elétrica em breve chega para todo o Brasil

  1. Espero que chegue o mais rápido possível , pq ninguém consegue manter uma linha telefônica com um provedor de internet , essas impresas brasileiras estão exercendo um grande abuso de seus serviços , e dizem q todas são fiscalizadas corretamente pela ANATEl.

Deixe uma resposta