Artigo Italo Coutinho - Jornal de Negócios / Bom Despacho-MG

Você  já fez sua parte para combater a dengue?

Sinceramente, acho um absurdo ficarmos o tempo todo cobrando das autoridades medidas para resolver os problemas da saúde em nosso município. Queria saber um lote vago na cidade que não tenha dono e que este dono não sabe que nesse local contém inúmeros possíveis focos do mosquito que transmite a doença da dengue.

Ações de erradicação do mosquito começam por cada um de nós, vejamos:

– mutirão para limpar terrenos baldios;

– limpeza de nossos quintais e terreiros, a procura de vasilhames, pneus, etc, que possam conter focos do mosquito;

– capinar e limpar lotes vagos;

– cuidados com plantas que contém água na sua parte de baixo, colocando areia para não permitir a proliferação do mosquito.

Uma mulher de 68 anos morreu no início da madrugada desta quarta-feira (27) em Arcos. Há suspeitas de que ela tenha sido a primeira vítima de dengue hemorrágica no estado, em 2010. O caso preocupou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que alertou a população para infestação do mosquito Aedes aegypti.

Terezinha Moreira Gontijo Alves Teixeira ficou dois dias internada na Santa Casa de Arcos na semana passada por conta da doença. Ela chegou a receber alta, mas voltou a ser internada na tarde dessa terça-feira. Dessa vez, Terezinha foi levada para o Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. Ela foi medicada, mas morreu.

De acordo com uma nota divulgada pela SES, 26 dos 27 municípios mineiros onde ocorrem levantamentos da proliferação mosquito da dengue apresentam estado de Alerta ou risco de infestação. Apenas Conselheiro Lafaiete obteve resultado satisfatório. Belo Horizonte, Betim, Brumadinho; Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Sabará, e Sete Lagoas obtiveram índices entre 4,1% e 8% no Levantamento Rápido de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa).

Outras treze cidades estão em situação de alerta. A secretaria pediu, mais uma vez, a participação da sociedade no combate preventivo à dengue, eliminando águas paradas em ambientes domiciliares.

Vamos nos mobilizar, pedir apoio à nossa associação de bairros, casas de serviço (Lyons, Rotary, etc), a participação de toda a comunidade é  muito importante, o mosquito não escolhe quem vai picar se é rico ou pobre, preto ou amarelo, crente ou budista, a responsabilidade é minha, sua, do seu vizinho, de todos nós.

Precisamos esperar alguém morrer na cidade para tomarmos alguma providência?

Rápidas e Rasteiras:

Carta da Secretaria de Trânsito e Transportes: “…a vaga para deficiente em frente à Zona Eleitoral de Bom Despacho foi feita pela Secretária de Trânsito e Transporte conforme solicitação do Juiz João Batista à prefeitura municipal, sendo esta mais uma ação para tornar a cidade mais acessivel a todos que aqui vivem.” – Sr. Secretário Muncipal Marco Aurélio Gontijo.

Nova Bovepe: as costruções na nova concessionária da Ford  às margens da BR 262 estão a todo vapor. É mais uma grande empresa de nossa cidade transferindo suas atividade para aquele local. Nossos cumprimentos ao Ledir e toda sua família pelos investimentos realizados e a geração de empregos.

Inauguração da  E.E. Irmã Maria: será no dia 03 de fevereiro a partir das 19:30 horas, onde acontecerá a solenidade de reinauguração. A escola volta ao seu antigo prédio, totalmente reformado pronto para receber seus alunos. Nossos cumprimentos ao Governo do Estado de Minas, a Superintêndencia Regional de Educação, a diretoria da escola e a todos que empenharam nessa obra.

Viagem à Bolívia: o Cruzeiro começou a ganhar o apoio de torcedores na Bolívia. Nessa segunda-feira (25), o engenheiro Rodrigo Silva, de 24 anos, foi ao treino da equipe no estádio Olímpico Pátria, em Sucre. Mineiro de Bom Despacho, ele saiu do Brasil no dia 1º de janeiro e desde então passeia pela Bolívia. Mesmo com um amigo atleticano como companheiro de viagem, Rodrigo fez questão de assistir ao treino do Cruzeiro em Sucre. Ele encerrou sua jornada nesta quarta-feira (27), em Potosí, apoiando o clube do coração. O torcedor alvinegro, porém, garante que não vai subir os 3.960 metros de altitude para secar os celestes.

Prédio da EFP em Dores do Indaiá: o prédio da antiga estação ferroviária vinha sendo alvo de preocupação de dorenses, principalmente daqueles conscientes de sua relevância enquanto patrimônio de Dores do Indaiá. Agora, ele está novamente sob a tutela do Poder Público, que pretende reformá-lo e dar a ele uma destinação cultural, ainda não definida. A estação de Dores do Indaiá foi inaugurada pela E. F. Paracatu em 1922, mas a linha só chegou a Barra do Funchal, no município de Serra da Saudade. O trecho Bom Despacho-Barra do Funchal foi erradicado em 1968 e, em 1994, o restante do ramal. O prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Dores do Indaiá e ainda conserva muitas de suas características originais, inclusive a escritura lateral “DORES DO INDAYA”, o que lhe confere um charme a mais. A Praça Joaquim Jorge de Carvalho, carinhosamente chamada de “Praça da Estação” complementa a composição histórica.

Your browser may not support display of this image.

Foto: Welington Araújo – Titão, em expedição a Barra do Funchal (janeiro/2010)

Participantes do Enem já podem consultar site para inscrição em instituição de ensino superior: as 47 mil vagas que estarão disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser consultadas pelo site do sistema. Ao todo, 51 instituições de ensino participarão do modelo unificado. As inscrições começaram na sexta-feira (29). No site do Sisu, o estudante já pode consultar quais são os cursos que cada instituição oferece. Veja mais em http://www.sisu.mec.gov.br.

Este e outros artigos você encontra no blog HTTP://www.www.italonaweb.com.br

Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta