Mais redução, menos resíduos

Recentemente a Câmara Municipal de Bom Despacho apresentou à comunidade projeto para redução de sacolas plásticas no município.

Entre os dias 20 a 28 de novembro aconteceu a Semana Mineira de Redução de Resíduos, é uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Europeia de Redução de Resíduos – promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia e que tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia.

Apenas nosso Estado em toda a América do Sul e Brasil, representada por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, foi convidada para participar dos eventos da Semana na condição de organizadora das atividades locais.

Ao abraçar essa iniciativa, a FEAM entende que a Semana de Redução de Resíduos, diferente de outras iniciativas mais centradas nas soluções técnicas e legais sobre a questão, traz para o debate público a noção de responsabilidade social. Mais do que um problema tecnológico e científico, a questão dos resíduos gerados pela sociedade deve ser encarado como um problema sócio-ambiental, que tem consequencias negativas, não apenas para o meio ambiente, mas também para a qualidade de vida e o futuro de toda a sociedade.

Veja os 12 passos para reduzir seu resíduo:

1. Carregar sempre com você ou em seu veículo sacos, sacolas ou caixas reutilizáveis, eliminando o uso de sacolas plásticas.

2. Recusar publicidade impressa distribuída nas ruas ou aquelas distribuídas pelo correio.

3. Evitar o desperdício de alimentos, fazendo ou comendo apenas o necessário para satisfazer a sua fome, procurando fazer o aproveitamento integral dos alimentos (cascas, sementes polpas etc.).

4. Comprar produtos não perecíveis acondicionados em embalagens maiores, evitando o uso de mais embalagens para o mesmo produto (exemplo: 1 garrafa de 1 litro, no lugar de 2 de 500 ml).

5. Comprar produtos recarregáveis, mais ecológicos, (produtos que permitam o uso de refil, como detergentes e sabonetes líquidos etc.).

6. Não usar a água para “varrer” as calçadas e ruas (“vassoura hidráulica”).

7. Limitar o uso de impressoras (imprimir apenas o necessário, sempre frente e verso, corrigindo o texto antes de várias versões).

8. Fazer compostagem.

9. Dê preferência aos produtos que não utilizem pilhas ou, quando não for possível evitar, utilize apenas pilhas recarregáveis com garantia de procedência.

10. Reformar a roupa fora de uso ou “encostada”, troque com amigos e parentes ou passe-a adiante para novo uso.

11. Pedir emprestado ou alugar as ferramentas e produtos que não sejam indispensáveis para o seu uso diário.

12. Não descarte aparelhos eletro-eletrônicos (aparelhos de som, celulares, computadores, televisores etc.) sem que seja realmente necessário. Caso o aparelho apresente defeito, priorize o seu concerto ou passe-o para uma nova utilização.

Mais informações: http://www.minasmenosresiduos.com.br

Rápidas e Rasteiras:

Homenagem na ABAP: no próximo dia 30 de novembro a Aliança Bondespachense de Assistência e Promoção fará homenaem aos seus mais antigos diretores e presidentes, juntamente com um educando destaque. Antônio Dimas, atual presidente da entidade, foi o idealizador da iniciativa que irá homenagear personalidades como Antônio Orsini (in memoriam), Nicolau Teixeira Leite (in memoriam), Padre Pedro Lacerda Gontijo, Padre Robson Teixeira Campos e mais dezesseis educandos da ABAP.

Será o fim da carne clandestina? Recentemente vimos mais uma apreensão de 100 kg de carne sem fiscalização no nosso município. Uma iniciativa importante aconteceu este mês: foi fundada em nossa cidade a Associação Comercial dos Açougueiros de Bom Despacho (ACABD),com a posse da primeira diretoria no último dia 23, sendo Presidente: Samuel (Vita Carne), Vice- Presidente Vicente (Casa de Carnes Central), Secretário Marcos (Açougue São Geraldo), Tesoureiro Edson (Frescarne). Objetivos da Associação: defender a união de seus associados; promover cursos de capacitação; lutar pela construção de um frigorífico em parceria com o Município,Estado ou iniciativa privada; estar sempre lado a lado com os órgãos reguladores, com Secretaria Municipal de Saúde,IMA e outros;mostrar que os empresários do setor de carnes e seus derivados são profissionais sérios,honestos e competentes. Parabéns a todos e boa sorte ao Samuel e sua equipe, quem tem a ganhar é nossa população.

Homenagem: no dia 18 na reunião do Rotary Club Bom Despacho foram homenageados os vereadores Ricardo Alvarenga e Carlos Roberto do Couto por terem apresentado uma moção de parabéns ao referido clube pelos 40 anos de atividade em Bom Despacho.O presidente do Rotary José Cardoso de Mesquita destacou o relevante trabalho desenvolvido pelos dois vereadores em suas atividades parlamentares e agradeceu em nome do clube o destaque.

São Paulo registra a menor taxa de desemprego em 18 anos: a taxa de desemprego dos 39 municípios que compõem a região metropolitana atingiu 10,9% da população economicamente ativa, em outubro. São 57 mil desempregados a menos do que em setembro.

Mesmo com vazamento do tema da redação, MEC não anula Enem: a Polícia Federal descobriu que uma professora responsável pela aplicação das provas em um dos locais do município baiano de Remanso teve acesso ao tema e informou o conteúdo ao filho. O jovem será desclassificado

Posts Relacionados

Deixe uma resposta