História, lazer, esporte, saúde e muita amizade

Assim aconteceu a Expedição à Barra do Funchal, última estação construída da antiga Estrada de Ferro Paracatu. O planejamento da viagem começou desde dezembro de 2009, quando encontramos a estação e os túneis. Desde então procuramos uma forma de trazer um passado rico em engenharia, prédios bem construídos, bela arquitetura e histórias de homens corajosos e destemidos.

Na expedição dos dias 14 e 15 de novembro participaram os ciclistas: Orlando, Marcelo (Xuxa), Welington (Titão), Sidney Valençola, Erivelto (Circullare), Ricardo Assunção (Cáca), Carlos Eduardo (Kadú), Saul Pádua, Fernando Cabral. Contamos com o apoio de D.Alcione Cabral, Lenine Alvarenga e José Manoel (Nelito). A hospedagem na Barra do Funchal, bem como um belo jantar, almoço e café da manhã ficaram por conta do Zangão e D.Luciamara. Os interessados em visitar a estação podem contatar a Prefeitura de Serra da Saudade através da Claudiana no telefone (37) 3555-1112.

A seguir algumas fotos da aventura:

Xuxa, Orlando, Titão, Sidney – na saída da Praça da Estação em Bom Despacho, ao fundo a locomotiva 325

Chegada à estação em Dores do Indaiá – ao fundo a antiga Estação da EFP

Orlando, Xuxa, Titão, Cacá, Cadu, Cabral, Erivelto, Sidney, Saul – ao fundo, um dos 2 túneis ainda de pé da EFP (Serra da Saudade/MG)

Saul, Cabral, Sidney, Orlando, Cacá, Xuxa, Cadu, Titão, Erivelto e Lenine (apoio) – já na Estação Barra do Funchal (Serra da Saudade/MG)

Ao final, o último desafio, em dia chuvoso, chegar à Cachoeira da Confusão, 18 km da Estação Barra do Funchal

Parabéns a todos pela coragem, determinação e espírito de amizade. Que venham as próximas!

Mais fotos e o relato completo você confere em http://www.bomdespachomg.com.br/paracatu.php

Rápidas e Rasteiras:

Acidente grave: veículo de BD se envolve em mais um acidente no Anel Rodoviário, sentido Vitória, no bairro Betânia em Belo Horizonte. Aconteceu na última quarta, dia 17. Foram envolvidos 16 carros, atingidos por uma carreta que perdeu os freios. Como estava carregada de tubos, a carga se desprendeu da carreta e atingiu os carros.

Foto: site www.uai.com.br, Diários Associados

Ação Rotária foi o maior sucesso: com a presença de 800 pessoas o Rotary Club Bom Despacho-Arraial realizou no feriado de 15 de novembro, mais uma Ação Rotária no pátio da Paróquia São Vicente. Foram várias as atividades desenvolvidas como Rua de Lazer do SESC, aferição de pressão, cortes de cabelo, distribuição de lanche, balas, algodão doce. Foi uma grande festa realizada pelo Rotary Arraial e com a colaboração da Secretaria Municipal de Ação Social, SESC, UNIPAC, Paróquia São Vicente e outros parceiros.

Segurança Pública: realizada na Câmara Municipal reunião com os membros do legislativo municipal juntamente com o comando da Polícia Militar e da Polícia Civil com o objetivo de buscar soluções para a violência em nossa cidade, principalmente na região do bairro São Vicente. Precisamos envolver toda comunidade e autoridades locais para juntos melhorar nossa cidade.

Guerra contra a dengue: a Secretaria Municipal de Saúde realizou na semana passada  mais um grande bota fora contra a dengue. Essas ações atenderam os bairros São José, São João, Novo São José, Jardim América, Dom Joaquim, Novo Joaquim, Jardim dos Anjos e Cruz do Monte. Após esse período chuvoso, calor do verão, serão condições propícias para o desenvolvimento do mosquito.

Denuncie! Envie para o contato desta coluna fotos de lotes e condições onde têm água parada e podem desenvolver o mosquito da dengue.

Baixa produção agrícola pode elevar preço de alimentos: em 2011, a tendência é de alta generalizada de preços devido à baixa produção mundial, diz o órgão da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO).

Justiça dá a todos os prejudicados direito de refazer Enem: o MEC pretendia reaplicar o Enem apenas para os alunos que receberam cadernos de prova amarelos, que não continham todas as 90 questões.

Lixão é tema na UNIPAC e UFSJ: os aluno de engenharia ambiental da UNIPAC, liderados pelo futuro engenheiro Cleudes, realizaram trabalho para o manejo do lixo em nossa cidade. Em São João Del Rey, meu ex-aluno Leandro Monteiro, atualmente como professor da escola de engenharia, tem trabalhado em aproveitamento do lixo como fonte de energia.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta